Author Archives: Assessoria de Imprensa

Zé Inácio prestigia posse do novo diretório do PT de Pedreiras

DSCN9664O deputado Zé Inácio esteve neste sábado (17) no município de Pedreiras participando da posse do novo diretório municipal do PT, que será presidido pela professora Ana Kátia.

Zé Inácio destacou o fato de uma mulher ter sido eleita para a presidência municipal do partido, a exemplo da nova presidência nacional que será comandada pela senadora Gleise Hoffmann.

DSCN9707“Tenho certeza que a Ana Kátia fará um excelente trabalho à frente do PT de Pedreiras, tendo em vista  seu histórico no partido, sempre atuante e envolvida nas lutas pelos direitos dos trabalhadores. Ela poderá contar com meu apoio durante esses dois anos para ajudar a fortalecer e buscar a unidade do partido.”

O deputado disse ainda que o fato de mulheres estarem assumindo cargos importantes no PT mostra o empenho do partido em valorizar e fortalecer as mulheres. E enfatizou a importância de um partido unido para eleger Lula presidente em 2018.

DSCN9709Estiveram presentes o prefeito de Pedreiras, Antônio França, o secretário municipal de Articulação Política, Alan, a liderança política da cidade, Rogério, a professora Cláudia Brasil, Benedito, liderança do PT de Trizidela do Vale, Jackson, presidente do PT de Monção de Pedras e o presidente do PT de São Luís Gonzaga, Xavier.

Deputado Zé Inácio participa de solenidade de entrega de patrulhas mecanizadas

DSCN9616O deputado Zé Inácio esteve presente na manhã da quarta-feira (07) em uma solenidade do Governo do Estado, realizada no Palácio Henrique De La Rocque. O evento integra as ações de fortalecimento da agricultura familiar realizadas pelo governo Flávio Dino.
Para o governador Flávio Dino, atos como o que ocorreram nesta solenidade são de extrema importância. “Esses atos são importantes por sinalizarem a preocupação do Governo com a produção e a produtividade da agricultura familiar. É preciso avançar no que é prioritário, como a garantia de políticas públicas para quem precisa”, disse.DSCN9609
Zé Inácio destacou o fortalecimento das ações pela agricultura familiar nos municípios. “Esta é mais uma ação do Governo Flávio Dino para fortalecer a assistência técnica e extensão rural do Maranhão. Além disso, parabenizo o município de Paraibano e, em especial, o prefeito Zé Hélio, pois sabemos de que ele tem sido um ótimo gestor e beneficiará os trabalhadores dos povoados”, enfatizou.
Durante a oportunidade, o Governo realizou a entrega de títulos de terra e de 11 patrulhas mecanizadas. Os títulos individuais de terra beneficiarão mais de 50 famílias de agricultores familiares do município de Bom Jardim. Além disso, também foram entregues carros, lanchas e quadricículos, bem como de cartões para agricultores que comercializam, a partir do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), nos municípios de Mirador, Duque Bacelar e Lagoa Grande.

Deputado Zé Inácio participa de reunião com lideranças do PT do Maranhão

Reunião partidáriaO deputado Zé Inácio reuniu diversos militantes das regiões do Maranhão que participam da corrente Construindo um Novo Brasil – CNB do Partido dos Trabalhadores (PT), para participar de uma discussão sobre os novos rumos que norteiam a corrente e o próprio PT. O evento ocorreu na sala de Comissões da Assembleia Legislativa.

Durante o encontro, os petistas avaliaram os principais pontos do Congresso Nacional do Partido, sobretudo a eleição histórica da Senadora Gleisi Hoffmann como Presidenta Nacional do PT, que também é da CNB. Outro ponto de debate foi a conjuntura política estadual e nacional, e questões estratégicas relacionadas à organização partidária.

Além disso, um dos principais encaminhamentos da reunião, ontem (5), foi buscar cumprir o que foi definido pela tese vencedora no 6º Congresso Estadual do PT. “A partir dessa tese, buscaremos o diálogo com os partidos aliados, da base do Governo Flávio Dino, a fim de garantir o espaço para o PT na chapa majoritária”, disse o deputado.

Para o deputado, esses diálogos são de extrema importância para fortalecer o PT. “Precisamos avaliar e continuar lutando por espaços setoriais dentro do Partido, seja no movimento negro, de mulheres, LGBT, cultural, de juventude, dentre outros, que são de extrema importância para fortalecer o PT a nível estadual e nacional”, disse Zé Inácio.

Durante a reunião, as lideranças petistas decidiram pela realização do Seminário Estadual da CNB – Maranhão, a fim de tratar sobre a corrente dentro do partido e avaliar as expectativas para os próximos períodos. O evento tem data prevista para os dias 07 e 08 de julho.

Também foi deliberado unanimemente pelas lideranças o fortalecimento da luta dos movimentos sociais e sindicais contra as Reformas da Previdência e Trabalhista, pelas ‘Diretas, Já!’ e a mobilização em defesa de Lula para Presidente do Brasil.

Para Zé Inácio, “Eleger a senadora Gleisi Presidenta do PT é um marco na história do partido”

Deputado Zé Inácio e a Senadora Gleisi Hoffmann

Deputado Zé Inácio e a Senadora Gleisi Hoffmann

O deputado Zé Inácio esteve no “6º Congresso Nacional do PT – Marisa Leticia Lula da Silva”, que teve início na última quinta-feira (1º) e aconteceu em Brasília. A abertura do congresso foi marcada por uma homenagem a ex primeira dama Marisa Leticia.

Durante o evento, que terminou neste sábado (03), foi reforçada a importância e a necessidade de união e fortalecimento do PT para enfrentar os retrocessos que o atual governo vem querendo impor a classe trabalhadora.

Mais de 1,2 mil pessoas passaram pelo evento nesses três dias. A delegação representando a Chapa “Por Um Maranhão Mais Justo Para Todos e Para Lula”, liderada pelo Deputado Zé Inácio, era a maior do Maranhão.  Ao todo, o estado participou com 24 delegados e delegadas, consagrando-se como a 7a maior bancada do Brasil presente no congresso.

Um dos momentos mais marcantes do congresso foi durante os discursos da presidenta Dilma Rousseff, que reforçou a importância das “Diretas Já”: “estamos vendo avanço de medidas de exceção ocorrendo sistematicamente. Precisamos da legitimidade que só o voto direto dá. É diretas por uma questão de sobrevivência do país”, afirmou. E do ex-presidente Lula, que disse “Se a esquerda for pra disputa bem preparada e com um programa factível, a gente vai voltar a governar esse país em 2018!”.

Além de discutir a atual situação política do país, o 6º Congresso Nacional do PT também foi um momento de escolha da nova presidência nacional do partido e tinha como candidatos a senadora Gleisi Hoffmann (PT – PR) e o senador Lindbergh Farias (PT – RJ). Seiscentos delegados votaram e elegeram a senadora Gleisi Hoffmann a primeira mulher Presidenta do Partido dos Trabalhadores, com 61,89% dos votos.

Em seu discurso Gleisi disse “Eu tenho uma grande responsabilidade por ser a primeira mulher a presidir o PT. É uma grande responsabilidade com as companheiras. Eu vou precisar muito da ajuda, do apoio e da unidade de todos vocês”.

WhatsApp Image 2017-06-03 at 11.15.53A senadora também fez um agradecimento especial a Lula, presidente de honra do PT: “e um agradecimento especial ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, todos nós amamos o Lula. Ele sabe da importância que tem para esse partido e para o país”.

Para o deputado Zé Inácio, “esse é um momento de extrema importância, pois reforça o compromisso do Partido com a luta das mulheres. Além disso a senadora Gleisi é uma mulher de fibra, atuante e que certamente conduzira o PT da melhor forma, pautando a luta pela defesa da democracia, das diretas já e em defesa de Lula”.

Representantes de movimentos sociais como a União Nacional dos Estudante (UNE), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Frente Brasil Popular e Central Única dos Trabalhadores (CUT) também estiveram presentes no congresso e defenderam a importância de o povo ir às ruas lutar pelas “Diretas Já” e reforçaram seu apoio à candidatura de Lula para presidente.

Assembleia aprova projeto do Deputado Zé Inácio que garante vigilância armada 24h em agências bancárias

IMG-20170531-WA0010A Assembleia Legislativa votou e aprovou nesta terça-feira (30) o projeto de lei de autoria do deputado Zé Inácio, que visa a contratação de vigilância armada para atuar 24h por dia nas Agências Bancárias Públicas e Privadas do Maranhão, inclusive em finais de semana e feriados.

Segundo Zé Inácio, “a segurança dos estabelecimentos bancários através de equipamentos eletrônicos ainda é muito fraca, e por isso há a necessidade de se estabelecer uma política de segurança interna mais eficiente, por meio da contratação de vigilantes que atuem de forma preventiva 24h por dia no interior dos bancos. E é isso que o nosso projeto de lei busca: valorizar a vida acima de tudo, respeitar e preservar a integridade física dos usuários e funcionários dos bancos, garantindo a segurança e a tranquilidade da população”.

O projeto prevê ainda que nas agências deve haver também um meio pelo qual os vigilantes possam bipar ou fazer contato direto com a sala de operações da Polícia Militar do Maranhão, além da existência de uma sirene do lado externo do estabelecimento para chamar a atenção de transeuntes e inibir a ação de delinquentes, tendo em vista que na maioria dos casos a Polícia é acionada depois de mais de uma hora, impossibilitando a imediata e efetiva repressão dos criminosos.

O parlamentar Zé Inácio também destacou que o referido projeto é uma forma de intensificar a segurança nos estabelecimentos bancários, mas que não substitui o trabalho da Polícia Militar. “O que se propõe é uma ação conjunta dos vigilantes que atuarão no interior dos bancos junto à Polícia Militar do Estado com o objetivo de garantir um direito fundamental, que é a segurança da população que utiliza frequentemente os estabelecimentos bancários”, ressaltou o Deputado.

Vale destacar que mais de 80% dos assaltos a bancos em 2016 no Maranhão ocorreram nos finais de semana e no período noturno, e por isso que o projeto de lei prevê a atuação preventiva dos vigilantes no interior das agências também aos finais de semana e feriados, 24h por dia.

IMG-20170531-WA0011Representantes do Sindicato dos Vigilantes do Maranhão estiveram na Assembleia em apoio ao Deputado Zé Inácio, autor do projeto de lei em questão, que já foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares e será encaminhado ao Governo do Estado para que possa ser sancionado. Para os vigilantes, o projeto é relevante porque prima pela segurança da população e garante postos de trabalho à categoria.