Author Archives: Assessoria de Imprensa

Zé Inácio (PT) e autoridades debatem situação de moradores do Residencial Nova Era

Na tarde desta quinta-feira 07/06, o Deputado Zé Inácio (PT) presidiu uma reunião com autoridades para tratar a situação dos moradores do Residencial Nova Era, em São José de Ribamar, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

No encontro, os moradores falaram da situação que eles estão enfrentando desde 2012, quando realizaram a compra das moradias por meio de uma Cooperativa e outros que ocuparam os imóveis. Desde então, estão enfrentando judicialmente uma liminar que tramita na comarca de São José de Ribamar, onde mais de 300 famílias foram ameaçadas de despejo.

“Estamos buscando resoluções para a situação dos moradores junto às autoridades e órgãos públicos objetivando a garantia do direito à moradia digna as famílias de baixa renda. Estamos na luta e iremos continuar ao lado destas famílias”, disse o Deputado Zé Inácio.

Na reunião de trabalho, o parlamentar e a mesa deferiram os seguintes encaminhamentos sobre a situação dos moradores: agendar novas reuniões e continuar o diálogo com os demais órgãos públicos que não estiveram presentes na reunião como a Caixa Econômica Federal, um novo encontro com a Defensoria Pública Estadual e Federal, assim como a Procuradoria Geral de Justiça, com o Tribunal de Justiça, e que a Sedihpop possa realizar um novo relatório situacional da área e atualizar o cadastro das famílias.

Participaram da reunião: o advogado da comunidade Antônio Mendes, a representante da comunidade Maria Silva Câmara, o Secretário Adjunto da Secretária de Estado das Cidades-Secid Adilon Leda, o Secretário Adjunto da Sedihpop Gilvan Alves e os Defensores Públicos Estaduais do núcleo de São José de Ribamar Gustavo Ferreira e Eviton Marques, o Major Marcos Brito, subcomandante do 13° Batalhão da Polícia Militar de São José de Ribamar, a advogada Maria Sousa da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB.

Zé Inácio destaca Congresso Nacional da Juventude do PT

O deputado Zé Inácio (PT) subiu a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (06) para dar destaque ao Congresso Nacional da Juventude do PT, que aconteceu nos dias 01, 02 e 03 deste mês, em Curitiba, no centro da resistência e luta pela liberdade do Presidente Lula e a Democracia do País.

Durante o congresso o jovem Ronald Sorriso, da CNB, foi eleito como Secretário Nacional da Juventude do PT, junto com uma direção unitária, composta por todas as correntes internas da JPT.

“Ronald fará um grande trabalho em favor da juventude, do Partido dos Trabalhadores a nível nacional e empunhará a bandeira em favor dos direitos da juventude de todo o País”, disse.

Ainda em seu discurso o parlamentar destacou a participação da juventude maranhense no processo, com mais de 20 delegados e delegadas e que de forma consensuada e sem disputas elegeu sua nova diretoria, mostrando que no atual momento político do pais é necessária a união do partido no âmbito nacional e estadual.

“Parabenizo em especial o companheiro Carlos Augusto (Gugu), que é Secretário Estadual da JPT no Maranhão e liderou de forma exemplar a delegação maranhense no Congresso Nacional da JPT em Curitiba. O companheiro Bruno Cacau, da Executiva Estadual da Juventude do PT no Maranhão, que assumiu o importante papel de Coordenador Nacional da Juventude CNB (JCNB), e vai liderar a condução política da Juventude da nossa corrente, a CNB”, disse Zé Inácio.

O Parlamentar parabenizou ainda os jovens Carla Alcântara, da corrente Resistência Socialista, que assumiu a vaga de membro da Executiva Nacional da JPT e Elton Marques, da corrente Militância Socialista, que foi eleito como suplente da Executiva Nacional da JPT.

Inácio deu destaque também ao Congresso Estadual da JPT, que aconteceu nos dias 26 e 27 de maio, no Plenarinho da Assembleia. Na ocasião foi eleito o Secretario Estadual de Juventude do Partido, Carlos Augusto, a Secretária Municipal da juventude do PT, Criciele Muniz.

E encerrou dizendo que “Esse congresso do PT na verdade foi um marco na história do nosso partido, porque mostrou que a juventude petista está unificada em torno da luta em defesa da democracia e do Brasil e que continuará lutando pela liberdade do Presidente Lula. O lema do Congresso Nacional da Juventude é o grito de toda militância do PT: “Lula livre, Lula inocente e Lula Presidente”. ”.

Zé Inácio volta a cobrar abertura de CPI da Cyrella

O deputado Zé Inácio (PT) voltou a cobrar na sessão plenária desta terça-feira (05), a instalação Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, que vai investigar as denúncias de irregularidades nos imóveis que foram construídos pela empresa Cyrella no Maranhão.

“Já se passaram mais de 30 dias e a Mesa ainda não se pronunciou. Acredito que Vossa Excelência (Othelino Neto), que tem conduzido de forma democrática esta Casa, dando total apoio ao funcionamento das Comissões Permanentes, vai se manifestar a respeito deste Requerimento. Nós somos cobrados não só por alguns parlamentares como também pela sociedade. Há moradores que têm nos cobrado porque consideram importante a CPI da CYRELA. Eu queria que, com brevidade, a Mesa pudesse se pronunciar”.

O requerimento já aprovado pela Casa Legislativa conta com a assinatura de 21 parlamentares, dentre eles: Roberto Costa (PMDB), Edson Araújo (PSB), Rogério Cafeteira (PSB), Eduardo Braide (PMN), Vinicius Louro (PR), Fábio Braga (SD), Léo Cunha (PSC), Marco Aurélio (PcdoB), Cabo Campos (DEM), Sérgio Vieira (PEN), Junior Verde (PRB), Francisca Primo (PcdoB), Paulo Neto (PSDC), Valéria Macedo (PDT), Fernando Furtado (PcdoB), Andrea Murad (PMDB), Sousa Neto (PROS) e Raimundo Cutrim (PcdoB). Além dos deputados Welligton do Curso (PP) e Bira do Pindaré (PSB) que também se manifestaram e reiteraram o pedido do deputado Zé Inácio para que a CPI tenha início o quanto antes.

Composta por cinco parlamentares a CPI possui o prazo de 120 dias para apurar as responsabilidades e irregularidades dos empreendimentos nos condomínios Jardim Toscana e Jardim Provence no bairro Altos do Calhau, Vitória no bairro Forquilha e Pleno Residencial no bairro Jaracati, que apresentaram vazamento de gás, irregularidades no sistema elétrico, hidráulico, revestimento cerâmico e infiltrações.

Zé Inácio (PT) realiza agendas de trabalho pela baixada maranhense

Nos dias 01 e 02 de junho o Deputado Estadual Zé Inácio (PT) visitou os municípios de São Bento, Pinheiro, Cururupu e Serrano.

Em diversas reuniões e encontros com lideranças da baixada maranhense foi debatido sobre a conjuntura política estadual e nacional, os desmontes e cortes orçamentários de Temer e seus efeitos para o desenvolvimento da agricultura Familiar. À exemplo da assistência técnica nos governos de Lula e Dilma, os investimentos eram da ordem de R$ 350 e R$ 400 milhões e agora o orçamento para 2018 despenca para R$ 100 milhões.

Em Pinheiro e Serrano, a visita contou com a participação da pré-candidata a Deputada Federal pelo (PSB), Socorro Nascimento.

Os encontros foram realizados com lideranças dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, quilombolas e sempre com debates voltados para a importância da agricultura familiar que é responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa do brasileiro, além de corresponder a 9% do Produto Interno Bruto. E que, apesar de fundamental importância para o povo brasileiro, o atual governo federal prioriza a pauta do agronegócio, o que revolta e desanima o agricultor familiar.

“Foi um momento oportuno para ouvir a necessidade das comunidades, ver in loco a demanda de cada um, mas também conversar sobre política e o desenvolvimento das famílias no campo”, disse Zé Inácio.

Em São Bento e Cururupu, os encontros foram realizados com filiados e diretórios municipais do Partido dos Trabalhadores sobre a candidatura do ex-presidente Luís Inácio da Silva e as eleições em 2018.

Zé Inácio acompanha posse do novo Secretário Adjunto da SAF

O deputado Zé Inácio participou neta segunda-feira (28) da solenidade de posse do senhor João Jorge de Weba Lobato como Secretário Adjunto de Articulação Institucional de Políticas Públicas da SAF.

Em seu discurso Inácio destacou a relação do novo secretário com a agricultura familiar quando foi prefeito da cidade de Santa Helena e lá muito fez pelos agricultores familiares da cidade, além de vê-lo como alguém que irá contribuir grandemente no excelente trabalho que a SAF vem realizando no Estado.

“Quem conhece lobato sabe do compromisso e determinação para transformar a realidade dos agricultores familiares, como ex-funcionário do Iterma, advogado e ex-prefeito de Santa Helena, onde deixou como marca a atenção que deu aos agricultores familiares. Foi um acerto do governador Flávio Dino convidar Lobato para integrar esta equipe, pois ele muito tem a contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar no Estado”.