Author Archives: Assessoria de Imprensa

Zé Inácio destaca inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto do Anil

O deputado estadual Zé Inácio (PT-MA), que participou da cerimônia de inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto do Anil, realizada na última terça-feira (06), utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (07) para destacar o evento que contou com a participação do governador Carlos Brandão, do ministro Jader Filho, do Secretário Executivo do Ministério das Cidades Hildo Rocha, da presidente da Alema Iracema Vale, além do Ministro Juscelino Filho, deputados e autoridades presentes.

A Estação de Tratamento de Esgoto do Anil, que beneficiará mais de dez bairros da região, representa um importante avanço para a capital maranhense. Com essa nova estrutura, estima-se que o tratamento de esgoto na cidade alcance aproximadamente 50% da população, contribuindo significativamente para a preservação do meio ambiente, a saúde pública e a balneabilidade das nossas praias.

Em sua fala, o deputado Zé Inácio destacou a importância dessa conquista para a população do Maranhão: “É com grande satisfação que participei da entrega da Estação de Tratamento de Esgoto do Anil. Essa iniciativa é fundamental para garantir uma melhor qualidade de vida para os maranhenses, além de promover a preservação dos nossos recursos naturais. Vamos continuar trabalhando juntos em busca de mais melhorias para o nosso estado”.

A inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto é resultado de um esforço conjunto entre o governo estadual, representado pelo governador Carlos Brandão, e o apoio do governo federal, com a presença do ministro Jader Filho. Essa parceria entre esferas governamentais reforça o compromisso em promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos maranhenses.

Além disso, a presença da presidente da Alema, Iracema Vale, e de outros deputados e autoridades no evento demonstra a importância atribuída a essa conquista e a união de esforços em prol do progresso do Maranhão.

A Estação de Tratamento de Esgoto do Anil é um passo significativo no caminho para a universalização do saneamento básico na nossacapital, garantindo o acesso a serviços essenciais e contribuindo para o bem-estar da população.

Zé Inácio destaca posse de Paulo Rocha na Sudam

O deputado estadual Zé Inácio (PT-MA), destacou nesta quarta-feira (07), a posse do ex-senador Paulo Rocha para a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). O evento aconteceu em Belém-PA, na última segunda-feira (05) e contou com a presença de várias lideranças políticas e ligadas a movimentos sociais da Amazônia Legal e do Brasil.

“A Sudam é uma autarquia vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que tem como missão promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo na região da Amazônia, buscando igualdade de oportunidades e autonomia para a população.
Esta Superintendência tem muita importância para a Amazônia Legal. Nesse novo momento de reestruturação para o ministério e várias pastas que são importantes para o desenvolvimento econômico da nossa região, a Sudam passa a ter um papel importante. A Sudam foi abandonada no governo anterior, mas está sendo reestruturada pelo governo do Presidente Lula”, apontou.

Zé Inácio, que faz parte do Parlamento Amazônico, destacou a sua participação na posse de Paulo Rocha em suas redes sociais.

“Estive em Belém-PA prestigiando a posse do companheiro Paulo Rocha como Superintendente do Desenvolvimento na Amazônia (Sudam). Também estiveram presentes lideranças políticas, empresariais e de movimentos sociais de várias regiões da Amazônia Legal e do Brasil”, destacou o palarmentar.

Paulo Rocha é ex-deputado e ex-senador pelo estado do Pará, sindicalista e fundador do Partido dos Trabalhadores no estado.

Por melhorias na UFMA, Zé Inácio declara apoio a pré-candidata Isabel Ibarra

O deputado estadual Zé Inácio (PT-MA) declarou apoio a pré-candidata à Reitoria da Universidade Federal do Maranhão Isabel Ibarra, da Frente Ampla Democrática, durante encontro realizado na última sexta-feira (26).

Segundo o parlamentar, a pré-candidatura de Isabel Ibarra é capaz de representar uma Universidade democrática, inclusiva e plural, que prioriza políticas e ações de assistência e integração estudantil, com foco na expansão e interiorização do ensino superior em nosso Estado.

Além disso, Zé Inácio também defende que uma renovação pode recolocar a UFMA no caminho do desenvolvimento, uma vez que a instituição tornou-se um canteiro de obras inacabadas e já virou notícia de âmbito nacional devido a obras  como a da Biblioteca Central, que já se prolonga há mais de uma década.

Isabel Ibarra é Professora Titular do Departamento de História (DEHIS-CCH/UFMA) e da Pós- graduação em História (PPGHIS-CCH/UFMA) e já foi Pró-Reitora de Ensino da Universidade Federal do Maranhão.

Zé Inácio homenageia ministro Wellington Dias com Título de Cidadão Maranhense na Assembleia Legislativa

O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, recebeu na quinta-feira (26), na Assembleia Legislativa do Maranhão, o Título de Cidadão Maranhense, concedido através de proposição do deputado estadual Zé Inácio (PT-MA).

A solenidade contou com a presença de importantes autoridades maranhenses, como o Governador Carlos Brandão, a presidente da Assembleia Legislativa Iracema Vale, demais parlamentares e militantes do Partido dos Trabalhadores e movimentos sociais.

“Quero destacar a atuação do Wellington Dias como ministro. Um ministro que relançou o bolsa família e vem construindo forte parceria com os estados. Aqui no Maranhão não vem sendo diferente. No dia de hoje vivenciamos assinatura de vários termos de cooperação e parceria. Ações que vão ajudar diretamente o estado a combater a pobreza e aumentar os índices sociais no estado” destacou Zé Inácio.

Entre as ações citadas pelo parlamentar, está a parceria entre o Governo Federal e o Grupo Mateus, que irá destinar 10% das vagas das suas lojas a inscritos no CadÚnico, onde os beneficiários irão trocar o Bolsa Família e garantir a carteira assinada. Ações como estas justificam a honraria concedida pelo deputado, de acordo com suas palavras.

“Hoje, em agenda no Maranhão, ele anunciou diversas ações importantes para o Maranhão. É uma liderança que certamente merece esse reconhecimento”, completou o deputado.

O Ministro Wellington Dias agradeceu pela honraria e brincou com a possibilidade de se tornar o quarto senador da bancada maranhense no senado.

“Quero agradecer de coração essa oportunidade e irei guardar essa certidão do Título de Cidadão Maranhense com muita gratidão e muita honra. Sou senador eleito pelo Piauí e agora sou um quarto senador na bancada maranhense. Que Deus possa me abençoar e que eu possa honrar o povo do Maranhão”, agradeceu.

Além do Ministro Wellington Dias, também foram homenageadas as ministras Sônia Guajajara (Povos Indígenas), com indicação do deputado Ricardo Arruda, e Cida Gonçalves (Mulheres), com indicação do deputado Rodrigo Lago. Ambas receberam a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman.

Ministro Wellington Dias receberá o Título de Cidadão Maranhense concedido por Zé Inácio

O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, receberá nesta quinta-feira (25), às 18h00, o Título de Cidadão Maranhense. A honraria é resultado de um Projeto de Resolução de autoria do deputado estadual Zé Inácio em 18 de agosto de 2022 e será entregue pela Assembleia Legislativa.

Em suas redes sociais o parlamentar maranhense estendeu o convite a todas as autoridades, representantes dos movimentos sociais, parlamentares, movimentos sindicais e população em geral.

“O Deputado Estadual Zé Inácio convida todos a comparecerem para a cerimônia de entrega do Título de Cidadão Maranhense ao Ministro Wellington Dias, concedido pelo parlamentar maranhense. A cerimônia acontecerá nesta quinta-feira (25), às 18h, no Plenário Nagib Haickel, na Assembleia Legislativa.”

Wellington Dias é ex-governador do Piauí e senador eleito em 2022, foi nomeado como ministro do Desenvolvimento Social e Assistência Social, Família e Combate à Fome do terceiro Governo Lula iniciado a partir de 1º de janeiro de 2023.

#DeputadoZéInácio #ÉdeLutaÉdaTerra