Author Archives: Assessoria de Imprensa

Deputado Zé Inácio e prefeita de Chapadinha realizam visita ao presidente da Caema

O deputado Zé Inácio e a Prefeita Belezinha em visita ao presidente da Caema Davi Telles.

O deputado Zé Inácio e a Prefeita Belezinha em visita ao presidente da Caema Davi Telles.

O deputado estadual Zé Inácio (PT) esteve na tarde desta segunda-feira (23) na Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – Caema, acompanhado da prefeita de Chapadinha, Dulcinéia Belezinha, onde realizou visita ao presidente do órgão, Davi Telles para tratar de demanda do município.

O parlamentar Zé Inácio (PT) se solidarizou ao apelo da prefeita Dulcineia Belezinha no pedido ao presidente da Caema Davi Telles na retomada da obra de recuperação da estação de tratamento na área da barragem e a ampliação da rede de distribuição de água de Itamacaoca.

De acordo com a prefeita Dulcinéia Belezinha, a agilidade na retomada da obra irá regularizar o sistema de abastecimento da cidade e amenizar a situação da rede de distribuição para bairros como Vila Isamara, Cohab, Recanto dos Pássaros, Mutirão e Boa Vista.

Para o deputado Zé Inácio (PT), a retomada da obra é de extrema emergência para que a cidade não entre em colapso por falta d’água. “Estaremos empenhando e acompanhando de perto a retomada dessa obra em Itamacoaca no município de Chapadinha e se for preciso iremos até o governador Flávio Dino ou até o Ministro das Cidades Gilberto Kassab”, declara Zé Inácio.

Por usa vez o presidente da Caema, Davi Telles garantiu ao deputado estadual e para a prefeita Dulcinéia Belezinha que até o inicio do próximo mês, dia 3 de março a obra de recuperação da barragem de Itamacoaca está sendo retomada. Davi Telles também garantiu que a mesma estará funcionando parcialmente até o dia 15 de março.

O Projeto – Em 2011, a Caema elaborou um projeto de ampliação do sistema de abastecimento de água de Chapadinha. Em julho de 2012, o governo federal, via Ministério das Cidades, aprovou a liberação de recursos do Orçamento Geral da União e do Programa de Aceleração do Crescimento para a realização da obra, no valor de R$ 26 milhões. No Maranhão, somente três municípios – Tutóia, Pinheiro e Chapadinha – foram beneficiados com obras dessa natureza.

O projeto prevê, entre outras medidas como o aumento (ou elevação) da represa Itamacaoca, a construção de uma nova estação de tratamento na área da barragem e a ampliação da rede de distribuição para bairros como Vila Isamara, Cohab, Recanto dos Pássaros, Mutirão e Boa Vista. Esses bairros são abastecidos apenas por poços e chafarizes operados pela prefeitura municipal.

 

Deputado Zé Inácio realiza visita em municípios durante o período momesco.

O

Em Itapecuru acompanhado de JR do PT.

Em Itapecuru acompanhado de JR do PT.

O Deputado Zé Inácio visitou alguns municípios durante o período momesco.

Em Itapecuru Mirim, o deputado Zé Inácio (PT) visitou o companheiro Jr do PT na concentração do Bloco do João.

Já em Arari além de prestigiar o carnaval, o parlamentar Zé Inácio visitou o colega deputado Ricardo Rios, o Secretário de Estado do Esporte Márcio Jardim e seu irmão Álvaro Jardim.

 

Em Viana esteve acompanhado do vice-prefeito Oliveira Júnior, o secretário municipal de educação, Marconi Veloso, o secretário de governo e articulação política, Américo e Valdir.

Em Viana esteve acompanhado do vice-prefeito Oliveira Júnior, o secretário municipal de educação, Marconi Veloso, o secretário de governo e articulação política, Américo e Valdir.

O Deputado Estadual Zé Inácio também esteve em Viana visitando os amigos o vice-prefeito Oliveira Júnior, o secretário municipal de educação, Marconi Veloso, o secretário de governo e articulação política, Américo e Valdir.

Na região da baixada maranhense o deputado petista Zé Inácio esteve em Santa Helena onde visitou o prefeito da cidade, João Jorge Lobato.

finalizando as visitas momescas o deputado Zé Inácio (PT) foi para a sua cidade natal Bequimão, onde se reuniu com família, amigos e correligionários na residência de seus pais.

Deputado Zé Inácio participa de reunião com Pescadores

Deputado Zé Inácio firma apoio  aos pescadores do Maranhão.

Deputado Zé Inácio firma apoio aos pescadores do Maranhão.

Deputado Zé Inácio (PT) participou na manhã desta quinta-feira (12) de reunião com vários seguimentos representativos de classe de trabalhadores do setor da pesca Legislativa para discutirmos a Medida Provisória Nº665/2015 da presidenta Dilma, que, porém, exige maior tempo de permanência no emprego como condição para o acesso a tal benefício. Por ocasião da primeira solicitação, o beneficiário deverá ter recebido salário em pelo menos 18 meses nos últimos 24 meses.

O evento foi promovido pelo Deputado Júnior Verde (PV) e foi realizado no plenarinho (Assembleia Legislativa).

Como líder do Partido dos Trabalhadores naquele parlamento o deputado estadual Zé Inácio (PT), fez questão de participar do evento e firmando o seu compromisso com este seguimento. “Vamos apoiar o deputado Júnior Verde junto ao governo federal solicitando uma melhor reavaliação por parte da presidenta Dilma na medida provisória 665”, declara o petista.

Por sua vez o deputado estadual Júnior Verde (PV) instalou a Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura, aprovada no plenário da Assembleia Legislativa para propor alterações a Medida Provisória nº665.

A reunião que contou com a presença maciça da categoria e de entidades representativas.

Deputado Zé Inácio celebra aniversário de 35 anos de fundação do PT

O deputado Zé Inácio faz discurso sobre os 35 anos do PT.

O deputado Zé Inácio faz discurso sobre os 35 anos do PT.

O deputado Zé Inácio (PT) destacou, na sessão desta terça-feira (10), a passagem do aniversário de 35 anos da fundação do Partido dos Trabalhadores. Ele lembrou que, no dia 10 de fevereiro de 1980, o PT nasceu marcando o início de uma nova fase na história política do Brasil.

“Temos o orgulho de ter entre os primeiros signatários do Manifesto de Lançamento do PT o líder camponês do Maranhão, Manoel da Conceição, dentre um dos seus fundadores, assim como Mário Pedrosa, Sérgio Buarque de Holanda, Lélia Bramo e Paulo Freire, além do Luís Inácio Lula da Silva e outros valorosos companheiros e companheiras”, discursou Zé Inácio.

Ele frisou que o PT nasceu das lutas dos movimentos sociais, sindicais, intelectuais, artistas e de setores progressistas da Igreja Católica. “Assim como em todo país, aqui no Maranhão, o PT surge em 1980, no contexto das lutas contra a exploração do capitalismo e do latifúndio, contra a violência no campo, em defesa da moradia digna e de melhores condições de vida para o povo do Maranhão”.

Zé Inácio, ao fazer referência aos 35 anos do PT, fez questão de ler na tribuna um dos trechos do seu Manifesto de Fundação: “O Partido dos Trabalhadores surge da necessidade sentida por milhões de brasileiros de intervir na vida social e política do país para transformá-la”.

O deputado lembrou também que o Maranhão e São Paulo foram os primeiros estados do Brasil a elegerem prefeituras administradas pelo PT em 1982. “Cito aqui, do Maranhão, Santa Quitéria, município do Baixo Parnaíba, e Diadema em São Paulo. Também dos oito deputados federais eleitos em 1982, um era do Maranhão, o deputado Freitas Diniz. Nesse período, o PT começou a dar passos importantes em defesa de uma sociedade justa e da luta pela melhoria das condições do povo brasileiro”, afirmou Zé Inácio.

Depois de acentuar que o PT surgiu do enfrentamento contra a Ditadura Militar, Zé Inácio assinalou que o Partido dos Trabalhadores apostou na via democrática e inovou ao combinar a ação no Parlamento com a mobilização de rua. Nos governos, o PT criou o Orçamento Participativo e inovou com o modo petista de governar, que tem como diretrizes a ética, a inversão de prioridades e a transparência.

Na Sede do PT membros do partido se reuniram para um café da manhã como parte da celebração no Maranhão.

Na Sede do PT membros do partido se reuniram para um café da manhã como parte da celebração no Maranhão.

Para Zé Inácio, outra inovação do PT foi eleger um operário e nordestino para governar o Brasil: Luiz Inácio Lula da Silva. “O nosso partido inovou também ao eleger a primeira mulher a comandar a nação brasileira, a presidenta Dilma Rousseff. Mas tudo isto tem um preço, e é por isso que enfrentamos ataques permanentes e pagamos um preço muito alto, pois, como disse o nosso presidente Rui Falcão, um partido que nasceu com a missão de transformar não terá trégua. No entanto, por mais dura que seja a batalha, eles não tirarão o brilho da nossa estrela e orgulho da nossa militância. O PT disputou quatro eleições presidenciais para poder alcançar a vitória em 2002, mas antes de sermos governo central, soubemos ser oposição sem chegar ao extremo e à negação do projeto em vigor”.

O deputado Zé Inácio frisou ainda que o PT governa o Brasil há 12 anos, “com erros e acertos, mas certamente pagamos mais pelos nossos acertos do que pelos nossos erros. E o nosso maior acerto foi acabar com a fome em nosso país e incluir mais de 36 milhões de pessoas que viviam na pobreza e na classe média”.

Na avaliação de Zé Inácio, as últimas eleições presidenciais de 2014 foram uma das duras batalhas travadas pelo PT e, após esta última eleição, o PT enfrentou várias tentativas antidemocráticas para impedir a presidenta Dilma de governar, desde o pedido de recontagem de votos até a tentativa de não aprovação das suas contas de campanha.

“Além disso”, acrescentou Zé Inácio, “os desagregadores têm disseminado o ódio e têm feito várias tentativas de criminalizar o PT. Mas o discurso do ódio e da intolerância não pode prevalecer em meio ao ambiente democrático. A disputa política tem que ser feita em torno de propostas e os nossos adversários precisam entender que o povo brasileiro optou pelo projeto do desenvolvimento nacional e não pelo projeto antinacional que exclui milhões de pessoas neste país. De nada adianta só atacar o PT e a sua direção e desconsiderar o prejuízo que está sendo causado à nação com a tentativa de setores da oposição em desestabilizar o governo”.

Ao concluir seu discurso, o deputado Zé Inácio reafirmou sua solidariedade à direção nacional do PT, “que tem enfrentado de forma combativa aos ataques de setores reacionários contra o PT, e à direção do nosso partido aqui no Maranhão, na pessoa do nosso Presidente Raimundo Monteiro, aos demais dirigentes, aos demais militantes de bases espalhadas nos diversos municípios e regiões do nosso Estado”.

Por fim, Zé Inácio reafirmou seus agradecimentos “àqueles que apoiaram o meu nome para representá-los neste Parlamento, pois tenho certeza que apostaram também no nosso partido como instrumento de luta e de transformação social e política”.

 

Zé Inácio recebe apoio de Lula na defesa da Refinaria Premium I durante reunião do PT em BH

Lula garante apoio aos maranhenses na defesa da Refinaria Premium I.

Lula garante apoio aos maranhenses na defesa da Refinaria Premium I.

O deputado estadual Zé Inácio (PT) está em Belo Horizonte participando de atividades do Partido dos Trabalhadores: Reunião do Diretório Nacional e dos Atos dos 35 anos do Partido. A reunião do Diretório Nacional do PT aconteceu na última sexta-feira (06) nas dependências do Ouro Minas Palace Hotel, em Minas Gerais.

Durante o evento, o deputado maranhense se reuniu com as maiores lideranças do partido, incluindo neste rol o ex-presidente Lula. Na oportunidade o líder da bancada maranhense na assembleia, Zé Inácio tratou com Lula sobre a sua defesa neste parlamento da continuação do Projeto da Refinaria Premium I no município de Bacabeira.

O ex-presidente Lula ressaltou a importância desta luta pelo petista maranhense Zé Inácio. “É uma boa luta e o Maranhão pode contar comigo nesta defesa”, declarou Lula.

Zé Inácio (PT) agradeceu o apoio dado pelo ex-presidente Lula nesta luta que ele considera não só uma batalha dos maranhenses, mais também de todos os nordestinos e dos brasileiros de uma forma geral. “Temos que nos irmanar neste momento para defender a continuidade de um projeto que criou expectativa na vida de geração de emprego e renda milhares de maranhenses, essa luta é de todos nós”, desabafou Zé Inácio.

A criação da frente parlamentar se propõe a se articular não só com os deputados estaduais, como também com os prefeitos, deputados federais, senadores, câmara de vereadores, sociedade maranhense, sindicatos que discutiram essa temática nos últimos anos e que estão incomodados com essa decisão da Petrobrás. Repito: nós acreditamos que irá ser revista.

A frente também visa com que a sociedade maranhense e brasileira conheça a importância que tem esse projeto para o Maranhão. “Na nossa concepção esse projeto não foi interrompido, ele foi apenas suspenso temporariamente pelo governo federal/Petrobrás e nós acreditamos que está posição poderá ser revista”, esclarece o parlamentar.

O parlamentar também ressaltou a importância do envolvimento do nosso governador Flávio Dino na defesa desse grande empreendimento no estado. “Já usamos a bancada solicitando a defesa e participação do governador porque precisamos nos irmana nesta defesa. O governador precisa está engajado e inserido neste processo de defesa da refinaria. Uma defesa suprapartidária pela permanência do desenvolvimento do Maranhão”, finaliza Zé Inácio.