Author Archives: Assessoria de Imprensa

Zé Inácio repudia palestra que desmoraliza os missionários Irmã Dorothy e Padre Josimo Tavares

O Deputado Estadual Zé Inácio em seu discurso, hoje 19/04, na Assembleia Legislativa repudiou e denunciou a divulgação de um ato fascista travestido de palestra “Os Falsos Mártires da Teologia da Libertação”, com o intuito de desmoralizar a memória dos missionários: irmã Dorothy, assassinada em 1995 no Pará, e do Padre Josimo Tavares, assassinado em 1986, em Imperatriz.

Os dois missionários cristãos foram bravos defensores que lutavam em favor dos oprimidos e contra a oligarquia latifundiária estabelecida nos Estados do Pará e do Maranhão, mas foram brutalmente assassinados. O parlamentar ainda falou da quantidade de terras da União griladas em mãos de latifundiários no Estado do Pará e Maranhão. “Essa luta vem de muitos anos e é acirrada desde a década de 80, e continua vitimando muitos trabalhadores e muitas lideranças”, disse Zé Inácio.

O Deputado ainda disse que é necessário que o parlamento maranhense repudie essas manifestações. “Temos o direito a livre manifestação do pensamento, no entanto a Constituição Federal não admite atos de terrorismo, fascistas, que é o que essas pessoas estão promovendo com essas pseudo-palestras. Então isso é o acirramento do ódio que está estabelecido hoje na sociedade brasileira e que nós temos que repudiar com veemência”, protestou.

Zé Inácio participa de mesa sobre o combate ao racismo

O deputado Zé Inácio participou nesta terça-feira (17) do encontro ‘A abolição inacabada – 130 anos e a permanência do racismo’.

O evento que é promovido pela CUT através da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo.

O deputado participou da mesa ‘Combate ao Racismo e de resgate da história dos negros’ e falou sobre seus projetos de lei e proposições que visam dar mais dignidade e valorizar o povo negro do Maranhão.

Entre as ações do deputado estão os projetos de lei que criam o dia estadual das trabalhadoras domésticas – 27 de abril, o feriado estadual do dia da consciência Negra – 20 de novembro, o projeto de lei que destina 20% de vagas em concursos no âmbito legislativa estadual para negros, além da criação da medalha negro Cosme, para homenagear lideranças no âmbito nacional e estadual que dedicaram ou dedicam-se a luta em favor do povo negro.

O parlamentar comentou ainda a importância de haverem mais deputado estaduais e federais, senadores, vereadores, prefeitos, gestores negros para contribuir nessa luta.

Zé Inácio lembrou que o dia 20 de novembro, agora feriado estadual do dia da consciência Negra, “não será só mais um dia para que não estejamos em nossos locais de trabalho, mas sim um dia para comemorar as lutas daqueles que muito fizeram por nós no passado e dos que no dia-a-dia continuam na luta. E mais que isso, reivindicar direitos em favor da população negra e manifestar pelo combate ao racismo”.

Participaram da mesa também, o Secretário Estadual de Igualdade Racial Gerson Pinheiro, o Secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT Martvs das Chagas e a sindicalista e economista norte-americana do Solidarity Center Jana Silverman.

Zé Inácio acrescenta “Lula da Silva” em seu nome parlamentar

Em homenagem ao ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva, o Deputado Estadual Zé Inácio (PT) protocolou nesta quinta-feira 12/04, ofício ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Deputado Othelino Neto, solicitando que a partir de hoje seu sobrenome parlamentar seja “Zé Inácio Lula da Silva”.

A partir da mudança, o novo nome ao qual o deputado será identificado, estará no painel eletrônico no plenário da Assembleia e também será mencionado durante debates ou votações na Casa Legislativa.

“Estamos homenageando o ex-presidente Lula após essa prisão política, mas também estamos dizendo que continuamos a apoiá-lo e sermos um pouco do que ele é, e representa para todos os brasileiros”, disse Zé Inácio.

Pedidos similares já foram realizados e incluído o nome “Lula da Silva” por vários parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados, no Senado e nos demais municípios.

“A morte de um combatente não para uma revolução!”, disse Zé Inácio sobre a prisão de Lula

“Vamos para a resistência até que a Justiça seja feita neste país. Viva o Lula, Lula presidente do Brasil”, foi a fala encorajada de luta e resistência do Deputado Estadual Zé Inácio (PT) realizada nesta terça-feira, 10/04, na Assembleia Legislativa, em defesa da liberdade do ex-presidente Lula.

Zé Inácio anunciou que a prisão política e ilegal de Lula levou o Partido dos Trabalhadores a estar mobilizado e ter seu centro político concentrado na cidade de Curitiba, com ações coordenadas e um calendário de luta em favor da liberdade do ex-presidente.

“Pela sua luta, pela sua história, Lula continua sendo a esperança do povo brasileiro nas eleições de 2018, Lula será candidato do PT à presidência da república e terá sua candidatura registrada no dia 15 de agosto, conforme a legislação eleitoral”, disse Zé Inácio.

O Deputado ainda tratou da prisão ilegal de Lula. “A condenação sem provas por juízes parciais, que sequer apontaram-lhe um crime e a negativa, pela 5ª turma do STJ e pela maioria do STF, do direito de recorrer em liberdade, são desdobramentos do golpe à democracia”, falou.

E da história política de luta de Lula. “Há quase quarenta anos, Lula foi levado nos braços do povo por uma multidão para se apresentar perante a justiça como preso político, a história se repetiu em São Bernardo do Campo, berço do PT e das grandes lutas operárias”, disse.

Zé Inácio finalizou lendo o último discurso de Lula, em São Bernardo: “Não adianta tentar evitar que eu ande por esse País, porque tem milhões e milhões de Lula, para andar por mim. Não adianta tentar acabar com as minhas ideias, elas já estão pairando no ar e não tem como prendê-las. Não adianta tentar parar os meus sonhos, porque quando eu deixar de sonhar, sonharei pela cabeça de vocês e pelos sonhos de vocês. Não adianta achar que o Lula vai parar no dia que meu coração tiver um enfarte. Isso é bobagem! Porque meu coração baterá pelo de vocês e eles são milhões. Eles têm que saber que a morte de um combatente não para uma revolução!”.

Zé Inácio (PT) anuncia instalação de CPI e cobra punição para a construtora Cyella no Maranhão

O Deputado Estadual Zé Inácio (PT) durante seu pronunciamento na última terça-feira 03/04, na Assembleia Legislativa anunciou a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito-CPI, que vai investigar as denúncias de irregularidades nos imóveis que foram construídos pela empresa Cyrella no Maranhão.

O requerimento foi aprovado pela Casa Legislativa e já conta com a assinatura de 21 parlamentares, dentre eles: Bira do Pindaré (PSB), Welligton do Curso (PP), Roberto Costa (PMDB), Edson Araújo (PSB), Rogério Cafeteira(PSB), Eduardo Braide (PMN), Vinicius Louro (PR), Fábio Braga (SD), Léo Cunha (PSC), Marco Aurélio (PcdoB), Cabo Campos (DEM), Sérgio Vieira (PEN), Junior Verde (PRB), Francisca Primo (PcdoB), Paulo Neto (PSDC), Valéria Macedo (PDT), Fernando Furtado (PcdoB), Andrea Murad (PMDB), Sousa Neto (PROS), Raimundo Cutrim (PcdoB).

Na avaliação de Zé Inácio (PT), que solicitou a CPI “é uma situação que envolve mais de cinco mil moradores em São Luís, precisa ser investigada as irregularidades nos empreendimentos, assim como dos envolvidos, dos órgãos públicos que concederam as licenças, dos diretores da Cyrella pelos erros e crimes que eventualmente cometeram contra o povo do Maranhão para que situações assim não venham a se repetir”, disse.

Composta por cinco parlamentares a CPI possui o prazo de 120 dias para apurar as responsabilidades e irregularidades dos empreendimentos nos condomínios Jardim Toscana e Jardim Provence no bairro Altos do Calhau, Vitória no bairro Forquilha e Pleno Residencial no bairro Jaracati, que apresentaram vazamento de gás, irregularidades no sistema elétrico, hidráulico, revestimento cerâmico e infiltrações.