Author Archives: Assessoria de Imprensa

Deputado Zé Inácio propõe a criação do Programa Merenda em Casa


O deputado estadual Zé Inácio (PT) protocolou nesta segunda-feira (06) indicação solicitado ao governo do Estado a criação do Programa Merenda em Casa.

O programa tem como objetivo ofertar a alimentação escolar para os estudantes matriculados na rede pública estadual, no valor mensal de R$ 70,00 reais durante a pandemia do coronavírus (COVID-19).

De acordo com o deputado Zé Inácio esta medida deve ser adotada em caráter emergencial, levando em conta que os alunos da rede pública estadual estão com as aulas suspensas desde o dia 17 de março como forma de conter a propagação do coronavírus.

“Essa é uma medida protetiva e de atenção às famílias e às crianças mais vulneráveis do nosso Estado. Esses R$ 70,00 reais correspondem ao valor de uma cesta básica de alimentos”, diz Zé Inácio.

Ainda segundo a indicação do parlamentar essa medida deve durar enquanto as aulas estiverem
suspensa e serão beneficiadas às famílias inscritas no Programa Bolsa Família, bem como aquelas que vivem em situação de extrema pobreza, de acordo com o Cadastro Único do Governo Federal.

O relatório Cenário da Infância e Adolescência no Brasil (2019), da Fundação Abrinq, aponta que 47,8% das crianças brasileiras vivem na pobreza, como é o caso do Maranhão. E muitas dessas crianças em situação de pobreza dependem das escolas que frequentam para se alimentarem. Com a suspensão das aulas muitas passarão fome, sendo um dos objetivos do programa Merenda em Casa garantir que, os alunos mais vulneráveis, que se alimentam diariamente das refeições servidas nas escolas, não fiquem desassistidos.

Mais um líder indígena morto no Maranhão

Na última terça-feira (31) o líder indígena Zezico Rodrigues Guajajara, foi encontrado morto no município de Arame, com diversos tiros.Zezico é o quinto representante da etnia Guajajara morto desde novembro do ano passado.

Zezico é mais uma vítima da ação de madeireiros ilegais que tentam explorar as terras indígenas Araribóia. Os índios que tem denunciado as invasões em terras indígenas são silenciados de forma brutal.

Crimes como esse, que vitimou Zezico, é mais uma evidência do massacre que os índios vem sofrendo. Esses crimes são reflexo das ações do governo Bolsonaro, que desde que foi eleito defende a exploraçã de recursos naturais em terras indígenas.

O governo federal é responsável pela segurança e preservação dos povos indígenas brasileiros e precisa, de maneira urgente, adotar medidas mais severas afim de coibir a ação desses criminoso.

Em novembro do ano passado, quando o líder indígena Paulino Guajajara foi morto a tiros e o índio Laércio Guajajara baleado, pedimos a presença da Força Nacional nas áreas de conflito no Maranhão.

Como defensor ardoroso de soluções pacíficas e dialogadas para os inúmeros conflitos agrários vivenciados no campo e nas cidades de nosso Estado e esta sendo uma bandeira antiga das minhas lutas pelas causas sociais, como deputado estadual me coloco a disposição dos povos indígenas, para dar voz as suas lutas na tribuna da Assembleia.

Zé Inácio – Dep. Estadual

Zé Inácio pede ao governo suspensão da cobrança de serviços como água e luz durante quarentena

Diante da situação epidemiológica de COVID-19 que o mundo vem enfrentando e com as recomendações dos órgãos de saúde para que a população não saia de casa, afim de evitar o contágio e propagação do vírus, o deputado estadual Zé Inácio protocolou uma indicação ao Governo do Estado solicitação a suspensão da cobrança de água, esgoto e energia elétrica, durante a pandemia do coronavírus (Covid-19). O benefício deverá ser estendido a todas as famílias e empresas privadas, ganhando o benefício de não precisarem pagar pelas contas neste momento.

A indicação do parlamentar diz ainda que, “Em se observando a impossibilidade de suspensão total, pelo menos seja suspensa ou seja decretada a isenção da cobrança dos impostos sobre esses serviços de fornecimento ou o adiamento da cobrança das contas, com a observação de impossibilidade de corte no fornecimento e sem incidência de juros pelo atraso”.

“Sem dúvida, a pandemia do COVID-19 impactará diretamente na renda das famílias e das empresas do nosso Estado, e a manutenção das cobranças das taxas que incidem diretamente sobre o consumo destes produtos, o que sobrecarregará ainda mais a vida regular de todos”, afirma Zé Inácio.

O deputado disse ainda que “cabe ao Estado a adoção de todas as providências administrativas para diminuir o impacto de medidas que agravam a situação de todos, especialmente as pessoas mais vulneráveis socialmente, como os moradores de zonas rurais, periferias, e os mais empobrecidos da população, neste momento de gravidade e extrema fragilidade”.

Vale destacar que o Governo do Estado tem adotado medidas que visam retardar o avançado da COVID-19 no Maranhão, como o fechamento do comércio formal e informal. O que atinge diretamente a renda dos trabalhadores, que precisam ficar em casa, daí a necessidade de medidas como essa.

Aviso

Em virtude da pandemia de COVID-19 que o país vem enfrentando e com o objetivo de preservar a saúde de todos, o ministério da saúde determinou que sejam suspensos eventos que levem a aglomeração de pessoas.
Seguindo essa recomendação a Sessão Especial em homenagem a Campanha da Fraternidade 2020, que iria acontecer nesta terça-feira (17), está CANCELADA.

Agradeço a compreensão de todos

Dep. Zé Inácio

Zé Inácio mostra força e garante Lobato presidente do PT

A Executiva Nacional do PT, nesta quinta (12), decidiu por unanimidade resolver o impasse sobre a nova direção estadual do partido no Maranhão.

Com a decisão, Augusto Lobato continua à frente do PT maranhense, uma importante conquista da chapa “Unidade Petista por Lula Livre”, composta por 8 correntes políticas internas do PT, que tinha Lobato como candidato a Presidente do partido no PED (Processo de Eleições Diretas), cujos principais líderes são o Deputado Zé Inácio e o 1° suplente de Deputado Estadual, Luiz Henrique, além do próprio Lobato.