Author Archives: Assessoria de Imprensa

Criada Frente Parlamentar em Defesa da Refinaria Premium I

Aprova Frente Parlamentar da Refinaria Premium I.

Aprova Frente Parlamentar da Refinaria Premium I.

Foi aprovado na manhã desta terça-feira (03) em plenário na Assembleia Legislativa, o Projeto de resolução n 04/2015, que cria a Frente Parlamentar Estadual da Refinaria Premium I, de iniciativa do deputado Zé Inácio (PT).

Para o deputado Zé Inácio, a criação da frente parlamentar propõe uma articulação mais ampla, com prefeitos, deputados federais, senadores, câmara de vereadores, sociedade civil organizada e sindicatos para discussão da pauta.

A Refinaria Premium do Maranhão, projeto esse de maior valor da Petrobras, em Bacabeira teve orçamento inicial previsto de cerca de US$ 20 bilhões. Em termos de capacidade, a refinaria do Maranhão estava projetada para refinar 600 mil barris de petróleo por dia. Esse volume é quase o dobro da refinaria de Paulínia (Replan, em São Paulo), hoje a maior unidade de refino da Petrobras em operação, com capacidade de processar 390 mil barris por dia.

O parlamentar Zé Inácio (PT) pretende mobilizar toda a sociedade maranhense para que a Petrobrás reveja a sua posição e continue com o projeto que estava em curso da refinaria ainda que seja redimensionado em tamanhos e valores.

Zé Inácio também explica que a frente parlamentar mobilize a sociedade maranhense e brasileira para que todos conheçam a importância que tem esse projeto para o Maranhão. “Ainda acredito que o projeto da Refinaria Premium I não foi interrompido, ele foi apenas suspenso temporariamente pelo governo federal/Petrobrás e nós acreditamos que está situação poderá ser reversível”, finaliza

Zé Inácio destaca importância da estada de Zé Doca a Pedro do Rosário

Zé Inácio defende estrada de Zé Doca a Pedro do Rosário.

Zé Inácio defende estrada de Zé Doca a Pedro do Rosário.

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (02), o deputado Zé Inácio destacou a importância da pavimentação da estrada, da MA-214 que liga Zé Doca a Pedro do Rosário. Segundo o deputado Zé Inácio a reforma da MA-214 irá interligar definitivamente  duas regiões:  a região da Baixada e a Região do Alto Turi/Gurupi. “A pavimentação da MA 214 irá beneficiar não só Rosário e Zé Doca, mas também será de suma importância para as regiões da Baixada e da Região do Alto Turi/Gurupi, porque liga a região da BR diretamente à Baixada Maranhense via Pinheiro até o acesso a São Luís pelo o Cujupe.

Na oportunidade Zé Inácio (PT) parabenizou o parlamentar Júnior Verde pela iniciativa.  “Eu quero parabenizá-lo pela iniciativa, porque sei da expectativa que têm os moradores, não só de Pedro do Rosário como também de Zé Doca, várias comunidades no entorno desses 40 km que ligam uma cidade a outra, a expectativa em torno dessas estradas”.

Zé Inácio (PT) também ressaltou a época em que foi superintendente do INCRA, que já havia expectativa em torno dessas estradas, pelo fato de Pedro de Rosário ser um dos municípios da região da Baixada que mais tem assentamento do Incra, cerca de 34 assentamentos. “Por várias vezes recebi comissões de trabalhadores no sentido de reivindicar e fazer o diálogo, como superintendente junto ao governo do estado, junto à Secretaria de Infraestrutura, por várias vezes consegui marcar audiência, e em uma dessas audiências que marquei foi para ser atendida a comissão que fez uma grande mobilização em vários momentos, inclusive bloquearam a BR, fizeram várias manifestações para chamar a atenção do governo do estado para a importância daquela estrada”, lembrou o parlamentar.

A indicação é de autoria do deputado Júnior Verde.

Deputado Zé Inácio participa de Reunião da Executiva do PT-MA

Reunião da executiva do PT conta com a presença do deputado Zé Inácio e do presidente do PCdoB, Márcio Jerry.

Reunião da executiva do PT conta com a presença do deputado Zé Inácio e do presidente do PCdoB, Márcio Jerry.

O deputado estadual Zé Inácio, líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, participou nesta quinta-feira(26) da reunião da Executiva do Partido dos Trabalhadores. A reunião contou a presença do presidente do PCdoB, Márcio Jerry que fez uma visita ao Partido. Principal interlocutor político do PT junto ao Executivo Estadual, Zé Inácio ponderou que é necessário  coerência nos posicionamentos. “Nós estamos fazendo o dialogo a fim de construir essa aproximação com o PCdo B que faz parte da base aliada do nosso Governo. Uma das reflexões que fazíamos era da necessidade de uma relação institucional com o PT, apesar de alguns companheiros já integrarem o governo estadual. Precisamos unir os partidos da base para fortalecemos cada vez mais o projeto nacional”, disse o parlamentar.

Comitiva do PT, acompanhando o senador Humberto Costa em audiência com o senador peemedebista João Alberto.

Comitiva do PT, acompanhando o senador Humberto Costa em audiência com o senador peemedebista João Alberto.

Após a reunião, o parlamentar acompanhou o senador Humberto Costa em audiência com o governador Flávio Dino e em seguida em audiência com o senador peemedebista João Alberto.

I Seminário “Brasil Atual e os Desafios do Mandato Popular”

No Seminário será discutido o mandato do deputado Zé Inácio e a participação popular.

No Seminário será discutido o mandato do deputado Zé Inácio e a participação popular.

Acontece nesta sexta-feira (26), o I Seminário “Brasil Atual e os Desafios do Mandato Popular” promovido pelo deputado estadual Zé Inácio (PT). O evento contará com a presença do Senador Humberto Costa, líder do PT no Senado.

Durante o Seminário será discutido a participação popular durante o mandato do deputado estadual Zé Inácio (PT).

Também será realizado discussões em grupo com temas nas áreas de atuação, como agricultura familiar, reforma agrária e meio ambiente, englobando os extrativistas e as RESEX). Desenvolvimento Territorial, Economia solidária e segurança alimentar. Igualdade de Gênero, política da juventude, promoção da igualdade racial, direitos humanos e diversidade, educação e cultura.

Zé Inácio defende ponte sobre o Rio Pericumã

Deputado Zé Inácio acompanha prefeitos, José Martins e Amaury Almeida em vistoria à margem do Rio Pericumã.

Deputado Zé Inácio acompanha prefeitos, José Martins e Amaury Almeida em vistoria à margem do Rio Pericumã.

Nessa quarta-feira (25), durante  sessão na Assembleia Legislativa do Maranhão, Zé Inácio (PT) ocupou a tribuna para relatar que na manhã da última terça-feira (24) participou da vistoria que foi realizada a margem do Rio Pericumã que liga o município de Bequimão à Central do Maranhão.

O parlamentar esteve acompanhado dos prefeitos do município de Bequimão José Martins e do prefeito de Mirinzal Amaury Almeida e de técnicos da empresa Progen contratada pela secretaria de Infraestrutura para realização da obra.

 “A população de dez municípios da região da baixada espera há 40 anos pela construção da ponte sobre o Rio Pericumã, que deve melhorar o acesso da capital maranhense aos municípios de Bequimão; Central do Maranhão; Mirinzal; Guimarães; Cedral; Cururupu; Porto Rico; Serrano do Maranhão; Bacuri e Apicum-Açu”, desabafa o deputado.

Deputado Zé Inácio acompanha prefeitos, José Martins e Amaury Almeida  e o responsável pela empresa contratada pelo Governo do Estado para execução do projeto.

Deputado Zé Inácio acompanha prefeitos, José Martins e Amaury Almeida e o responsável pela empresa contratada pelo Governo do Estado para execução do projeto.

 O Projeto –  O projeto da construção da ponte sobre o Rio Pericumã faz parte da plataforma do mandato do deputado que é natural da cidade de Bequimão e conhece muito bem a realidade da baixada. Com a construção da ponte de Bequimão para Central do Maranhão a distância será diminuída para 32 km apenas, até chegar a Ma 106 que dá acesso ao Cujupe, 100 km a menos de distância.

“Coloca-se agora nas mãos do governador Flávio Dino a execução desse importante projeto que é a ponte sobre o Rio Pericumã ligando Bequimão a Central do Maranhão”. E quero fazer o registro do reconhecimento do governo Flávio Dino da importância desse projeto, inclusive registrando também aqui que o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, já assinou a ordem de serviço que garante a realização do projeto técnico que vai dizer o custo dessa ponte sobre o Rio Pericumã”, comentou em tribuna o deputado.

Para o prefeito de Bequimão José Martins, a estrada e a ponte irão reacender o comércio do município trazendo geração de emprego e renda. “A continuidade desse projeto irá trazer a nossa cidade um progresso com 40 anos de atraso”, desabafa o prefeito José Martins.

Já o prefeito do município de Mirinzal Amaury Almeida, que também é o presidente do Consórcio Conguarás, acredita que as obras irão beneficiar todos os moradores daquela região, melhorando a escoação da produção local e reduzindo consideravelmente a distância entre os municípios circunvizinhos.

Os prefeitos que compõem o Conguarás (Zé Martins, Benedito Barros, Amaury Almeida, Nilce Farias, Fernando Cuba, Rosa Braga, Júnior Franco, Donária Rodrigues, José Balduíno e Cláudio Cunha), de forma articulada, estão usando as máquinas do PAC, Caçambas, retroescavadeira, patrol com o objetivo de garantir assim o acesso até o leito do Rio Pericumã pelos dois lados do leito (Bequimão e  Central do Maranhão). “Os prefeitos estão de forma consorciada, usando as máquinas do PAC para garantir o acesso que permitiu, inclusive à equipe da empresa, que foi contratada pelo Governo do Estado para elaborar o projeto técnico da ponte, pudesse ter acesso de carro traçado até a margem do Rio. Eu tive a oportunidade de acompanhar a equipe que, daqui mais ou menos uns três ou quatro meses, estará com o projeto da ponte sobre o Rio Pericumã  concluída”, destacou Zé Inácio.

A Ponte – A construção da ponte sobre o Rio Pericumã foi idealizada nos anos 70, pelo então governador do Estado do Maranhão Antônio Dino. O governador Antônio Dino, ainda chegou a fazer a estrada que ligava a margem do Rio Pericumã, do lado do município Bequimão e do outro lado de Central do Maranhão até a sede de Mirinzal.

Na década de 70, grande parte da população do Litoral Ocidental maranhense fazia o deslocamento do transporte através do Rio Pericumã. Com  a construção da estrada de Central a Pinheiro, o sonho da ponte sobre o Rio Pericumã caiu no esquecimento.