Author Archives: Assessoria de Imprensa

Deputado Zé Inácio participa dos aniversários de Santa Luzia e Chapadinha

sta luziaO deputado Zé Inácio esteve no último domingo (26) no município de Santa Luzia para participar da comemoração dos 56 anos de emancipação política. A festa teve início no sábado (25), na Avenida Newton Bello, e no domingo ocorreu na frente do Palácio Municipal Clotildes de Almeida Santos.

As atividades contaram com a inauguração da Galeria de Prefeitos, no salão nobre do Palácio Municipal, na qual foram gravados em placas o histórico da cidade, a Bandeira e o Hino do Município. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, também realizou a entrega, à comunidade do Povoado Esperantina, da Escola Coelho Neto toda reformada e com melhorias significativas na estrutura, como a construção do muro, climatização e novos mobiliários.

Além disso, foram expostos painéis fotográficos como forma de rememorar a história do município. “O aniversário de emancipação política de Santa Luzia é uma demonstração da força de um povo, que nunca desiste e que visam melhores condições de vida”, afirmou o deputado.

O evento contou a participação do secretário de Estado de Comunicação Social e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, representando o Governador Flávio Dino, dos deputados federais Júnior Marreca (PEN), André Fufuca (PP), vereadores e lideranças políticas do local.

chapadinhaChapadinha

 Já na quarta-feira (29), o deputado participou da entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Chapadinha, juntamente com o Governo do Estado, que ocorreu durante a comemoração pelo 79º aniversário da cidade. A unidade, Porte II, será responsável por atender uma média de 250 pacientes por dia, de 13 municípios, que compõem a Regional de Saúde de Chapadinha, o que representa mais de 360 mil habitantes, que terão acesso ao pronto atendimento de urgência.

Para o deputado, essa é uma grande conquista para o município. “Essa inauguração é uma grande conquista para a cidade, e me sinto honrado de participar de um momento tão importante como este”, enfatizou.

Além disso, Zé Inácio enfatizou o aniversário de outros municípios que comemoram no mesmo dia que Chapadinha. “Além de Chapadinha, também comemorou o aniversário a cidade de Mirador, Tutóia e Araioses, municípios que temos relações políticas há um bom tempo”, disse.

 

“Um bem de todos não pode virar lucro de alguns”, afirma Zé Inácio, sobre privatização da Caema.

WhatsApp Image 2017-03-23 at 17.37.02 (1)Aconteceu na tarde da última quarta-feira (23) a audiência pública “A defesa da água como direito humano e não como mercadoria”, uma iniciativa da Central única dos trabalhadores (CUT), do Sindicato dos Urbanitários do Maranhão e do deputado Zé Inácio, que coordenou a mesa.

Durante a audiência foi discutida a política pública de saneamento e esgotamento sanitário desenvolvido pelo Governo do Maranhão e a privatização da Caema.

Os urbanitários presentes pediram esclarecimentos sobre a adesão do Maranhão ao programa de concessões do BNDES e sobre o projeto do Governo do Estado para o saneamento e a Caema.

Davi Teles, presidente da Caema, afirmou que o governador Flávio Dino, dia 25 de janeiro último, manifestou-se, no twitter, claramente contra a privatização da CAEMA e que o problema do saneamento no Brasil é a falta de dinheiro.

O deputado Zé Inácio reafirmou seu comprometimento com a defesa da Caema pública e disse estar à disposição para dar continuidade aos debates, que ele considerou muito representativo e rico.

Integrou a mesa de debates o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia, Rafael Leitoa, o diretor do Sindicato dos Urbanitários do Maranhão, José do Carmo Vieira de Castro; o secretário Geral da CUT do Maranhão, Nivaldo Araújo; o assessor jurídico do STIU, Guilherme Zagalo; o sociólogo e assessor de saneamento da FNU, Edson Aparecido da Silva; o presidente da CAEMA, Davi Teles e o deputado Bira do Pindaré (PSD).

WhatsApp Image 2017-03-23 at 17.37.02Ainda pela manhã o deputado Zé Inácio usou a tribuna da assembleia para tratar do tema e destacar a importância da água para a população mundial e que esta não deve ser tratada como mercadoria.

O deputado lembrou ainda que as ações de privatização do setor de saneamento tem ganhado força no governo Michel Temer. “Após o golpe no Brasil, a situação se agrava e as ameaças de privatização do setor de saneamento vão se tornando realidade, com mudança no seu marco legal e outras medidas que incentivam e facilitam a participação do setor privado.”, disse.

Zé Inácio reafirmou ainda sua aversão à privatização da Caema, já que tal ação é sinônima de vantagens para empresas e prejuízos aos trabalhadores e para a população em geral.

“Um bem de todos não pode virar lucro de alguns, e esta é a luta dos urbanitários, por uma Caema pública e melhor.”, declarou.

O parlamentar finalizou dizendo, “A água, cada vez mais, se torna um bem precioso e os empresários passam a ter um olhar visando não atender a população, mas o lucro.”.

Zé Inácio acompanha entrega de ambulâncias para o município de Paraibano

WhatsApp Image 2017-03-22 at 13.07.21O deputado Zé Inácio participou na tarde desta segunda-feira (20) da entrega de ambulâncias realizada pelo governo do Estado, em solenidade realizada no Palácio dos Leões, onde o município de Paraibano foi contemplado.

Para Zé Inácio essa iniciativa do governo do Estado não só beneficia a população desse município, como garante acesso à saúde e atendimento digno.

As ambulâncias entregues têm capacidade para atender como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e semi UTI, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA).

São equipadas com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio – em caso de atendimento fora do veículo.

Conta, ainda, com respirador, monitor cardíaco, desfibrilador e medicamentos, além de sistema de monitoramento contínuo, para prestar socorro a pacientes potencialmente graves ou com descompensação no sistema orgânico.

As cidades de Coelho Neto, Bom Jardim, Formosa da Serra Negra, Buriti Bravo e Presidente Vargas também foram contempladas.

No mesmo dia o deputado subiu à tribuna da Assembleia para parabenizar o Governador Flavio Dino pela entrega das ambulâncias e pelo investimento que vem realizando em melhorias na saúde do Estado.

Inácio também parabenizou o prefeito de Paraibano, Zé Hélio, pelo seu empenho em buscar melhorias para o município, a exemplo disso à reunião realizada entre o prefeito, o governador e o parlamentar no início de fevereiro.

Na reunião Flavio Dino comprometeu-se com a entrega da ambulância e a construção de pontes que ligam a zona rural a sede do município. Técnicos da Secretaria de Infraestrutura já foram enviados ao município para vistoriar as pontes.

Zé Inácio destaca a inauguração da transposição do São Francisco realizada por Lula

b60f9ab551961c17b453f2bd8b32b969O deputado Zé Inácio subiu a tribuna da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (20) para dar destaque à inauguração da transposição do Rio São Francisco, realizada pelo ex-presidente Lula e pela presidenta Dilma Rousseff, no ultimo domingo (19), na cidade de Monteiro, Paraíba.

“Nós estamos aqui não só registrando um grande ato político, mas também para dizer que a transposição do Rio São Francisco hoje é uma realidade e uma importante estratégia para o desenvolvimento de várias cidades do Nordeste, pois, supera a seca que castiga há séculos o povo do Nordeste, principalmente aqueles que estão mais distantes das margens do rio.”, destacou Zé Inácio.
Milhares de pessoas estiveram presentes na inauguração da obra. Caravanas de oito estados do nordeste foram acompanhar esse momento histórico no país.
“O presidente Lula sabe muito mais do que ninguém a importância dessa obra, uma vez que ele teve uma infância sofrida, pobre e era castigado principalmente pela falta da água na cidade em que nascIMG-20170321-WA0009eu no estado de Pernambuco.”, ressaltou Zé Inácio.
E continuou, “Então, a verdadeira inauguração que teve o reconhecimento do povo não foi feita há uns dias pelo Michel Temer, pelo presidente golpista e ilegítimo, o povo sertanejo reconheceu foi o evento de ontem.”.
O projeto de Transposição do Rio São Francisco foi iniciado no governo Lula e teve continuidade no governo Dilma. Vale ressaltar que a obra não fazia parte do plano de governo do ex-presidente, mas por conhecer as dificuldades enfrentadas pelos sertanejos daquela região tornou o projeto uma das prioridades de sua gestão.
O evento também serviu como o pontapé inicial para a campanha de Lula a presidência em 2018. “Esse evento marca o início da grande caminhada para a vitória do Presidente Lula em 2018, que com certeza assumirá mais uma vez o destino da nação.”, disse o parlamentar.
Zé Inácio finalizou, “Essa transposição acaba sendo um dos grandes feitos que um presidente da República, um dos maiores feitos de um presidente da República no nosso País.”.

Zé Inácio acompanha entrega de ambulâncias para as cidades de Santa Luzia e Gov. Nunes Freire.

WhatsApp Image 2017-03-11 at 17.53.29O deputado Zé Inácio participou na manhã deste sábado (11) da entrega de ambulâncias para 12 municípios do Maranhão, em solenidade realizada no Palácio dos Leões. As ambulâncias foram adquiridas por meio de emenda parlamentar dos deputados estaduais.

Entre os municípios contemplados estão Santa Luzia do Tide e Governador Nunes Freire, administrados pelos prefeitos França do Macaquinho e Indalécio, respectivamente. Além desses, as cidades de Alto Parnaíba, Arame, Benedito Leite, Bom Jesus das Selvas, Central do Maranhão, Matinha, Fortaleza dos Nogueiras, Senador La Roque, Tasso Fragoso e Tutóia também foram beneficiados.

WhatsApp Image 2017-03-11 at 17.53.30Para Zé Inácio é de extrema importância a iniciativa do governo do Estado, pois irá ajudar diretamente na melhoria do acesso da população a rede de saúde desses municípios, além de contemplar cidades que nem mesmo uma ambulância tinham.

WhatsApp Image 2017-03-11 at 17.53.299As ambulâncias têm capacidade para socorro no atendimento como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e semi UTI, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA).

São equipadas com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio – em caso de atendimento fora do veículo, respirador, monitor cardíaco, desfibrilador e medicamentos. Possuem, ainda, sistema de monitoramento contínuo, para prestar socorro a pacientes potencialmente graves ou com descompensação no sistema orgânico.