Author Archives: Assessoria de Imprensa

Zé Inácio acompanha sessão do Programa Parlamento Estudantil

O deputado Zé Inácio esteve na ultima sexta feira acompanhando os trabalhos do Programa Parlamento Estudantil Maranhense, que visa a integração dos alunos das redes de ensino pública e privada do Estado do Maranhão com a atividade parlamentar preparando-os para o pleno exercício da cidadania, elaborando projetos de lei e debatendo na Assembleia Legislativa temas de grande relevância para nosso Estado.

“Gostaria de parabenizar esses jovens estudantes que estão participando deste projeto, gostaria de parabenizar esta casa também que retomou essa iniciativa no ano passado, contemplando jovens de varias regiões do Maranhão. Parabenizo os técnicos e servidores desta casa que orientaram estes jovens para que esse momento fosse de grande sucesso”.

Ao final da solenidade, os parlamentares Zé Inácio, Wellington do Curso e Eduardo Bride entregaram aos deputados estudantes os certificados de participação no programa Parlamento Estudantil 2018.

O Parlamento Estudantil Maranhense foi implantado na gestão do então Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Deputado João Evangelista, na ocasião foi executado em duas oportunidades, até sofrer uma paralisação e teve suas atividades retomadas no ano passado.

Zé Inácio participa de comemoração pelos 70 anos do TCE-MA

O deputado Zé Inácio participou nesta sexta-feira (23) da inauguração do prédio anexo do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão – TCE-MA.

O momento foi marcado pelo disserramento da placa inaugural pelo presidente do TCE – MA Caldas Furtado e pelo vice-governador do Estado Carlos Brandão e entrega de medalhas a homenageados.

O deputado Zé Inácio compôs a mesa das autoridades presente representando a Assembleia Legislativa do Maranhão.

A inauguração faz parte das comemorações de 70 anos do Tribunal de Contas do Estado.

Zé Inácio faz balanço de seu mandato e comenta sobre os novos projetos

O deputado estadual Zé Inácio esteve nesta quarta-feira (21) nos estúdios da rádio Mirante Am 600KHz, onde foi entrevistado pelo jornalista Roberto Fernandes para o programa Ponto Final.

Durante a entrevista o parlamentar falou sobre os projetos desenvolvidos ao longo de seu primeiro mandato  e quais são as propostas e ações para o novo mandato, em 2019.

Zé Inácio também respondeu a perguntas dos ouvintes.

Confira na íntegra a entrevista:

Zé Inácio concede entrevista ao programa Avesso

Confira a entrevista que o Deputado Zé Inácio concedeu ao programa  Avesso da Tv Guará, onde falou da Lei de sua autoria que propôs o feriado pelo Dia Nacional da Consciência Negra em nosso Estado entre outros assuntos. Assista!

 

 

Zé Inácio destaca lei de sua autoria que estabelece feriado dia 20 de novembro

 

Sancionada  pelo governador Flávio Dino em  dezembro de 2017, a Lei 10.747/2017, de autoria do deputado Zé Inácio (PT), institui o feriado estadual pelo Dia  Nacional  da Consciência Negra, em 20 de novembro e, na próxima terça-feira (20), será cumprida pela primeira vez. Dessa maneira, o Maranhão será o sexto estado a adotar a referida data como feriado, lembrando a morte do principal líder negro brasileiro, Zumbi dos Palmares, que morreu em 1695.

Em reunião com um grupo de comunicadores, na tarde desta quarta-feira (14), o parlamentar lembrou a importância desta data, afirmando que Zumbi dos Palmares é uma das mais marcantes figuras da história brasileira, pela luta que travou contra a escravidão, sendo um símbolo de bravura e resistência.

“Sou um militante do movimento negro, sempre lutei pela causa, tanto como advogado que defendeu o Centro de Cultura Negra ao longo de vários anos e também como parlamentar. Sou um negro que tem origem no quilombo Conceição, no município de Bequimão, ao qual meu pai pertencia. Na Assembleia, fui autor de propostas em defesa da causa, como, por exemplo, o Projeto de Lei que criou cotas em concursos públicos no Estado; de um Projeto de Resolução estabelecendo o mesmo benefício para negros em concursos no âmbito na Assembleia e de uma Indicação instituindo a mesma prerrogativa na esfera do Judiciário do Maranhão, tanto para técnicos como para magistrados. Falta apenas a própria Justiça acatar e colocar em prática”, disse Zé Inácio.

Disse ainda o parlamentar que o negro continua sofrendo discriminação e preconceito e destacou que as estatísticas comprovam que a comunidade negra representa o maior contingente de analfabetos, de desempregados, da população carcerária no País. Destacou que dos números de homicídios, as maiores vítimas são jovens negros.

“É preciso um grito de alerta. Quando fui superintendente do Incra no Maranhão, também lutei muito para a aceleração dos projetos de regularização das comunidades quilombolas e como deputado, intercedi junto ao governo Flávio Dino para que seja criado, no Iterma, uma divisão que venha a tratar desse assunto”, acrescentou.

Ele disse que a defesa desses movimentos envolvendo a comunidade negra sempre esteve presente em sua plataforma, desde a primeira campanha para o parlamento e que ela vem se consolidando.  Zé Inácio aproveitou para agradecer ao governador Flávio Dino pela celeridade com que sancionou e publicou  o projeto e também aos demais parlamentares, uma vez que a propositura foi aprovada  por unanimidade.

Zé Inácio assegurou que, no Maranhão, diversos municípios aderiram ao feriado, a exemplo de São Luis e Imperatriz, e destacou que, em todo o Brasil, pelo menos 100 municípios também fazem homenagem a Zumbi dos Palmares pelo Dia da Consciência Negra. Na capital maranhense, algumas entidades da iniciativa privada também cerraram fileiras em torno da data, apesar de algumas entidades ligadas ao comércio haverem recorrido à Justiça, questionando a legalidade do feriado.

QUEM FOI ZUMBI DOS PALMARES

Zumbi nasceu na Serra da Barriga, Capitania de Pernambuco, atual União dos Palmares, Alagoas, livre, no ano de 1655, mas foi capturado e entregue ao padre missionário português Antônio Melo, quando tinha aproximadamente seis anos. Batizado como Francisco, Zumbi recebeu os sacramentos, aprendeu português e latim e ajudou diariamente na celebração da missa.

Por volta de 1678, o governador da Capitania de Pernambuco, cansado do longo conflito com o Quilombo de Palmares, se aproximou do líder de Palmares, Ganga Zumba, com uma oferta de paz. Foi oferecida a liberdade para todos os escravos fugidos se o quilombo se submetesse à autoridade da Coroa Portuguesa. A proposta foi aceita pelo líder, mas Zumbi a rejeitou e desafiou a liderança de Ganga Zumba. Prometendo continuar a resistência contra a opressão portuguesa, Zumbi tornou-se o novo líder do quilombo de Palmares.

Quinze anos após Zumbi ter assumido a liderança, o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho foi chamado para organizar a invasão do quilombo. Em 6 de fevereiro de 1694 a capital de Palmares foi destruída e Zumbi ferido. Apesar de ter sobrevivido, foi traído por António Soares, e surpreendido pelo capitão Furtado de Mendonça em seu reduto (talvez a Serra Dois Irmãos). Apunhalado, resiste, mas é morto com vinte guerreiros quase dois anos após a batalha, em 20 de novembro de 1695. Teve a cabeça cortada, salgada e levada ao governador Melo de Castro. Em Recife, foi exposta a cabeça em praça pública no Pátio do Carmo, visando desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi.

Crédito: Assembleia Legislativa