Author Archives: Assessoria de Imprensa

Zé Inácio celebra com estudantes de Governador Nunes Freire no XIV Jogos Escolares

Com o Prefeito de Governador Nunes Freire Indalécio (PT) e a primeira Dama do município Branca, o Deputado Estadual Zé Inácio (PT) participou no último final de semana do encerramento do XIV Jogos Escolares.

A solenidade foi realizada pela prefeitura do município e reuniu crianças e adolescentes de todas as escolas nunes-freirense.

Ao lado da primeira dama e do secretário de cultura, esporte e juventude José Neto, Zé Inácio realizou a entrega de troféus e de medalhas aos jovens que foram campeões nas competições.

O parlamentar destacou a importância de incentivar a prática de esportes em todas as cidades do Estado do Maranhão. “O esporte integra, e o município vem fazendo um belo trabalho ao estimular esses jovens nesse caminho para que eles possam colher bons frutos no futuro”, disse.

Zé Inácio também falou das ações que estão sendo desenvolvidas pelo prefeito Gago (PT), após ele ter reassumido a gestão do município. “Parabenizo o prefeito Indalécio que em menos de quinze dias colocou em ordem o município, realizou o pagamento do funcionalismo público, estar recuperando as ruas, realizando os atendimentos na saúde com o hospital que está reabastecido com medicamentos, o que antes não estava acontecendo”, disse.

O parlamentar também destacou os festejos juninos. “Também não posso deixar de falar a importância que ele estar dando para a cultura, ao já organizar o arraial da cidade, que terá meu total apoio por meio de emenda parlamentar”, finalizou.

Zé Inácio participa de agenda em Sítio Novo

O deputado Zé Inácio esteve nesta terça-feira (19) no município de Sítio Novo, onde participou de vasta agenda.

Começando com a Assinatura da Ordem de Serviço para início das obras de pavimentação asfáltica da MA – 275, que liga Sítio Novo a Amarante do Maranhão; inauguração da pavimentação asfáltica de vias urbanas, através do programa ‘Mais Asfalto’; inauguração da reforma e adequação da escola Centro de Ensino Persondas de Carvalho.

Houve também a entrega de patrulha agrícola para a Cooperativa Mista dos Agropecuarista de Sítio Novo; entrega de fardamento escolar para alunos da rede estadual de ensino; quatro escolas também foram entregues a comunidade.

E finalizando com a assinatura da ordem de serviço para implantação do sistema de abastecimento de água para os povoados paciência e boa lembrança.

“Parabenizo o governo do Estado por essas importantes obras que traz para o município e população de Sítio Novo, e em especial quero parabenizar o prefeito, João Piquiá, que tem feito mais uma excelente gestão a frente do município.”, disse Zé Inácio.

O parlamentar também reafirmou seu compromisso com o município, para o qual já destinou várias emendas.

Zé Inácio (PT) se reúne com lideranças da região Alto Turi Gurupi

O deputado estadual Zé Inácio (PT) durante o sábado 16/06, esteve reunido com lideranças dos municípios de Santa Luzia do Paruá e de Centro Novo do Maranhão.

Em Santa Luzia do Paruá, a reunião foi realizada a convite do Presidente do Partido dos Trabalhadores Nego Dilson (PT) e petistas do município.

O segundo encontro foi com os trabalhadores e trabalhadoras do Sindicato Rural de Centro Novo do Maranhão a convite do Vereador Nego (PT), Cosme presidente do Partido dos Trabalhadores e Zé Arimar, presidente do sindicato.

No encontros foi informado sobre o registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dia 15 de agosto, um debate sobre a situação política em que o país se encontra, e sobre as eleições no Estado.

 

 

“Nosso país está em uma situação muito difícil que não presenciávamos nos governos do Partido dos Trabalhadores, estamos lutando para elegermos a maior bancada do partido nestas eleições, mas nosso objetivo principal é a candidatura de Lula, que será candidato e eleito em primeiro turno como todas as pesquisas confirmam”, disse Zé Inácio.

“Vamos lutar para que todas as escolas tenham bibliotecas públicas”, disse Zé Inácio (PT) durante Audiência Pública com bibliotecários

O Deputado Estadual Zé Inácio (PT) e a categoria de bibliotecários realizaram nesta terça-feira 12/06, Audiência Pública para discutir e cobrar a aplicabilidade da Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010, sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas escolares nas instituições de ensino do Brasil.

A categoria cobra a execução dessa Lei Federal, que em 2020, expira o prazo fixado para que todas as escolas públicas possuam bibliotecas que proporcionem não apenas educação de qualidade, mas que possa cumprir o seu devido papel social para disseminação de conhecimento, espaço de convivência, formação, informação à cultura e ao lazer.  

O Deputado Estadual Zé Inácio falou que o caminho para que seja garantida a efetividade da Lei é a realização de políticas junto aos órgãos municiais e estaduais.  “Iremos lutar pela implementação da legislação para que possamos fortalecer ainda mais a educação pública e o acesso à leitura e as bibliotecas”, disse.

Os bibliotecários pontuaram que necessitam da implementação de políticas públicas com orçamento, assim como a realização de concurso público para o cargo de bibliotecário,  e aprimoramento dos profissionais por meio da formação continuada.

A Audiência Pública definiu os seguintes encaminhamentos: 1) que o Ministério Público fiscalize os andamentos que estão sendo adotados pela Secretária de Estado da Educação para que se cumpra efetivamente a Lei Federal; 2) realizar indicação ao Governador Flávio Dino, ao Secretário de Estado da Educação e ao reitor dos Iemas para a realização de concurso público para o cargo de bibliotecário para atender as bibliotecas escolares; 3) criação da Frente Parlamentar em Defesa das Bibliotecas Públicas do Estado para defender o cumprimento da legislação; 4) solicitar uma reunião com o Secretário de Estado de Educação para que sejam apresentados os encaminhamentos que foram definidos na Audiência Pública; 4) e por último propor uma Lei Estadual com base na Lei Federal, a fim de fortalecer ainda mais o seu devido cumprimento em todo o Estado.

Zé Inácio cumpre agenda no interior do Estado

No último fim de semana, o deputado Zé Inácio (PT) cumpriu agenda em várias cidades do interior do estado, como Santa Luzia, Buriticupu, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas e São Francisco do Brejão.

BURITICUPU

O parlamentar reuniu-se com moradores do acampamento Vila Palmeira, que vem sofrendo com a ameaça de despejo.
127 famílias ocuparam o terreno, na área urbana da cidade, em que deveria ser construída uma rodoviária e uma escola, mas está abandonado. As famílias pedem a posse da terra ou que sejam realocados em outro lugar.
Zé Inácio irá dar assistência jurídica as famílias.

BOM JARDIM
Zé Inácio reuniu-se com moradores do acampamento Vila União, que abriga mais de 100 famílias.
Elas pedem que o Incra regularize as terras para criação de assentamento , a construção de uma escola, para os mais de 50 alunos que frequentam a escola da comunidade que está em condições precárias.
Além do abastecimento de água e fornecimento de energia elétrica.
O parlamentar deverá marcar uma reunião entre as lideranças e representante da CEMAR, para que seja feito o fornecimento elétrico. E irá tratar junto ao governo do Estado e municipal para que a comunidade seja contemplada com o programa ‘Escola Digna’ da secretária estadual de educação.

SÃO FRANCISCO DO BREJÃO
O deputado esteve na cidade para participar da abertura da XIV Vaquejada da cidade.
Ao lado do prefeito Adão Carneiro, do secretário de infraestrutura Ivan Cavalcante, do secretário de agricultura Valdina Barros e do secretário de cultura Magno Siqueira, ele acompanhou o culto e shows gospel que marcaram a abertura do evento.

SANTA LUZIA
Zé Inácio esteve na comunidade Faísa, onde participou do XVIII Festival da Abóbora, tradicional festa e que reuniu pessoas de toda a região.
Inácio também prestigiou o aniversário de 18 anos da escola U. I. Félix Lopes de Sousa, na comunidade Esperantina.
Encerrando a agenda na cidade, Inácio participou da Feijoada dos Blocos, um carnaval fora de época e “lava pratos” dos blocos da cidade. Centenas de pessoas compareceram a festa, que foi marcada por muita alegria e diversão.