Author Archives: Assessoria de Imprensa

Lei Estadual n° 10.605/2017 garante vigilância armada 24 hr nas agências bancárias

Durante o mandato propus a Lei Estadual n° 10.605/2017, que já está em vigor, previne e repreende a ocorrência da criminalidade nas agências bancárias.

Para tratar desse assunto, conversamos com o Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela, o Presidente do Sindicato dos Vigilantes Raimundo Raposo, e o Presidente do Sindicato dos Bancários Eloy Natan.

NOTA DE REPÚDIO – Aos atos discriminatórios praticados contra estudantes do IFMA

Reprodução.

Reprodução.

Repudio e lamento profundamente que os estudantes do Instituto Federal do Maranhão -IFMA tenham sido vítimas de racismo e xenofobia durante uma apresentação realizada no III Encontro Nacional de Núcleo e Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, no Instituto Federal Fluminense, no Rio de Janeiro.

Os alunos foram apresentar um projeto sobre a cultura maranhense, a nossa dança popular que é o tambor de crioula, e sofreram com o racismo e a xenofobia, sendo insultados com palavras pejorativas e discriminatórias como “macacos”, “macumbeiros”, “pretos” e “fedidos”.

Não podemos deixar de reconhecer que a maioria da população maranhense é negra, miscigenada, e nossa cultura é originária do povo africano. Somos um povo batalhador que luta pela igualdade de direitos e pela construção de um futuro melhor, por isso nos orgulhamos da nossa história.

Dessa forma, manifesto meu apoio e total solidariedade aos estudantes do IFMA, pois repudiamos a intolerância religiosa, o racismo, a falta de respeito ou qualquer ato discriminatório contra o nosso povo negro e maranhense.

Deputado Zé Inácio (PT)

Trabalhadores temem perda de seus comércios no Anel Viário e solicitam apoio ao Deputado Zé Inácio

WhatsApp Image 2017-11-07 at 15.16.45Uma comissão de trabalhadores do antigo Terminal de ônibus do Anel Viário, nesta segunda-feira 06/11, estiveram reunidos com o Deputado Zé Inácio (PT) em busca de apoio, pois temem perder seu local de trabalho.

Eles representam os comerciantes dos 24 quiosques que foram construídos no ano de 1986, para a venda de comidas e bebidas. Desde essa época, os trabalhadores dos boxs pagavam todas as licenças necessárias junto a Secretária Municipal de Urbanismo e Habitação-Semurh (Blitz Urbana, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária), para o devido funcionamento dos estabelecimentos.

No entanto, no último dia 05 de outubro, eles receberam uma notificação da Blitz Urbana para que desocupassem os quiosques. “Recebemos a notificação, em seguida fomos a Delegacia de Costumes para renovar a licença, também fomos a Blitz Urbana, mas não estão liberando a documentação, e também não nos informam como devemos proceder para continuarmos legalizados”, explicou um dos comerciantes.

O impasse tem causado temor aos comerciantes que estão preocupados com a situação. “Estamos aqui há mais de 30 anos trabalhando nesse local e regularizados, então precisamos que os órgãos competentes nos deem alguma garantia para continuarmos tendo o nosso sustento e meio de sobrevivência”, disse João Batista dos Santos.

Na área ainda há mais de cem barraqueiros e ambulantes que trabalham em torno do Terminal do Anel Viário, e que também esperam por uma alternativa do poder público para que não fiquem sem ter um local para continuar a trabalhar.

O Deputado Zé Inácio se prontificou a tentar realizar o diálogo entre os comerciantes e a Prefeitura Municipal de São Luís para que seja aberto um canal de negociação.

Participaram da reunião os comerciantes Luciane Barros Rodrigues, Jucelino Coutinho de Freitas, Ronielvies Serra, Rosete da Silva, Maria da Natividade, Maria de Fátima Diniz e João Batista.

Zé Inácio pede a Secretaria de Segurança do Estado que investigue ataque a sede estadual do PT

9560192c01f547399ddcf61730f90debO Deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (06) para pedir que a Secretaria de Segurança Pública do Estado tome providências a respeito do ataque de vândalos a sede estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), ocorrido na madrugada do último dia 02 deste mês. Na faixada do prédio podiam ser vistas pichações em apoio e defesa ao Deputado Jair Bolsonaro.

Zé Inácio caracterizou o ato como “uma ação antidemocrática, uma ação criminosa, uma ação fascista, uma ação que nós que defendemos a democracia, só temos que repudiar atos criminosos dessa natureza que vão contra a liberdade de opinião. ”.

O parlamentar disse ainda que os vândalos que atacaram a sede do PT são disseminadores de ódio, da intolerância e do preconceito no país, são saudosistas do regime militar que não aceitam a livre manifestação de pensamento.

O deputado disse que atos como esse não intimidarão o PT, “Atos como esse não nos intimidam, pelo contrário, só reafirmam a nossa posição de ter a cada dia mais firmeza de defender as bandeiras de luta que o PT sempre defendeu para que o nosso país não conviva mais com retrocessos, como foi na época do Regime Militar, dos retrocessos e do perigo que significam candidaturas aventureiras para comandar o Brasil. Atos como esses caracterizam de forma muito clara o que significam os riscos que nós possamos ter com candidaturas aventureiras, tipo essa do Jair Bolsonaro. ”.

Zé Inácio finalizou com uma crítica a União da Direita Maranhense (UDM), que apoia a candidatura de Jair Bolsonaro para presidência do Brasil. “Eles disseminam muito mais ódio do que esperança, e nós não disseminamos ódio, disseminamos esperança de ter um estado cada vez melhor e um país cada vez melhor para todos os brasileiros. ”, disse.

A presidência estadual do PT no Maranhão já registrou o ocorrido junto a polícia militar.

NOTA DE REPÚDIO

por Deputado Zé Inácio (PT)

23116720_1448765421909476_8216346695697090503_oRepudio com veemência a ação antidemocrática e criminosa de vândalos contra a sede do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão.

A sede amanheceu pichada com símbolos e frases enaltecendo o Deputado Jair Bolsonaro, uma clara afronta à democracia e à liberdade de opinião que conquistamos às duras penas no Brasil.

É lamentável que estas práticas antidemocráticas ainda aconteçam, embora conheçamos a índole daqueles que defendem e apoiam Jair Bolsonaro, saudosistas do regime militar.

Somos um país democrático e livre! Não aceitaremos nenhum tipo de ataque criminoso contra o PT e rechaçamos firmemente a ação contra a sede do Partido por parte de seguidores do Bolsonaro que disseminam o ódio, a intolerância e o preconceito contra quem pensa diferente deles.

Seguiremos firme na defesa da democracia e tomaremos as devidas providências para apurar os fatos e punir os responsáveis por essa ação criminosa.