Author Archives: Assessoria de Imprensa

Deputado Zé Inácio destaca projeto do FIDA no Maranhão

ze-inacioO deputado Zé Inácio utilizou a tribuna na segunda-feira (10) para ressaltar a importância do projeto do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) para o estado do Maranhão. “Quero fazer um histórico de todo o processamento e discussão do projeto. O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola já atua no Brasil há mais de 20 anos. É importante destacar que todos os Estados do Nordeste têm parceria com esse fundo, e o Maranhão é o único Estado que ainda não tem operação com o FIDA”, afirmou.

Na oportunidade, Zé Inácio abordou o interesse do Maranhão em fazer parte do projeto. “Em uma reunião do Fórum de Secretários de Agricultura do Nordeste, o governo do Maranhão demonstrou interesse nesse investimento para o Estado, quando foi marcada a vinda de uma comissão do FIDA, que aconteceu nos dias 19 a 21 de agosto de 2015. Em outubro do mesmo ano, representantes do FIDA estiveram pela segunda vez no Maranhão realizando visitas nas regiões que serão beneficiadas”, disse.

De acordo com o deputado, a partir dos acordos que foram realizados, a assinatura do primeiro memorando objetivou a elaboração do projeto. Novas visitas foram realizadas pelo Estado com representantes do FIDA ainda no ano de 2015.  Já no mês de agosto deste ano, o projeto foi finalizado e encaminhado à Assembleia Legislativa.

Para Zé Inácio, essas etapas demonstram que o projeto foi devidamente discutido com o governo, bem como apresentado ao Parlamento e elaborado de acordo com a realidade dos municípios que serão beneficiados.  “Nesta fase atual, o projeto encontra-se elaborado e à espera da aprovação do Projeto de Lei nº 177/2016 para dar continuidade às etapas seguintes do processo de financiamento. A próxima etapa será a aprovação do projeto na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), e em seguida será enviado para o Senado”, falou.

Com o término da etapa citada por Zé Inácio, haverá uma nova aprovação na junta do FIDA, que tem data prevista para dezembro de 2016. Após isto, ocorrerá a celebração do convênio entre o FIDA e o governo do Estado do Maranhão.  “A importância do projeto se dá por contribuir para a redução da pobreza rural no Estado, promovendo desenvolvimento sustentável inclusivo, geração de renda e o aumento da disponibilidade de alimentos para as famílias rurais pobres”, finalizou.

Sobre o FIDA

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) é uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa fornecer financiamento direto e mobilizar recursos adicionais para programas especificamente destinados a promover o avanço econômico, principalmente por meio do melhoramento da produtividade agrícola e que vem de encontro à diretriz do governo, que é o combate à pobreza rural. No Maranhão, o projeto terá duração de sete anos e suas operações beneficiarão 87 municípios, sendo 83 municípios de seis territórios da cidadania.

Na primeira etapa, as operações do projeto no Estado serão direcionadas aos 43 municípios mais pobres. Portanto, os beneficiados serão os quilombolas, indígenas, mulheres quebradeiras de coco, ribeirinhos, pescadores tradicionais, mulheres, jovens e homens diretamente envolvidos em atividades agropecuárias e extrativistas.

Dentre os territórios beneficiados estão o Território do Baixo Parnaíba, o Território Campo e Lagos, Território dos Cocais, Lençóis Maranhenses, Munim, Médio Mearim, e o Vale Itapecuru.

Zé Inácio afirma: “Não devemos trocar o certo pelo duvidoso”

 

edivaldo-no-ptO deputado estadual Zé Inácio participou na última sexta-feira (07) de uma plenária do Partido dos Trabalhadores (PT), que teve como objetivo reafirmar o apoio do partido à campanha de reeleição do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.

Para o deputado, o prefeito demonstrou, durante os quatro anos de governo, que sabe o que é melhor para a cidade. “É importante apoiar a reeleição de Edivaldo não só pelo bom trabalho que vem realizando em São Luís, mas porque esta é uma forma de garantir que a cidade continuará a crescer”, afirmou.

Durante a plenária, o deputado comprometeu-se em mobilizar a militância do PT para participar dos atos políticos do candidato em São Luís, a fim de garantir o resultado esperado nas urnas. “Estarei presente nos atos políticos em São Luís ao lado do Edivaldo, buscando os votos para que ele continue o bom trabalho que vem fazendo na prefeitura”, disse.

Zé Inácio também destacou o desenvolvimento de São Luís durante o governo do atual prefeito. “Não podemos trocar o certo pelo duvidoso. Edivaldo Holanda Júnior está levando nossa cidade para o rumo certo, pelo caminho do desenvolvimento”, enfatizou.

Zé Inácio destaca a eleição de aliados políticos

0d75b076ec40aff2415f25d1ed15448fO deputado Zé Inácio usou a tribuna na manhã desta quarta-feira para destacar a eleição e reeleição de alguns companheiros políticos que ele deu apoio durante as eleições municipais 2016.

Zé Inácio iniciou destacando as dificuldades de uma reeleição diante da atual crise que o país vem passando.

 

“Inicio este balanço destacando, sobretudo, a reeleição em um período de crise econômica e política que atravessa o país e se tornou um grande desafio para a classe política, sobretudo, para aqueles que exercem o Executivo e nesse particular o Executivo Municipal.”, disse.

O deputado destacou a reeleição do Prefeito Arlindo, de Fortuna, que teve 53% dos votos configurando uma das maiores diferenças da história do município, com quase mil votos de diferença.

“Isso mostra que a população de Fortuna reconheceu o seu trabalho e lhe colocou mais uma vez à frente do município para administrar a sua cidade.”, destacou Zé Inácio.

Dep. Zé Inácio e João Piquiá

Dep. Zé Inácio e João Piquiá

Zé Inácio também destacou a reeleição de João Piquiá para a prefeitura de Sítio Novo, com uma diferença de 600 votos para o seu principal adversário. Destacou ainda a reeleição do prefeito de João Lisboa, Jairo Madeira, que tem como companheira de chapa Maria do Nilson, do Partido dos Trabalhadores (PT). E a eleição de Indalécio, no município de Governador Nunes Freire, com quase 60% dos votos.

Dep. Zé Inácio e Indalécio

Dep. Zé Inácio e Indalécio

 

 

O Parlamentar também lembrou os companheiros que exercerão seu primeiro mandato, como Zé Helio, do PT, eleito para a prefeitura de Paraibano, com uma votação expressiva, quase 60% dos votos e uma diferença de 1400 votos para o segundo colocado.

França do Macaquinho e Dep. Zé inácio

França do Macaquinho e Dep. Zé inácio

E a primeira mulher eleita prefeita no município de Santa Luzia, França do Macaquinho. Com 53% dos votos validos.

 

O deputado também comentou a eleição do companheiro Pelezinho na cidade de São Pedro da Água Branca.

E por fim a reeleição do prefeito de Bequimão, Zé Martins, que terá como vice o companheiro do PT, Magal.

Dep. Zé Inácio, Zé Martins e Magal

Dep. Zé Inácio, Zé Martins e Magal

“O trabalho realizado pelo Zé Martins em Bequimão foi reconhecido e agora ao lado do companheiro Magal esse trabalho terá continuidade.”, ressaltou.

Zé Inácio deu destaque ainda para a eleição de Pedro Custódio, para vice prefeito de Nina Rodrigues. E a eleição do vice- prefeito Roberto, na cidade de São Pedro dos Crentes.

Em reta final de campanha, Zé Inácio realiza agendas políticas

agenda-3O deputado Zé Inácio participou de diversas agendas políticas na semana que antecede às eleições, que este ano ocorre no dia 2 de outubro. Na quarta-feira (28) o deputado esteve no município de Santa Helena para participar de uma caminhada com o candidato a prefeito da cidade, Dr. Lobato (PPS-MA). O evento culminou em um comício, que reuniu milhares de pessoas.

agendaTambém na quarta-feira (28), Zé Inácio esteve na cidade de Mirador, para participar da carreata e comício de encerramento da campanha do candidato à prefeito, Marquinho (PT-MA). “Em todas essas agendas políticas percorri diversas cidades, ouvindo os clamores sociais do nosso povo e firmando o compromisso de auxiliar, por meio do poder Legislativo, nas melhorias desses municípios”, afirmou Zé Inácio.

agenda-2Já na quinta-feira (29), Zé Inácio deslocou- se para o município de Sítio Novo, a 630,8 km da capital São Luís, para participar da caminhada com o candidato a prefeito João Piquiá (PRB-MA), que teve início no bairro Vila Nova e foi até o Centro. A atividade culminou em um comício que reuniu centenas de pessoas.

Zé Inácio participa de assinatura da ordem de serviço para construção da ponte Rio Pericumã

img-20160927-wa0024O deputado Zé Inácio esteve na manhã desta terça-feira (27), no município de Bequimão, para participar da assinatura da Ordem de Serviço para início das obras de construção da ponte sobre o Rio Pericumã, realizada pelo governador do Estado, Flávio Dino. A ponte Rio Pericumã ligará as cidades de Central do Maranhão e Bequimão.
A solenidade de assinatura teve início às 9 horas, na Ilha do Vaquejador, região às margens do Rio Pericumã, e contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). “A ponte fará com que a economia daquela região possa circular de forma mais intensa, bem como o acesso à capital São Luís se dê de forma mais rápida”, afirmou o deputado.
De acordo com o secretário adjunto de Obras Rodoviárias da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Samuel Gonçalves, a ponte terá estrutura mista, composta de concreto e aço, com vigas metálicas. A escolha do material foi feita a partir de estudos técnicos e levantamento do tipo de solo que, no caso do Rio Pericumã, apresenta uma profundidade de 25 metros.
img-20160927-wa0017O deputado parabenizou o trabalho de Flávio Dino, enquanto Governador do Estado. Para ele, “Flávio Dino entrará para a história da Baixada como o governador que fará uma das maiores obras daquela região nas últimas décadas”.
Zé Inácio também tratou sobre a importância da obra para a região. “Esta obra beneficiará, além das cidades de Bequimão e Central do Maranhão, dez municípios que fazem parte do Litoral Ocidental, de maneira direta”, enfatizou.
Sobre a Ponte Rio Pericumã
A Ponte do Rio Pericumã ligará os municípios de Central do Maranhão e Bequimão, na Baixada Maranhense. As obras, que terão início ainda neste semestre, tem previsão de duração de dois anos. A nova conexão, que terá em média 600 metros, é uma obra prioritária do Governo do Maranhão. Localizada na MA-211, a ponte reduzirá em até 125 km o percurso da região para a capital.