Author Archives: Assessoria de Imprensa

Zé Inácio participa do lançamento de Frente Parlamentar em São Pedro da Água Branca

O deputado Zé Inácio participou no último sábado (17) do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser candidato, na cidade de São Pedro da Água Branca.

O evento aconteceu na câmara municipal da cidade e na oportunidade houve posse do novo diretório municipal do PT, que será presidido pelo petista Ivan Nascimento.

De acordo com o deputado Zé Inácio, a Frente Parlamentar tem o objetivo “de defender a Democracia no Brasil contra o uso abusivo de instrumentos jurídicos na perseguição política a Lula e no desmonte aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”.

As frentes Parlamentares em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser candidato são uma articulação com o objetivo de envolver os movimentos sociais, populares, sindicais, artistas, sociedade civil e toda militância petista, assim como os partidos do campo democrático e popular.

A criação da Frente Parlamentar no município de São Pedro da Água Branca foi proposta pelo vereador e presidente da câmara municipal Zé Lima (PT) e teve adesão dos vereadores Raquel Pereira (PT), Patrícia Carvalho (PR) e Francildo Moura (PT).

Também foi criado o comitê municipal em defesa da democracia, que assim como os demais funcionam como um agrupamento de militantes ou não, filiados ou não, sindicalistas ou não, que resistem à retirada de direitos, aos abusos do Judiciário, à parcialidade da Justiça e à tentativa de corromper a eleição de 2018 a partir do impedimento de Lula. Os grupos distribuem materiais, ajudam no esclarecimento da população, promovem atos em suas cidades ou bairros.

Participaram do ato Ivan Nascimento, Presidente do PT de São Pedro da Água Branca, Zé Lima, Vereador do PT e presidente da Câmara municipal, Raquel Pereira, vereadora do PT, Vereador Aurélio de Imperatriz, Professora Fran, presidenta do PT de Santa Luzia, Antônio Erismar, dirigente Municipal de Açailândia, Raimundo Monteiro, Dirigente Nacional do PT, Keilyano Hércules, presidente do PT de João Lisboa, Joberte Alves, representando o Dep. Federal Zé Carlos (PT), Gilson Rocha (PT), Vereador de Santa Luzia, Patrícia Carvalho, vereadora ( PR), Francimar Melo, secretário estadual de organização do PT, Cricielle Muniz, secretária estadual de comunicação do PT.

“Lula fez muito pela Agricultura Familiar e pode fazer ainda mais”, disse Zé Inácio (PT)

Com um discurso em defesa da Agricultura Familiar e dos Trabalhadores Rurais do Estado do Maranhão, que o Deputado Estadual Zé Inácio (PT) participou nesta terça-feira 20/03, da abertura política do Conselho Deliberativo da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão-Fetaema.

Com a presença de dirigentes sindicais, autoridades estaduais e convidados, foi realizada a abertura que segue com uma programação que inclui a aprovação da ata da assembleia, homenagem as mulheres trabalhadoras, apreciação e aprovação da prestação de contas.

Participando da mesa política, o Deputado Zé Inácio falou dos investimentos na agricultura familiar que foram realizados no governo Lula, e agora está tendo uma continuidade no governo de Flávio Dino. “Esse fortalecimento aos agricultores foi realizado em diversos programas na época do governo Lula, como o Pronaf, o Programa de Aquisição de Alimentos, reforma agrária, regularização fundiária, assistência técnica, e agora no governo estadual, porque eles entendem que são necessárias políticas públicas aos trabalhadores do campo que são umas das mãos de obra para o desenvolvimento do país, principalmente no meio rural. E não vamos deixar de lutar até Lula ser candidato, porque ele representa os trabalhadores e ainda pode fazer muito mais pelo povo”, disse Zé Inácio.

Condôminos pedem instalação de CPI proposta por Zé Inácio durante Audiência Pública

Os moradores dos condomínios Jardins, Provence, Vitória e Pleno da construtora Cyrela, nesta terça-feira,13/03, durante a realização de “Audiência Pública”, na Assembleia Legislativa, denunciaram os graves problemas de irregularidades nos imóveis que eles vem enfrentando desde que receberam as chaves.

Os depoimentos foram acompanhados pelo Deputado Estadual Zé Inácio (PT), que propôs a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito-CPI para investigar as várias denúncias contra a empreiteira Cyrela. Os deputados Bira do Pindaré (PSB), Roberto Costa (PMDB), Edson Araújo (PSB), já assinaram a proposição. E se comprometeram a assinar Rogério Cafeteira (DEM), Wellington do Curso (PP) e Marco Aurélio (PCdoB). Ao todo, quatorze parlamentares precisam aderir para que a CPI seja instaurada.

Os moradores fizeram apelo aos parlamentares para que eles assinem a CPI. “Investimos todo o nosso patrimônio nesses empreendimentos que apresentam sérios problemas na estrutura, parte elétrica, infiltrações, vazamento de gás. Mesmo com mais de 5 mil famílias com suas vidas em risco, a Cyrela até hoje não deu nenhuma assistência e nem tentou resolver a situação, por isso, agora estamos fazendo esse apelo aos parlamentares para que eles assinem a CPI e nos apoiem nessa luta”, disse o morador Haroldo.                                                                                                                                         

Zé Inácio também cobrou que os órgãos responsáveis que autorizaram as licenças à empreiteira também devem ser investigados. “Não queremos politizar, estamos lutando para que outas famílias maranhenses não venham a ser lesadas e desrespeitadas dessa forma. A Cyrela tem tratado esses moradores com total descaso pondo suas vidas em risco, por isso, junto à Promotora Lítia Cavalcante, iremos seguir até o fim para que ela seja punida civilmente e penalmente”, disse Zé Inácio.

A Promotora Lítica Cavalcante também disse que “todos os meios possíveis de negociação já foram esgotados para que a Cyrela resolvesse a situação desses moradores. Inclusive descumpriu uma decisão judicial, o Termo de Ajuste de Conduta-TAC. Serão ajuizadas Ações Civis Públicas (ACPs), e se for o caso refazer todos os empreendimentos”, disse.

Participaram da Audiência Pública: Os promotores de Justiça Lítia Cavalcante, de Defesa do Consumidor; Pedro Lino Silva Cordeiro e Haroldo Paiva, de Conflitos Agrários; a presidente do Sindicato dos Arquitetos do Maranhão, Maria Laís; o Secretário Municipal de Urbanismo e Habitação de São Luís (Semurh), Madson Leonardo; do Corpo de Bombeiros, Coronel França; um representante jurídico da construtora Cyrela.

Zé Inácio prestigia Encontro de Colecionadores de Reggae

O deputado Zé Inácio participou no último sábado (10) do 9º Encontro de Colecionadores Resistência Reggae, que aconteceu no Multicenter Sebrae, em São Luís.

Os dj’s Marcos Vinicius, Jorge Black, Henrique Chaves, Ronald Correia, Joaquim Zion, Belo Roots, Junior Black, Magno Roots JP, Evandro, Henrique Pedra, Reinaldo, Alemão e Alex Roots de Belém-PA animaram a festa, que teve um público de cerca de quatro mil pessoas. Caravanas das cidades de Bequimão, Bacurituba, Alcântara, Perimirim e São Bento marcaram presença.

Segundo o deputado eventos como esse são muito importantes para manter viva uma manifestação cultural que faz parte da história do estado e que é referência nacional e mundial, garantindo a cidade de São Luís o título de Jamaica Brasileira.

O grupo de Colecionadores Resistência Reggae realiza anualmente esse que é um dos maiores encontros de regueiros de São Luís e que em 2019 chegará a sua 10º edição, tendo como objetivo manter viva essa tradição.

Zé Inácio propõe abertura de CPI para investigar o caso Cyrela

O Deputado Estadual Zé Inácio (PT) apresentou durante a sessão plenária desta segunda-feira, 12/03, requerimento solicitando a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as denúncias de irregularidades em empreendimentos da construtora Cyrela, que vem sendo investigada pelo Ministério Público Estadual.

A instalação da CPI pretende investigar as várias falhas nas obras dos condomínios Jardim Toscana e Jardim Provence no bairro Altos do Calhau, Vitória no bairro Forquilha e Pleno Residencial no bairro Jaracati, Farol da Ilha, no bairro Ponta D’areia, denunciadas pelos moradores ao parlamentar e a Promotora de Defesa do Consumidor de São Luís, Lítia Cavalcante. Apesar do Ministério Público já ter firmado com a Cyrela Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para corrigir as falhas apontadas, que não estar sendo devidamente cumprido.
O Deputado Zé Inácio afirmou que a Cyrela precisa ser punida criminalmente. “Essa empresa está apenas enriquecendo à custa dos maranhenses e peço apoio dos parlamentares para instaurar a CPI, e responsabilizar civil, criminalmente a empresa e os representantes dos órgãos que licenciaram os empreendimentos. A situação é gravíssima, e vai além da relação de consumo entre moradores e a Cyrela, que está destruindo o sonhos de várias famílias”, cobrou o parlamentar.

Os empreendimentos imobiliários apresentam imensuráveis falhas e problemas de construção, com graves defeitos nas estruturas dos prédios construídos como vazamento de gás, irregularidades no sistema elétrico, hidráulico, revestimento cerâmico e infiltrações.

Vistoria – O Deputado Estadual Zé Inácio (PT) acompanhou hoje 12/03, a Promotora Lítia Cavalcante durante vistoria técnica realizada nos condomínios Vitória, no bairro Forquilha, e Pleno Residencial, no bairro Jaracati, acompanhados do Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação-Semurh.

No condomínio Vitória, os moradores mostraram as diversas infiltrações, rachaduras na estrutura e nas calçadas, desmoronamento de parte do muro. Inundação provocada pelo transbordamento do rio Paciência, na estrada de Ribamar, que alaga e infiltra a área de lazer das piscinas e os apartamentos, e o forte odor causado pela estação de tratamento de esgoto, que fica bem ao lado dos prédios e à margem do rio.
No Pleno Residencial, a situação é de vazamento na tubulação de gás em seis torres, mais de infiltração que provocou a queda do forro em várias áreas.