Author Archives: Assessoria de Imprensa

Zé Inácio participa de audiência sobre o fechamento de guseiras em Açailândia

DSC_0041 (Medium)O deputado Zé Inácio participou nesta sexta-feira (19) de uma audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Econômicos, com o intuito de tratar sobre o “Impacto regional do fechamento das guseiras no município de Açailândia”. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Açailândia.

A audiência e foi solicitada pelo deputado estadual Sergio Vieira (PEN).

A Ferro Gusa do Maranhão (Fergumar), em Açailândia, já paralisou parte de suas atividades. O impacto do encerramento das operações das indústrias deve atingir cerca de 15 mil pessoas, entre funcionários diretos e familiares, e empregados de empresas que atuam como fornecedoras de produtos e serviços ao setor, especialmente as instaladas em Açailândia.

Zé Inácio destaca ações do governo do estado em Santa Luzia

sessãoplenária05O deputado Zé Inácio subiu a tribuna da assembleia nesta quarta-feira (17) para dar destaque a visita do governador Flavio Dino ao município de Santa Luzia, na última sexta-feira (12), acompanhado da prefeita França.

Durante a visita o governador anunciou uma série de ações na cidade que vão melhorar a qualidade de vida da população. Na ocasião, ele vistoriou as obras de revitalização da Praça da Matriz, acompanhou o início das intervenções do ‘Mais Asfalto’ nas ruas da cidade, entregou 11 títulos de terras para produtores familiares e anunciou a aquisição e reforma do Hospital Municipal.

WhatsApp Image 2017-05-18 at 11.27.08O governador se comprometeu com a aquisição e reforma do hospital, que hoje funciona em um prédio alugado e custa ao município mais de R$ 30 mil. O deputado Zé Inácio já havia encaminhado ao Governador e ao Secretário de Saúde, Carlos Lula, uma indicação solicitando a desapropriação do prédio, permitindo assim que esse dinheiro pago pelo município possa ser investido na saúde e em outras áreas que beneficiarão a população de Santa Luzia.

Além dessas ações também foi anunciada a implementação do Núcleo de Educação Integral e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) no município.

Zé Inácio solicita criação de vara especializada em conflitos agrários

18556279_1293843470735006_7606487290053057154_nO deputado Zé Inácio solicitou ao presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), Ângelo Santo, apoio para o seu projeto de criação da primeira Vara Agrária do Maranhão, que deverá ser implementada em São Luís.

O objetivo da criação da vara, segundo Zé Inácio, é que esta sirva para processar e julgar os conflitos coletivos pela posse e/ou propriedade de terras no campo do Maranhão.

O projeto de criação da vara surgiu após uma Audiência Pública realizada em 2015, e promovida pela Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, que na época era presidida pelo deputado Zé Inácio, em razão de intensos conflitos que vinham acontecendo naquele ano, chegando a ter como consequência a morte de uma liderança indígena Kaapor.

Na ocasião a reunião contou com a presença de representantes do Programa Terra Legal no Maranhão, do instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), da Defensoria Pública do Estado, Câmara Municipal de São Luís, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Tribunal de Justiça, Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA, Policia Militar e Comissão Pastoral da Terra.

Um dos encaminhamentos da audiência foi o compromisso do deputado Zé Inácio em fazer uma indicação solicitando a criação da vara, que inclusive, já foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado e agora aguarda um parecer do Tribunal de Justiça para que seja dado andamento no processo.

O deputado vem batalhando pela concretização do projeto que julga ser de extrema importância. “A situação de conflito e violência no campo em nosso Estado deve ser enfrentada pelo Poder Público de forma mais eficiente, pois a tensão social se agrava a cada dia, envolvendo casos de ameaças a grupos vulneráveis da sociedade. Como é o caso dos índios Gamelas, que recentemente foram vítimas de um ataque bárbaro. ”, disse.

Segundo Inácio a vara agrária dará as condições de enfrentamento desta dura realidade, permitindo que os processos judiciais envolvendo grupos conflitantes na disputa pela posse da terra possam ser enfrentados de forma eficaz e os povos envolvidos possa se sentir amparados pelo estado.

“Eu espero que esse projeto seja aprovado, para que a instituição da Vara Agrária na Estrutura do Tribunal de justiça atue de forma eficaz no combate desses conflitos. ”, afirmou.

Deputado Zé Inácio convida militância para Congresso Estadual do PT

Congresso EstadualDurante a fala realizada na quinta-feira (11), na tribuna, o deputado Zé Inácio convidou a militância do Partido dos Trabalhadores (PT) para a etapa estadual do congresso. As atividades terão início hoje (12), a partir das 19 horas, na Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão – FETAEMA, e definirão no sábado (13) a direção estadual do partido. “Aproveito esta oportunidade para convidar aqueles e aquelas, deputados e deputadas, que têm simpatia com o Partido dos Trabalhadores, a imprensa, a classe política de um modo geral, sobretudo a nossa militância, para esse grande evento”, afirmou.

O deputado destacou as presenças já confirmadas para o evento. “Nós já temos a presença confirmada do governador Flávio Dino, que já incluiu na sua agenda a presença na abertura do nosso congresso. O prefeito Edivaldo Holanda também está convidado e deve se fazer presente, assim como dirigentes nacionais, secretários estaduais de governo, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do Partido dos Trabalhadores e de partidos aliados”, disse.

Fotografia: JR Lisboa/ Agência Assembleia

Fotografia: JR Lisboa/ Agência Assembleia

Zé Inácio também estendeu o convite para aquelas pessoas que tem simpatia pelo PT. “Convido todos aqueles que têm simpatia em relação ao Partido dos Trabalhadores para estarem presentes nesta importante data que define não só a nova direção do partido como a tática política-eleitoral para 2018 e o processo de eleição direta que se encerra neste final de semana”, enfatizou.

De acordo com o parlamentar, as eleições municipais do diretório do PT no Maranhão ocorreram em 192 municípios, e contou com a participação de 12.400 filiados, e elegeu 260 delegados. “O Maranhão pela primeira vez se tornou a sétima maior delegação ao Congresso Nacional, fruto de um trabalho aguerrido e de muita militância e condução da direção estadual pelo nosso presidente Raimundo Monteiro, assim como pela participação dos demais companheiros que compõem o executivo hoje do nosso Partido, com destaque ao secretário de Organização, Francimar”, finalizou.

 

Zé Inácio afirma: “Lula demonstrou que a verdade vencerá a mentira”

Fotografia: JR Lisboa/ Agência Assembleia

Fotografia: JR Lisboa/ Agência Assembleia

O deputado Zé Inácio utilizou a tribuna na manhã desta quinta-feira (11) para falar sobre o depoimento prestado pelo presidente Lula. “Eu não poderia deixar de falar sobre o ocorrido ontem em Curitiba, onde o presidente Lula mais uma vez demonstrou que a verdade prevalecerá; ele saiu de cabeça erguida, demonstrando que não vão conseguir manchar a sua história de ex-presidente com falsas acusações”, iniciou.

Zé Inácio destacou que a confiança em Lula tem crescido, tendo em vista que o presidente esclareceu todos os pontos da acusação que pesam sobre ele. “Lula não baixou a cabeça, não se intimidou, e foi firme nas suas palavras. Hoje a sociedade brasileira se questiona sobre qual o motivo de tanta perseguição ao presidente Lula”, enfatizou.

Para o parlamentar, Lula será absolvido no processo e será presidente novamente em 2018. “O desfecho, pela falta de provas, resultará na absolvição do presidente Lula e sua conflagração nas urnas em 2018. Eu não tenho dúvidas, porque assim a população brasileira, em especial a maranhense em mais de 63%, já aponta a preferência em Lula presidente”, disse.

O deputado também destacou que o Partido dos Trabalhadores continuará firme na luta pelos direitos dos brasileiros. “A posição firme de Lula no depoimento e a mobilização de lideranças de todo o Brasil que foram a Curitiba em mais de 50 mil lideranças políticas, demonstram que seguiremos firmes com a certeza de que, assim como a esperança venceu o medo em 2002, a verdade vencerá a mentira dos injustos que perseguem Lula”, finalizou.