Author Archives: Assessoria de Imprensa

Zé Inácio participa da posse de novos Secretários e Dirigentes do PT-MA

O deputado Zé Inácio participou no último dia  24, da solenidade de posse dos novos Secretários e Dirigentes dos Setoriais e Secretarias do PT – MA.

“A democracia interna do PT é o que mantém o partido vivo, dinâmico e plural. Parabenizo todos os dirigentes eleitos, desejo sucesso na gestão e que possamos fazer o PT cada vez mais conectado com as ruas e o povo do nosso Maranhão.”, comentou Zé Inácio.

Confira abaixo a relação dos eleitos:

SETORIAL AGRÁRIO • Secretário Estadual Eleito: Evandro Barbosa;

SETORIAL COMUNITÁRIO • Coordenador Estadual Eleito: Diegon Viana;

SETORIAL DE C&T E T.I. • Coordenadora Estadual Eleita: Socorro Lago;

SETORIAL DE COMBATE AO RACISMO • Secretária Estadual Eleita: Socorro Guterres;

SETORIAL DE CULTURA • Secretário Estadual Eleito: Armando Nobre;

SETORIAL DE DIREITOS HUMANOS • Coordenador Estadual Eleito: Claudinei Rodrigues;

SETORIAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA • Coordenadora Estadual Eleita: Luiza Mendes;

SETORIAL DE EDUCAÇÃO • Coordenadora Estadual Eleita: Zeila Albuquerque;

SETORIAL DE MEIO AMBIENTE • Secretário Estadual Eleito: Maxwell Guerra;

SETORIAL DE MORADIA • Coordenadora Estadual Eleita: Creusamar de Pinho;

SETORIAL DE MULHERES • Secretária Eleita: Adriana Oliveira;

SETORIAL LGBT • Secretário Estadual Eleito: Jhonatan Soares;

SETORIAL SINDICAL • Secretário Estadual Eleito: Fernando Magalhães.

 

 

Zé Inácio cobra abono salarial de servidores da educação de Itinga

Neste fim de semana, o deputado estadual Zé Inácio usou suas redes sociais para denunciar a prefeitura de Itinga do Maranhão por não pagar o abono salarial dos servidores da educação, referente ao rateio do Fundeb 2021.

“Essa é uma situação de total desrespeito ao direito dos servidores da educação. Essa é mais uma situação de descaso por parte da prefeitura de Itinga.  Como deputado iremos cobrar o pagamento do abono e iremos acionar o Ministério Público Federal, Estadual e o TCE-MA para apurar possíveis irregularidades”, disse Zé Inácio. 

Em protesto os servidores colocaram faixas na principal avenida da cidade cobrando um posicionamento da prefeitura, que em meio às cobranças retirou do ar o site da transparência do município.

O prefeito alega não haver mais recursos oriundos do Fundeb suficientes para pagamento do abono, segundo ele o recurso foi gasto com várias outras despesas na área da educação. 

Para Zé Inácio “alguns desses gastos foram feitos de forma suspeita, a demonstrar possíveis irregularidades. Por exemplo, gastos absurdos com transporte escolar, combustível,  empresa de informática e até mesmo na compra de equipamentos de som.”

Segundo um levantamento a prefeitura teria pago a empresa Inteceleri Tecnologia para a Educação LTDA 1.256.570,00 (um milhão duzentos e cinquenta e seis mil quinhentos e setenta reais); a empresa San Marino Onibus LTDA 774.462,00 (setecentos e setenta e quatro mil quatrocentos e sessenta e dois reais); a empresa Autocenter Som e Acessórios 154.655,76 (cento e cinquenta e quatro mil seiscentos e cinquenta e cinco reais e setenta e seis centavos); e a empresa Auto Posto Itinga LTDA 361.490,74 (trezentos e sessenta e um mil quatrocentos e noventa reais e setenta e quatro centavos) referente ao consumo de combustíveis de maio a novembro de 2021, período em que as aulas no município aconteciam de forma híbrida. 

 

 

 

 

Zé Inácio destaca agendas em Sítio Novo e Grajaú

O deputado estadual Zé Inácio falou durante a sessão parlamentar desta terça-feira sobre a série de agendas que participou na região Tocantins com o governador Flávio Dino. 

No sábado, Zé Inácio e o governador estiveram no município Grajaú, onde foram anunciadas obras como o parque ambiental, a execução do Programa Mais Asfalto, além da entrega de título de terras e o anúncio de poços para comunidades quilombolas.

Ainda no sábado estiveram em Sítio Novo,  onde foi anunciado obras do programa Mais Asfalto,  serão 5km de ruas e avenidas pavimentadas, também foi anunciada a construção de poços artesianos, sendo dois na sede do município e um na zona rural. O município também irá receber 150 mil bloquetes para pavimentação de ruas.

Além dessas ações, o município de Sítio Novo terá sua delegacia reformada, a construção de praças na sede e na zona rural do município e a implantação de uma unidade do Restaurante Popular.

“Essas medidas são importantes, para a população e para nós como parlamentar que temos lutamos para que essas ações chegassem a cidade de Sítio Novo. E é também a demonstração e o reconhecimento da excelente gestão do governador Flávio Dino e do seu reconhecimento da importância que tem a Região Tocantina para o estado. E a cidade de Sítio Novo o recebeu com muito entusiasmo”, disse Zé Inácio. 

O deputado também falou da tradicional cavalgada em comemoração ao aniversário do município,  no próximo dia 15, onde ao lado do prefeito Antônio Coelho percorreu as ruas da cidade. 

E finalizou parabenizando a cidade e a gestão do atual prefeito. 

“Mais uma vez, parabenizando a cidade de Sítio Novo, a população de Sítio Novo e destaco o grande trabalho que vem sendo feito pelo prefeito, pelo nosso amigo Antônio Coelho, que inicia a sua gestão com pé direito, anunciando várias ações importantes que vão melhorar a qualidade de vida do povo daquela cidade”.



Zé Inácio destaca agenda com o governador pela Baixada

O deputado estadual Zé Inácio usou a tribuna da Assembleia nesta terça-feira  para dar destaque a uma série de agendas que participou na companhia do governador Flávio Dino, no último dia 02.

Eles estiveram nas cidades de Cururupu, Pinheiro, Alcântara Penalva.

Zé Inácio parabenizou o governador pelo excelente trabalho que tem realizado,  por seu empenho na busca de um Maranhão melhor para todos e o seu compromisso em ajudar o povo maranhense a enfrentar as dificuldades,  que com a pandemia são cada vez maiores.

“Esse momento de crise econômica que nós estamos vivenciando por conta da condução do Governo Federal, da política econômica que tem gerado inflação, recessão no Brasil, ter comida na mesa a um real é uma ação muito importante”, disse.

Penalva

Em Penalva foi inaugurada s Biblioteca Padre José Bráulio Sousa Ayres, que integra a rede Farol do Saber. Houve também a entrega de ruas pavimentadas com asfalto, assinatura de acordo para doação de blocos de concreto e entregas do Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf).

Pinheiro

Na cidade de Pinheiro foi inaugurado o Centro de Ensino Lucília Moreira – Anexo Pacas. A escola, de ensino médio, irá atender aos estudantes do bairro Pacas e das proximidades.

Cururupu

Em Cururupu foi inaugurada a 62° unidade  do Restaurante Popular. Na ocasião foi assinado ainda acordo para doação de bloquetes, que vão melhorar vias da cidade e entregues  kits esportivos, cestas básicas do Programa Comida na Mesa e escrituras do Crédito Fundiário, que vai contemplar cerca de 40 famílias. 

Alcântara

No município de Alcântara foi realizada a entrega da nova sede do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), de cestas básicas do programa Comida na Mesa, de kits esportivos e motores para canoas em comunidades quilombolas e do Procaf Geral. 

Além disso, foi anunciada a doação de blocos intertravados de concreto, a instalação do Restaurante Popular de Alcântara e a Tarifa Social, que vai reduzir o valor da passagem do transporte aquaviário.



Zé Inácio entrega trator agrícola para a cidade de São Mateus

O deputado estadual Zé Inácio  esteve no último sábado (4) no município de São Mateus fazendo a entrega de um trator agrícola para o município.

O trator é fruto de emenda do parlamentar, atendendo a um pedido do vereador Caju (PT).

“Este trator chega para beneficiar os agricultores familiares da cidade de São Mateus, ajudando a aumentar a produtividade e a renda dessas famílias.  Além de estar sendo entregue no mês de dezembro,  quando tem início o período chuvoso que é ideal para o plantio.”, disse Zé Inácio. 

O vereador Caju agradeceu a parceria e o apoio do deputado Zé Inácio,  que sempre tem atendido às suas solicitações em favor do povo de São Mateus. 

O vice-prefeito, Clovis Bernardes, também participou da entrega e agradeceu o apoio que Zé Inácio tem dado aos produtores familiares da cidade.

Por fim o deputado parabenizou o vereador Caju pelo excelente trabalho que tem realizado em benefício do povo de São Mateus e   disse que seu mandato está à disposição para buscar  melhorias e benefícios para a população de São Mateus.

A entrega do trator contou com a presença do vice-prefeito Clovis Bernardes,  do secretário municipal de agricultura e pesca Carlos Lopes,  dos vereadores Nelio Boueres, Mauro, Dos Anjos, Costa, o suplente de vereador Brilhoso e o secretário de políticas sociais do sindicato dos trabalhadores do município Antônio Dandô.