Author Archives: Assessoria de Imprensa

Zé Inácio conclama todos para o Dia Nacional de luta nesta sexta, 13 de março

Zé Inácio conclama sociedade e parlamentares para o Dia Nacional de Luta, que acontece amanhã, 13 de março.

Zé Inácio conclama sociedade e parlamentares para o Dia Nacional de Luta, que acontece amanhã, 13 de março.

O deputado Zé Inácio (PT) defende o Dia Nacional de Luta em defesa dos diretos da classe trabalhadora, da Petrobrás, da democracia, e da reforma política. É o 13 de março.

O deputado Zé Inácio (PT) usou a tribuna na última quarta-feira (11), para conclamar toda a sociedade maranhense para participar do ato o Dia Nacional de Luta que acontece amanhã, sexta-feira (13) em todo o País, inclusive aqui no Maranhão.  A mobilização vai tratar de quatro grandes temas, um deles é defender o direito da classe trabalhadora, sobretudo, o que diz respeito ao que trata as Medidas Provisórias nº 664 e 665, que restringem o acesso ao seguro desemprego, ao abono salarial, à pensão por morte e ao auxílio doença. “Esses direitos são direitos historicamente conquistados com muita luta pelos trabalhadores e nós defendemos que eles sejam preservados”.

A mobilização é também em defesa da Petrobrás, da Democracia e da Reforma Política. Aqui no Maranhão a mobilização também envolve as Centrais Sindicais com a participação da sociedade e da classe política. “Eu não tenho dúvida, que nós, maranhenses, faremos, do dia 13 de março, uma grande mobilização assim como nas principais cidades, sobretudo, em São Paulo que contará com a presença do presidente Lula que vai iniciar essa caminhada indo às ruas e fazendo a defesa da democracia, a defesa da Petrobrás e a defesa do governo da presidente Dilma. Com certeza iremos fazer uma grande manifestação que ficará no marco deste país”, declarou o deputado.

O Ato – Em São Luís, a programação prevista é: Panfletagem na Praça Deodoro com concentração em frente à Biblioteca Benedito Leite; às 15 horas, Praça João Lisboa, com concentração em frente aos Correios; e às 16 horas, passeata pela Rua Grande até a Praça Deodoro com grande ato político no Canto da Viração.

Estão envolvidas nessa articulação as Centrais Sindicais: CUT, FUP, CTB – Central dos Trabalhadores do Brasil, União Geral dos Trabalhadores, Nova Central Sindical dos Trabalhadores, Central dos Sindicatos Brasileiros, União Nacional dos Estudantes, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, Central dos Movimentos Populares, Movimento dos Atingidos por Barragem, Levante Popular da Juventude, Federação dos Trabalhadores na Agricultura, Movimento Nacional das Populações de Rua, Movimento dos Trabalhadores Desempregados, Marcha Mundial das Mulheres, movimentos sociais e partidos do campo democrático Popular, como o PCdoB e o Partido dos Trabalhadores nessa grande mobilização que acontece em nível nacional.

Petrobrás– Para o petista Zé Inácio, este ato do Dia 13 de Março é defender mais e melhores empregos e avanços tecnológicos. É defender uma nação mais justa e igualitária.

Defender a Petrobrás é defender um projeto de desenvolvimento do Brasil com mais investimentos em saúde, em educação, geração de emprego, investimento em tecnologia e formação profissional. “Defender a Petrobras, sobretudo para nós do Maranhão, é defender o desenvolvimento do nosso Estado exigindo que retornem a execução da Refinaria Premium aqui em Bacabeira”, pontua o deputado.

Reforma Política – Em relação à Reforma Política, o deputado Zé Inácio defende como representante do povo a participação popular. “Nós que somos representantes de partido político, do povo maranhense, temos que contribuir com a sociedade para que ela possa fazer um grande debate sobre a reforma política. E que está seja um instrumento que melhore e aperfeiçoe a democracia no nosso país, para que, de fato, a política não seja vista como instrumento de corrupção”, finaliza Zé Inácio.

 

 

Zé Inácio cobra recuperação viária em trecho entre Sítio Novo ao Santana

Zé Inácio cobra da Sinfra recuperação em trecho entre Sítio Novo ao Santana na BR 226 que se encontra em situação precária.

Zé Inácio cobra da Sinfra recuperação em trecho entre Sítio Novo ao Santana na BR 226 que se encontra em situação precária.

O deputado estadual Zé Inácio (PT) cobra do governo do Estado a recuperação da malha asfáltica na MA 280 que liga o município de Sítio Novo à BR 226 /Posto Santana.

Buraco, lama, matagal, falta de sinalização e acostamentos, essa é a atual situação da MA 280, entre Sítio Novo ao Santana. A falta de infraestrutura compromete a segurança dos motoristas que trafegam diariamente a rodovia.

Zé Inácio afirma que a recuperação resultará na melhoria da mobilidade entre os municípios de Sítio Novo, Imperatriz, Montes Altos, Amarante e Grajau, além de facilitar o escoamento de produtos para os estados do Ceará, Pará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Piauí através da BR 226. “A MA 280 está em situação crítica, cheia de buracos, matagal e falta de sinalização. Os riscos de acidentes e de assaltos aumentaram de forma considerável em uma das rodovias estadual mais movimentada da região Tocantina”, afirmou o deputado.

São apenas 20 quilômetros para serem recuperados pela Secretaria de Infra Estrutura (SINFRA). “Vale destacar que a presente proposição é de extrema urgência para sanar a precariedade da mobilidade nos vários municípios e povoados da região”, destaca o parlamentar.

 

Prefeita de Itinga prestigia evento promovido pela Gedema em comemoração ao Dia da Mulher

Prefeita Vete Botelho participa de evento da Gedema.

Prefeita Vete Botelho participa de evento da Gedema.

Por iniciativa do Grupo de Esposas dos Deputados (Gedema), a Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta terça-feira (10), evento comemorativo ao dia 8 de Março – Dia Internacional da Mulher, no auditório Fernando Falcão.

 

A prefeita de Itinga Vete Botelho (PDT) participou da solenidade que contou também com a presença de representantes de diversos movimentos sociais, além de deputadas, deputados e esposas dos parlamentares.

 

A vice-presidente do Gedema, a psicóloga Sandra Raquel Lima, abriu o evento, intitulado “Tributo ao Dia Internacional da Mulher”, conclamando a plateia à reflexão sobre a luta das mulheres por direitos, igualdade e cidadania.

 

“Vivemos um momento especial, de valorização da mulher, razão pela qual não podemos deixar passar em branco esta oportunidade de celebrar nossas lutas e conquistas”, afirmou Sandra Raquel Lima. , frisando que ficou imensamente feliz ao assistir na televisão, na segunda-feira (9), a solenidade em que a presidente Dilma Rousseff sancionou

 

Vete Botelho (PDT) por usa vez ressaltou a importância da aplicabilidade da Lei Maria da Penha. “Uma das maiores conquistas das mulheres é a aplicabilidade da Lei Maria da Penha que dá a todas, a garantia de segurança e o direito de ir e vir”, frisando também que a presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei que coloca o feminicídio na lista de crimes hediondos e o considera homicídio qualificado.

 

Zé Inácio cobra ação da Secretaria de Segurança

Zé Inácio usa a tribuna e cobra ação por parte da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Zé Inácio usa a tribuna e cobra ação por parte da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

O deputado estadual Zé Inácio (PT), usou a tribuna nesta quinta-feira (05) para cobrar do secretário de segurança Jefferson Portela que apure o crime de pichação no muro da Sede do Partido dos Trabalhadores.  A Sede do PT localizada no Renascença foi pichada durante a madrugada na última quarta-feira (04) com frases: “Fora Dilma! Fora PT”.

O parlamentar denuncia que o ato de vandalismo no muro contra o PT seja investigado pela Secretaria de Segurança do Estado por considerar como crime contra a democracia. “Sabemos que essa pichação não é fruto de adolescentes que usam a pichação para se manifestar e dizer que estão contra o sistema. Nós entendemos que isso é fruto de uma direita reacionária e articulada que até hoje não admite que o nosso partido, o PT, continue à frente do governo federal, por tanto, me dirijo ao secretário Jefferson Portela para que apure esse crime que é não contra o PT, mas  contra a democracia e o estado democrático de direito.”, declarou Zé Inácio.

Zé Inácio ainda afirma que o tal crime é um ato fascista que tem que ser duramente punido pelas autoridades competentes.

Mais Denuncia – Outra denuncia feita pelo deputado Zé Inácio em tribuna é um caso de homicídio ocorrido no Município de Santa Helena no domingo, às 17 horas, onde um agente da Policia Civil matou um preso dentro da delegacia.

O deputado Zé Inácio cobra que o caso seja apurado e que seja tomada as providencias cabíveis pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, neste caso, com envolvimento de um agente policial. “Eu peço aqui que o secretário Jefferson Portela possa abrir uma sindicância no sentido de apurar esse fato, que é lamentável e que só alimenta ainda mais os índices de violência em nosso Estado”, desabafa o deputado.

De acordo com informações a vitima, identificada por David Beckman Soares de 22 anos foi assassinado dentro da cela em que sem encontrava, por um Policial Civil, que foi chamado para dar reforço junto à Delegacia. O Agente ao invés de apartar e colocar os dois em celas separadas, deu 3 tiros e um deles foi fatal, atingindo nas costas  David Beckman Soares, levando-o a óbito.

 

Prefeita Vete Botelho recebe homenagem no legislativo

A ex-deputada recebe placa de comenda do deputado Zé Inácio.

A ex-deputada recebe placa de comenda do deputado Zé Inácio.

Durante as comemorações alusivas aos 180 anos de instalação do Poder Legislativo no Maranhão, ocorrida na manhã desta quarta-feira (04), ex e atuais deputadas estaduais foram homenageadas, em Sessão Solene, com a entrega de comendas pelos serviços prestados ao povo maranhense.

 Na oportunidade, foram entregues placas a ex-deputados, ex-deputadas e aos atuais parlamentares que ajudaram a construir a história da Assembleia.

O Evento contou com a presença do governador Flávio Dino (PCdoB) e do presidente do Legislativo Humberto Coutinho.

O presidente Humberto Coutinho destacou que a iniciativa de homenagear a passagem Dia do Legislativo Estadual Maranhense foi feita para reconhecer o trabalho dos homens e mulheres que ajudaram a construir a história política do Maranhão.

A prefeita do município de Itinga do Maranhão, Vete Botelho uma das homenageadas destacou a importância deste reconhecimento às ex-deputadas pelos relevantes trabalhos realizados durante o período em que estiveram neste parlamento. “Esta é uma forma de reconhecimento ao grupo de homens e mulheres que doaram parte de suas vidas ao povo do Maranhão com a realização de relevantes serviços ao povo maranhense”.

A ex-deputada  e prefeita de Itinga Vete Botelho recebeu a comenda das mãos do deputado Zé Inácio.

As comendas foram entregues às ex-deputadas Helena Barros Heluy, Gardênia Castelo, Cleide Coutinho, Cristina Archer, Graciete Lisboa, Janice Braide, Marly Abdalla, Sandra de Deus, Pryscilla Sá, Vete Botelho, Socorro Waquim, Telma Pinheiro e Aparecida Cardoso. Também foram entregues às atuais deputadas Andrea Murad, Graça Paz, Valéria Macêdo, Ana do Gás e Francisca Primo.