Author Archives: Assessoria de Imprensa

LUTAR NÃO É CRIME!

img-20161105-wa0010

Manifesto publicamente o meu REPÚDIO à ação violenta da Polícia Civil contra o MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – na manhã de hoje (04), em Guararema, SP.

Os policiais invadiram (sem mandado judicial) a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) e efetuaram disparos contra as pessoas que se encontravam naquele local. Os estilhaços de balas encontrados comprovam que elas não eram de borracha, e sim letais.

O MST é um movimento que luta incansavelmente pela democratização do acesso à terra no Brasil, e a forma como agiu a polícia na manhã de hoje (4) só reforça o Estado de Exceção que vive o país. É a criminalização dos movimentos sociais, a forma mais autoritária de reprimir e silenciar quem luta contra os desmandos deste governo ilegítimo e golpista de Michel Temer.

LUTAR É UM DIREITO!
RESISTIR É NECESSÁRIO!


_*Deputado Zé Inácio_*

Deputado Zé Inácio discute implantação do Iema em Bequimao

fb_img_1478361050458Na última quinta-feira (27) estive reunido com o Secretário de Ciência e Tecnologia do Maranhão, Jonatha Almada, para tratar da implantação da unidade vocacional do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) no município de Bequimão.

Tal ação contribuirá com a capacitação técnico-profissional dos jovens do município, tendo em vista a necessidade de mão-de-obra qualificada para atender às demandas da região, sobretudo na área do comércio, da agricultura familiar e do turismo, que serão intensificadas durante e após a conclusão da Ponte sobre o Rio Pericumã.

Zé Inácio comemora reeleição de Edivaldo Holanda Jr.

whatsapp-image-2016-10-31-at-12-54-30

Como no decorrer de toda a campanha pela Prefeitura de São Luís, o deputado Zé Inácio acompanhou a apuração dos votos ao lado do prefeito Edivaldo Holanda Jr, que confirmou a já esperada reeleição contabilizando 285.242 votos.

O prefeito venceu em oito das nove Zonas Eleitorais, a reeleição foi o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos quatro anos, apesar das dificuldades herdadas do governo anterior e do momento atual de crise.

A reeleição foi uma escolha dos ludovicenses para garantir a continuidade do excelente trabalho que foi realizado no primeiro mandato. Uma gestão que investiu no bem-estar da população, com as melhorias no transporte público, as importantes obras pela cidade visando o lazer e a sociabilidade das comunidades, tais como praças, cuidado com as nossas crianças com a construção de creches, bem como o asfaltamento de ruas que melhoram a mobilidade urbana.

O deputado Zé Inácio está com o Prefeito Edivaldo Holanda, como os aproximadamente 55 % de ludovicenses, que confiam no projeto que vem sendo desenvolvido e continuara nos próximos quatro anos, nos quais contará com o apoio do deputado para efetivar os compromissos de campanha.

Zé Inácio afirma: “Não há políticos apolíticos”

ze-inacioO deputado Zé Inácio tratou na quinta-feira (27), durante fala na tribuna da Assembleia, sobre a questão do partido sem políticos e os políticos apolíticos. “Eu queria destacar algo, sobre o que alguns colegas até já fizeram comentários. Nesta oportunidade, cai muito bem um artigo de Frei Betto, do qual eu quero ler um trecho”.

Zé Inácio leu uma parte do artigo intitulado de “A política e a despolitização da política”. No texto, Frei Betto afirma: “Agora a falácia é o partido sem políticos e os políticos apolíticos. O lobo mau se disfarça de chapeuzinho vermelho e as vovozinhas ingênuas aplaudem os gestores que prometem governar a cidade como administram suas empresas, muito dinheiro em caixa graças à privatização do patrimônio público e pouco respeito aos direitos dos cidadãos”.

“Vejam a contradição: o sujeito se inscreve em um partido político, é apontado como candidato na convenção do partido político, faz campanha pelo partido político, enche a boca de propostas e promessas políticas e diz que não é político”, ressaltou.

O deputado contextualizou, ainda, o artigo feito sobre a campanha nacional a respeito da Escola sem Partido com o que ocorre nas eleições de São Luís. “O que vemos em São Luís é a clara demonstração de uma candidatura de oposição que se diz apolítica, mas que é conhecida pelas velhas práticas, que se utiliza de um discurso demagogo de negação da política para tentar angariar votos e ludibriar a população. Mas o povo de São Luís dará a resposta nas urnas neste domingo, confirmando que não há espaço para discursos que faltam com a verdade na política ludovicense”, afirmou.

Deputado Zé Inácio destaca manifestações contra a PEC 241

ze-inacioO deputado Zé Inácio utilizou o plenário na manhã desta quinta-feira (27) para destacar as manifestações contra a PEC 241, que ocorrem em todo país. As mobilizações são feitas por estudantes secundaristas, universitários e professores.

Durante a fala, o deputado apresentou informações sobre a emenda. “A PEC 241 define o limite de gastos do Governo Federal que, durante 20 anos, só será corrigido pela infração do ano anterior. Economistas têm advertido para os efeitos colaterais que a medida poderá causar”, discorreu.

Dentre os efeitos citados por Zé Inácio está a redução nos investimentos em saúde e educação, além da perda de poder de compra do salário mínimo. A medida foi aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados. “Infelizmente, a grande maioria dos deputados federais do Maranhão votaram a favor dessa PEC. Ontem ela foi encaminhada para o Senado com a previsão de, até o final de novembro e início de dezembro, ser votada em dois turnos no Senado”, disse.

O deputado também se dirigiu aos senadores do país. “Aproveito a oportunidade para chamar a atenção dos nossos senadores contra essa medida que restringe direitos, sobretudo, do cidadão brasileiro, da classe trabalhadora. Nenhum país no mundo adotou o teto de gasto como da PEC 241, somente o Brasil que retoma a política neoliberal que é implantada pelo Governo Temer”, destacou.

Zé Inácio também citou um estudo feito por um economista da Fundação Getúlio Vargas. “Caso a PEC 241 existisse hoje, o salário mínimo, que é R$ 880,00, seria de apenas R$ 400,00. Ou seja, caso a PEC seja aprovada, teremos um retrocesso. Mais de R$ 25 bilhões deixarão de ser investidos na educação e na saúde do país. Então vejam, senhores e senhoras, o que representa essa PEC apelidada de PEC do Fim do Mundo”.

Outro destaque feito pelo deputado foi a questão da saúde. “Os estados e municípios que hoje gastam grande parte das suas receitas com a saúde terão que investir mais recursos próprios no próprio Sistema de Saúde Municipal, para compensar a falta de recursos. Assim, os municípios mais pobres que têm menos receita e dependem mais do orçamento federal devem ser mais prejudicados com uma eventual diminuição dos repasses federais”, enfatizou.

Sobre as Ocupações

De acordo com os dados da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), em nível nacional, existem 1.022 escolas e institutos federais ocupadas, além de 82 universidades e 3 núcleos regionais de educação.

No Maranhão, atualmente se encontram ocupadas a Universidade Federal do Maranhão – UFMA (campus Chapadinha), o Cintra (São Luís) e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) nos seguintes campi: Açailândia, Centro Histórico (São Luís) e Monte Castelo.