Author Archives: Assessoria de Imprensa

Zé Inácio (PT) realiza agenda política durante o carnaval

Com o ex- prefeito de Santa Helena, Lobato.

Durante o carnaval o Deputado Estadual Zé Inácio (PT) aproveitou o feriado prolongado da folia de momo para realizar agenda política em várias cidades do Estado. O momento foi oportuno para visitar a base política, aliados, amigos e militantes partidários.

Visitando as cidades de Fortuna, Mirador, Santa Luzia, Paraibano, Santa Helena, São João Batista e Bequimão, sua cidade natal, o parlamentar esteve reunido com prefeitos, secretários, vereadores e lideranças políticas. Nos encontros foi mais uma vez reforçada sua atuação política, que tem sido destaque na política maranhense, mas também para discutir novos projetos, alianças e a conjuntura da política nacional, principalmente o engajamento e mobilização para a eleição de Lula.

“É um momento oportuno para visitar e reencontrar as lideranças políticas, mas também encontrar a população e ouvir de perto as demandas que eles necessitam, e além disso poder participar nessas cidades de uma grande festa que é o carnaval do nosso Estado”, disse Zé Inácio.

Com amigos em Bequimão.

Em Fortuna, foi recebido pelos vereadores Gildo do Lucindo, Professor Roberto Luís, Manin do Aníbal, Nenzao do Biba, e a liderança Política Washington, ex-vereador e presidente da Câmara.

E em Mirador a agenda carnavalesca foi realizada no Povoado Conceição, juntamente com Marquinhos, liderança petista da região.

Já em São João Batista, esteve os vereadores Cabeça, Renato Machado, Lurdilene e Jorge do Baduca, onde participou do bloco “Lurdilene Folia”, no povoado Campinas. No município de Paraibano visitou Almiran Pereira, Secretário de Finanças. Em Santa Luzia, Jucelino Junior, vice-prefeito; o ex-vice prefeito, Coen; os vereadores Arielzinho, Zequinha da Patrol, Carlão, Marcos do Esporte, Benil e Jeferson.

Na Baixada, em Santa Helena com Lobato, ex-Prefeito e lideranças políticas do município. A agenda foi finalizada em Bequimão com o Prefeito Zé Martins e o vice Magal, onde foi realizada a festividade carnavalesca com convidados, amigos e familiares do deputado em sua residência.

Zé Inácio participa do lançamento da pré-candidatura de Lula

O Deputado Estadual (PT) Zé Inácio esteve nesta quinta-feira 25/01, na reunião da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), na Central Única dos Trabalhadores (CUT), em São Paulo, que realizou o lançamento da pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da república. Um dia depois do golpe na democracia brasileira, onde o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) condenou injustamente Lula.

Para o partido, a condenação do ex-presidente foi um julgamento político para enfraquecê-lo, mesmo assim Lula foi aclamado pela militância e disse “aceitar a empreitada”. A presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann, anunciou o início das discussões em torno do programa de governo que será coordenado pelo ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

O Deputado Zé Inácio reafirmou que o plano do PT sempre foi a candidatura de Lula, mesmo após a condenação dele em segunda instância. “Além do lançamento da candidatura temos o objetivo de recuperar a democracia e inocentar Lula. Pois ele é perseguido porque lidera as pesquisas de intenção de voto e não é isso que vai nos tirar a vontade de seguir lutando e vencer nas urnas com a vontade do povo”, acrescentou.

Com o lançamento da pré-candidatura, no programa de governo serão criados grupos temáticos a partir da coordenação que estará interligada com todos os diretórios estaduais. A previsão é que até o dia 15 de março as propostas tenham sido entregues para ajudar na elaboração do programa.

A partir daí essa comissão começa a processar e submeter às instâncias partidárias as propostas até o dia 15 de maio, prazo para ter um plano constituído. Também serão realizadas plenárias presenciais em todos os estados e também pela internet, algumas com a participação do pré-candidato Lula.

Também foram divulgadas durante a reunião da executiva nacional alguns detalhes da quarta etapa do projetoLula Pelo Brasil, que vai levar as caravanas ao sul do país na última semana de fevereiro.

Também participaram do lançamento da candidatura A presidenta eleita Dilma Rousseff , presidenta do PT, a senadora Gleisi Hoffmann, os governadores do PT: de Minas Gerais, Fernando Pimentel; do Piauí, Wellinton Dias; do Acre, Tião Viana; da Bahia, Rui Costa; do Ceará, Camilo Santana, os líderes do PT na Câmara, Paulo Pimenta, e no Senado, Lindbergh Farias, assim como o líder da oposição, Humberto Costa, o coordenador do MST, João Pedro Stédile, o coordenador da CUT, Vagner Freitas e outros dirigentes sindicais, e principais lideranças do partido no Brasil.

Deputado Zé Inácio (PT) defende no Maranhão “direito de Lula ser candidato”

Às vésperas do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcado para quarta-feira 24/01, perante o Tribunal Regional Federal 4, o Deputado Estadual Zé Inácio tem sido uma das lideranças políticas do Partido dos Trabalhadores (PT) mais atuante no Maranhão em defesa do direito de Lula ser candidato.

Uma das iniciativas do parlamentar que mobilizou e reuniu diversas siglas partidárias foi o lançamento oficial da primeira “Frente Parlamentar em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser candidato” instalada no país, na Assembleia Legislativa, que já culminou à adesão de seis parlamentares estaduais, incluindo o Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Deputado Othelino Neto.

Zé Inácio também estará presente em Porto Alegre (RS), para acompanhar e participar dos movimentos da militância em defesa Lula. “A democracia já levou um duro golpe com impeachment da presidenta Dilma, e agora um golpe do judiciário por falta de provas contra Lula. O que está em jogo é a democracia do Brasil e temos a convicção de que se for um julgamento imparcial, ele será absolvido”, disse Zé Inácio.

Em São Luís, terça-feira, será realizada panfletagem na Avenida Beira Mar, com a militância, em seguida às 19h, será realizado um debate jurídico sobre a “Judicialização da Política”, seguido de vigília na sede do PT, no Cohafuma, às 19h.

E no dia do julgamento, militantes dos movimentos sociais, sindicais e partidos políticos, estarão concentrados a partir das 10h, em frente à Justiça Federal, para acompanhar o julgamento e realizar um Ato Político.

Lançada Frente Parlamentar maranhense em “Defesa da Candidatura de Lula”

Com a iniciativa do Deputado Zé Inácio (PT) pela democracia do Brasil foi realizado com o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Deputado Othelino Neto (PcdoB), o ato de lançamento da “Frente Parlamentar em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser candidato”, nesta sexta-feira (19/01), na Assembleia Legislativa.

O requerimento da Frente Parlamentar já conta com a adesão e assinatura dos parlamentares Toca Serra (PTC), Edson Araújo (PSB), Júnior Verde (PRB), Francisca Primo (PcdoB) e Othelino Neto (PcdoB).

A Frente Parlamentar é um fortalecimento do Poder Legislativo, da sociedade e da candidatura de Lula Presidente. “Este ato é para a defesa da democracia, mas também pela defesa de Lula para que ele não seja julgado por uma “Justiça” que o condenou sem provas. Além de não ter a retirada de direitos dos trabalhadores conquistados com muita dificuldade. Queremos que a sociedade tenha o direito de fazer a sua escolha, não podemos aceitar que o Judiciário decida quem vai ser o Presidente do Brasil”, disse o Deputado Zé Inácio.

O Presidente da Assembleia Othelino Neto disse que a Frente Parlamentar tem total adesão do Partido Comunista do Brasil, do Governador do Estado Flávio Dino e da bancada do Partido para apoiar a candidatura de Lula. “É um momento de muita preocupação e a iniciativa do Deputado Zé Inácio é pertinente porque precisamos evidenciar o que está acontecendo no país, que iniciou com a cassação da Presidenta Dilma sem ter cometido crime algum. Este movimento é suprapartidário e queremos que o Lula tenha o direito de se candidatar”, disse o Deputado Othelino Neto.

“Esse gesto da Casa Legislativa é uma preocupação com o país que estamos construindo e que ao longo do tempo ajudamos a avançar, mas está sendo ameaçado, por isso a Frente Parlamentar vem a somar essa luta, pois irá ser julgada a democracia e o povo brasileiro”, Francimar Melo, Secretário de Organização do Partido dos Trabalhadores.

Para o dirigente do PCdoB é uma luta que vem sendo travada desde o ano passado e que será cominada no próximo dia 24, mas independente do resultado a campanha de Lula irá prosseguir. “É a vontade do povo brasileiro e com este Ato recebemos a adesão da Frente Parlamentar, que é o Poder Legislativo do Maranhão, representatividade como esta que faz que a frente se fortaleça ainda mais”, Luís Pedro, dirigente do PCdoB.
Com a Frente Parlamentar o Maranhão está se integrando há várias manifestações e comitês que estão sendo instalados pela democracia. “É com essa grandeza que nos maranhenses estamos juntos e fortes para assegurar a candidatura do Presidente Lula, podendo ser eleito e vitorioso em 2018”, disse Júlia Nogueira, representando a Frente Brasil Popular.

A Continuidade da articulação da Frente Parlamentar será após o dia 24, dia do julgamento de Lula, com a finalidade de garantir que no dia 25 sejam realizadas novas estratégias para a mobilização social e popular no país.

Participaram do ato a ex-Deputada Helena Helluy, Patrícia Carlos Representado o Deputado Federal, Zé Carlos (PT), Vereador Marcelo Poeta (PCdoB), Secretário Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular Francisco Gonçalves, Frente Brasil Popular, Sindicato dos Vigilantes, Sindicato dos Servidores do Judiciário – CUT, MST, Cut, CTB, e militantes.

Deputado Zé Inácio e prefeito de Bequimão participam de reunião para tratar do ‘Mais Asfalto’

O deputado Zé Inácio esteve na tarde desta terça-feira (16) em reunião com o Prefeito de Bequimão, Zé Martins e o Secretário Estadual de Infraestrutura, Clayton Noleto.

Eles trataram da execução do programa , Mais Asfalto em Bequimão, onde devem ser feitos cerca de 5km de pavimentação asfáltica.