Author Archives: Assessoria de Imprensa

Deputado Zé Inácio solicita vistoria de todos os Shoppings da Grande Ilha

Durante sessão plenária desta quinta-feira (9) na Assembleia Legislativa do Maranhão, o Deputado Estadual Zé Inácio (PT) utilizou a tribuna para prestar seus sentimentos às vítimas do incêndio no Rio Anil Shopping, ocorrido na última terça-feira (7), que vitimizou duas jovens mulheres, e cobrou medidas mais enérgicas e combativas da casa para evitar novas tragédias.

Entre as medidas cobradas pelo parlamentar, ele solicitou em caráter de urgência a vistoria de todos os shoppings e galerias da Grande Ilha com o intuito de acalmar a população que no momento sente-se assustada e tem receio de ir até os locais.

“Considero importante os nossos pronunciamentos, mas é importante que nós tenhamos uma medida mais enérgica, mais combativa por parte da Assembleia. Entrei com requerimento no sentido que nós possamos em caráter de urgência fazer vistorias não só no Rio Anil Shopping, mas em todos os Shoppings da Grande Ilha”, afirmou o deputado.

Para tal investigação, Zé Inácio solicitou que sejam acionadas as Comissões de Direitos Humanos e Minorias e a de Obras e Serviços Públicos. Ele também solicitou que sejam encontrados os agentes responsáveis pelo ocorrido e que estes sejam responsabilizados nos termos da lei, de acordo com suas ações ou omissões.

De volta à Assembleia, Zé Inácio toma posse do seu terceiro mandato e promete lutar pelas bandeiras sociais

Imagem: @jez.cardoso

O deputado estadual Zé Inácio (PT) tomou posse de seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão nesta terça-feira (7). O parlamentar assumiu a cadeira deixada por Othelino Neto (PCdoB) que foi integrar a equipe do Governador Carlos Brandão à frente da Secretaria de Representação do governo maranhense em Brasília.

Em sua posse, Zé Inácio agradeceu a chance de retornar à casa e a todos que contribuíram para esse momento.

“Quero primeiramente agradecer a Deus por nos oportunizar esse momento. Quero também agradecer a toda a minha família, minha mãe, minha esposa e a todos os amigos e amigas e lideranças políticas espalhados por todo o Estado do Maranhão que nos deu a votação que nos deixou na condição de primeiro suplente.” agradeceu o deputado.

Além disso, o parlamentar reafirmou o seu compromisso com as lutas sociais e as bandeiras que defendeu durante os últimos oito anos no legislativo maranhense.

“Com o nosso retorno, nós temos cada vez mais a convicção de defendermos todas aquelas bandeiras que sempre defendemos na tribuna dessa Assembleia. Lutar por garantias de direitos e igualdade entre homens e mulheres, questões de gênero, defender os direitos humanos defender os direitos das minorias, e lutar por mais direitos nas áreas da educação, saúde, cultura, segurança, infraestrutura e juventude.” Afirmou Zé Inácio.

Deputado Zé Inácio doa caminhão para ajudar no escoamento da produção agrícola em Penalva

Na segunda-feira (30) o Deputado Estadual Zé Inácio junto a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária do Maranhão (SAGRIMA) realizaram a doação de um caminhão para auxiliar os produtores agrícolas de Penalva.

A ação foi fruto de uma emenda parlamentar do deputado através da secretaria proporcionando o veículo que era desejado há muitos anos pelos produtores do município, representados por lideranças locais, fomentando a agricultura familiar na região e possibilitando a geração de renda através da atividade.

“Hoje estive na SAGRIMA, junto do Secretário José Antônio Heluy, do Secretário Adjunto Nonato Chocolate e de lideranças de Penalva para a entrega de um caminhão, adquirido através de emenda parlamentar de minha autoria, que beneficiará os agricultores do município auxiliando no escoamento da produção.” escreveu Zé Inácio em suas redes sociais.

Essa é mais uma ação do deputado que engrandece a agricultura familiar do Maranhão com o apoio do Governador Carlos Brandão através da SAGRIMA. No dia 14 de janeiro, Zé Inácio entregou uma patrulha agrícula para a Escola Familiar Agrícola de São Luís Gonzaga, resultante de mais uma parceria entre o deputado, o governo do estado e secretaria.

Assentamento em João Lisboa ganha poço artesiano através do Deputado Zé Inácio

O Assentamento São Domingos “Incra”, em João Lisboa, está ganhando um novo poço artesiano que teve os trabalhos iniciados no último sábado (14) através do trabalho do parlamentar Zé Inácio (PT). 

O poço vai atender uma antiga demanda da comunidade e é mais um compromisso do deputado junto ao município de João Lisboa e também com a região tocantina. Além de atender o consumo diário da população local, o poço também servirá para a irrigação de hortaliças, promovendo o fortalecimento da agricultura familiar em João Lisboa. 

A obra acontece através de uma parceria entre Governo do Estado, por meio do Governador Carlos Brandão, do Deputado Zé Inácio, AGEMSUL e prefeitura de João Lisboa.  

Em suas redes sociais o parlamentar comemorou o início de mais uma obra na região e destacou a parceria com o governador Brandão. 

“A obra é fruto de muito trabalho e parceria entre o nosso mandato popular, Governo do Estado, através do governador Carlos Brandão, AGEMSUL e prefeitura de João Lisboa”, afirmou Zé Inácio. 

Além do poço, o deputado havia destinado emenda para a educação do município em junho de 2022, quando foi assinado convênio referente a aquisição de equipamentos com intuito de garantir melhorias nas escolas do município de João Lisboa.

Deputado Zé Inácio entrega Patrulha Agrícola em São Luís Gonzaga e demonstra mais uma vez comprometimento com a Agricultura Familiar.

Na manhã do sábado (14), o Deputado Zé Inácio, do Partido dos Trabalhadores, esteve no município de São Luís Gonzaga acompanhado do Secretário de Estado de Agricultura e Pecuária do Maranhão José Antônio Heluy, e do Secretário Adjunto Nonato Chocolate onde entregou uma Patrulha Agrícola para a Escola Familiar Agrícola do Município.

A ação foi resultado de uma emenda parlamentar do deputado junto a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária do Maranhão que contou com o apoio do governador Carlos Brandão. Com isso, a escola que que adota a pedagogia da alternância, que é um método que busca a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade que ele vivencia em seu cotidiano, ganhou mais uma importante ferramenta que será capaz de fomentar o conhecimento e a prática de seus alunos.

Lembrando sempre do apoio recebido pelo governador Carlos Brandão, Zé Inácio fez questão de lembrar de seu trabalho de fortalecimento da agricultura familiar quando foi Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, durante os governos do presidente Lula.

“Nós já temos essa relação desde quando fui Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário e tive a oportunidade de ajudar muito o Maranhão com escolas familiares agrícolas pelo estado. Com o apoio do governador Brandão nós tivemos êxito nesta emenda que estamos concretizando neste momento”, relatou o deputado.

Além disso, Zé Inácio demonstra sua força não só com o governo estadual, mas mostrou que está apto a conseguir recursos junto ao governo federal para fortalecer cada vez mais a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária do Maranhão e consequentemente o governo Brandão. Prova disso é que durante a primeira semana de janeiro o deputado já esteve em reunião com Paulo Teixeira, Ministro do Desenvolvimento Agrário, pauta que o deputado conhece bem, assim como o ministro.

Até o momento o futuro do atual parlamentar maranhense e único deputado estadual do Partido dos Trabalhadores no Maranhão é incerto, mas sem dúvidas ele tem muito a contribuir com o desenvolvimento da agricultura e melhora dos indicadores sociais através de recursos que poderá trazer junto ao presidente Lula.