Author Archives: Assessoria de Imprensa

Zé Inácio conduz Audiência com excedentes do concurso para segurança pública

Zé Inácio preside audiência pública da Policia Militar.

Zé Inácio preside audiência pública da Policia Militar.

Realizada nesta terça-feira (12) audiência pública para discutir a convocação dos aprovados no concurso da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil do Maranhão. A reunião aconteceu no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa e contou com a presença dos deputados Zé Inácio (PT), Wellington do Curso, Júnior Verde e Cabo Campos, o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, além de representantes de entidades ligadas à segurança do Estado.

Como presidente da Comissão dos Direitos Humanos e das Minorias, o deputado Zé Inácio (PT) conduziu a audiência pública que discutiu desde a convocação dos excedentes como também o déficit desse contingente em todo o estado do Maranhão.  Para o deputado essa audiência tem como objetivo dar celeridade a essa situação que vem se protelando ao longo desses 3 anos. “Como presidente e parlamentar desta Casa tenho o compromisso de tratar a questão da segurança pública com total responsabilidade  e exigindo do poder público uma resposta imediata, pois a sociedade não pode mais ficar a mercê”, relatou Zé Inácio.

O requerimento da Audiência Pública é de autoria do deputado Wellington do Curso e vice-presidente da Comissão dos Direitos Humanos e das Minorias.

O concurso da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil do Maranhão foi realizado em 2012 e foram convocados 1 mil candidatos, mais somente 387 foram aprovados para o curso de formação, e 270 candidatos desistiram.

Ainda como presidente da Comissão dos Direitos Humanos e das Minorias, Zé Inácio defende a convocação imediata dos aprovados e excedentes.

O secretário de Segurança Pública Jefferson Portela, o governo do estado tem a intenção de aumentar o número de efetivo, mas para isso ainda esta sendo feito um estudo do orçamento governamental.

 

 

 

 

 

 

 

 

Aprovada Lei que cria Comissão de Prevenção à Violência no Campo e nas Cidades

Zé Inácio querer a tramitação em regime de urgência.

Zé Inácio querer a tramitação em regime de urgência.

Aprovado em caráter de urgência o Projeto de Lei nº 074/2015, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação da Comissão Estadual de Prevenção à Violência no Campo e na Cidade e dá outras providências, foi aprovado por unanimidade nesta segunda-feira (11).

O Projeto foi aprovado em regime de urgência por solicitação do deputado Zé Inácio (PT) por considerar de extrema importância a matéria, visto que a temática da violência no campo sempre foi uma das preocupações do parlamentar. “Eu considero este momento histórico para quem lida com a temática da violência no campo, para quem lida com a questão da luta pela moradia e por um pedaço de terra no meio rural”, destaca o deputado.

Zé Inácio parabenizar ainda o governo do Estado pela iniciativa de encaminhar para Assembleia Legislativa um projeto de lei de tamanha relevância social. “Parabenizo o governador Flávio Dino por esta iniciativa e também esta Casa na agilidade a aprovação desta demanda. Com essa iniciativa os conflitos no campo pela luta, pela terra, pelo direito e acesso à moradia irão diminuir em nosso Estado”, relata o parlamentar.

O projeto de Lei visa à criação de uma Comissão de Prevenção à Violência no Campo e nas Cidades, que contempla a presença de representantes de várias secretarias do governo do Estado, como a Secretaria da Cidade, Secretaria de Direitos Humanos, Polícia Militar, Ministério Público e representantes da Sociedade Civil.

Após sancionada pelo Governo do Estado, o Maranhão sai na frente de muitos estados da Federação, pois ainda são poucos os que têm uma comissão que trata de forma institucional, ouvindo o Poder Público Estadual e Sociedade Civil, sobre conflitos no campo. “Com essa ação iremos minimizar ameaças e mortes no campo e na cidade, e assim, garantir a segurança jurídica, principalmente para aqueles que têm posse e lutam para que elas sejam regularizadas e tituladas”, finaliza o deputado.

Deputado Zé Inácio homenageia mães de Sítio Novo

Deputado prestigia evento das mães em Sítio Novo.

Deputado prestigia evento das mães em Sítio Novo.

O deputado Zé Inácio (PT) prestigiou no fim de semana a festa dos dias das mãe no município de Sítio Novo, que teve como tema: Mãe Amor Para Toda Vida. O evento reuniu mais de 2 mil mães. E foi realizado no ginásio das Hortências.

Uma festa já é considerada como uma tradição mantida pelo prefeito João Piquiá e a cada ano que passa, aumenta ainda mais o número de participantes. O evento contou com uma vasta programação e distribuição de centenas de premiações.

Zé Inácio destacou a importância desta comemoração, visto que as mães tem um papel fundamental na sociedade. “A festa é uma forma simbólica de homenagear as mães do município de Sítio Novo e eu como parceiro desta cidade não poderia deixar de prestigia-la”.

Mais de mil mães são homenageadas em Sítio Novo.

Mais de mil mães são homenageadas em Sítio Novo.

Prefeita Vete e deputado Zé Inácio homenageiam mães itinguenses

Deputado Zé Inácio participa de evento das mães em Itinga do Maranhão.

Deputado Zé Inácio participa de evento das mães em Itinga do Maranhão.

Na última sexta-feira (08) a prefeita Vete Botelho (PDT) e o deputado Zé Inácio (PT), homenagearam as mães itinguenses durante uma bela solenidade realizada no Salão do CRAS, onde centenas de mães compareceram.

Para o deputado Zé Inácio (PT) é sempre uma grande satisfação estar presente em eventos como esse na cidade de Itinga do Maranhão. “Como grande amigo dessa comunidade, fiz questão de me deslocar da capital do estado até Itinga para participar da homenagem às mães itinguenses, as quais tenho maior respeito”, destacou Zé Inácio.

A festa em homenagem às mães já é um evento tradicional na administração da prefeita Vete Botelho e anualmente é organizada com muito carinho pela Secretária de Assistência Social, que faz questão de programar o evento e receber carinhosamente todas as homenageadas, especialmente às mães do Grupo de Convivência da Terceira e Idade.

A homenagem teve início com uma Missa em Ação de Graças celebrada pelo padre Edimar Gonçalves, pároco da Igreja Bom Jesus da Lapa, em seguida as mães foram servidas com um delicioso café da manhã e participaram também de sorteio de brindes.

A prefeita Vete falou do carinho que tem por sua comunidade, especialmente pelas mulheres itinguenses, classe importante no desenvolvimento do município. “Nós mulheres somos muito determinadas na busca do que queremos e Itinga tem sorte de ter a classe feminina à frente de vários cargos importantes, desde o executivo até o legislativo municipal, bem como várias secretarias do município que são lideradas com muita competência pela classe feminina” – diz a prefeita.

Deputado Zé Inácio realiza sessão em homenagem à campanha da fraternidade

deputado Zé Inácio realiza sessão especial alusiva à campanha da fraternidade.

deputado Zé Inácio realiza sessão especial alusiva à campanha da fraternidade.

Na manhã desta quinta-feira (07) foi realizado no Plenário, Sessão Especial alusiva à Campanha da Fraternidade 2015 que tem como tema: Fraternidade, igreja e sociedade e o lema: Eu vim para servir.

O Ato foi uma solicitação do deputado Zé Inácio (PT), que no momento afirmou sentir-se honrado pela realização desta Sessão Especial sobre a Campanha da Fraternidade deste ano. “Este é um tema de grande relevância para a sociedade, especialmente, para despertá-la para o compromisso cristão de amar e servir, neste mundo tão afetado pelas crises e disputas de poder”, diz o parlamentar.

A Sessão Especial contou com a presença do reverendíssimo Arcebispo Metropolitano de São Luís, Dom José Belisário da Silva, da ex Deputada Helena Barros Heluy, da representante da Comissão Justiça e Paz Cecília Amin, representantes da Pastoral da Mulher, Coletiva de Mulheres e Sindicato das Domésticas. Além dos deputados estaduais, Júnior Verde, Adriano Sarney, Souza Neto.

Zé Inácio (PT) aproveitou para fazer referência aos seus pais Antônio Inácio e Joana, pelos ensinamentos. “Orgulho-me de ter aprendido com eles os valores da irmandade e da solidariedade. Formado com esses valores, pautei e pauto a minha trajetória de vida. Por isso, eu me sinto à vontade para vê-los, nesta Casa, refletindo sobre a Campanha da Fraternidade, cuja importância está em aprofundarmos o diálogo e a colaboração entre a igreja e a sociedade, como serviço ao povo brasileiro para edificação do Reino de Deus”. Conclui o deputado.

O Arcebispo Metropolitano de São Luís, Dom José Belisário da Silva, explica que como todos os documentos da Campanha da Fraternidade, este se configura em uma análise cristã e sociológica da construção desse Reino, com o objetivo de orientar os cristãos a cumprirem a sua missão na sociedade.

O deputado Zé Inácio finaliza sua fala com a esperança de que o esforço da CNBB com a Campanha da Fraternidade possa fomentar na sociedade o respeito à dignidade da pessoa humana, o bem comum e a justiça social.