Publicado Relatório de Identificação e Delimitação do Quilombo Charco

As 137 famílias do quilombo Charco, no município São Vicente Ferrer-MA tem agora assegurada sua permanência nas terras onde viveram seus antepassados. O que deu essa garantia para esses descendentes de quilombo foi a elaboração e publicação do Relatório de Identificação e Delimitação (RTID) do quilombo Charco pela Superintendência Regional do Incra no Maranhão.

O RTID é um conjunto de documentos que aborda a história de formação e ocupação do território, considerando a ancestralidade, a tradição e a organização socioeconômica. Trata-se da fase mais complexa para a regularização fundiária de uma comunidade quilombola.

Concluído e aprovado pelo Conselho de Decisão Regional do Incra-MA, o RTID foi publicado na semana passada no Diário Oficial do Estado e nos dias 26 e 27 de setembro/2012 no Diário Oficial da União. Os estudos apresentados no Relatório concluíram que o quilombo Charco, onde vivem as Comunidades de Charco e Juçaral, atende os requisitos para a titulação coletiva de uma área de1.347 hectares, onde residem atualmente 137 famílias.

“A publicação do RTID é uma conquista dos quilombolas de Charco”, afirmou o Superintendente Regional do Incra-MA, José Inácio Rodrigues, que desde sua posse na Autarquia assumiu o compromisso de priorizar as reivindicações das Comunidades Quilombolas.

Próximos passos

De acordo com as normas para a regularização dos territórios quilombolas,as próximas etapas para a titulação do Quilombo são: Notificação dos ocupantes da área que não são quilombolas, os quais terão 90 dias para as contestações; Publicação pelo Incra de Portaria de Reconhecimento da Comunidade; Desapropriação dos imóveis que estiverem dentro da área do quilombo; Demarcação da área e em seguida a Expedição do título definitivo.

Conflitos

O superintendente do Incra comentou que a publicação do RTID de Charco foi um importante passo para a regularização fundiária daquela Comunidade e mais uma reivindicação que foi atendida. “Esse Relatório vem assegurar os direitos étnicos da comunidade frente ao conflito existente na área, que já provocou muita violência e morte”, afirmou José Inácio.

O clima de tensão no quilombo Charco tem sido constante com atentados contra membros e lideranças da Comunidade. Em 2010 houve o assassinato do líder Flaviano Neto, fato que provocou protestos e reivindicações por parte de entidades e movimentos ligados aos direitos dos quilombolas.

Em atendimento às reivindicações dos quilombolas e para dar fim aos litígios, o Incra agilizou os processos de regularização de vários quilombos contratando a execução de relatórios antropológicos através de pregão. A primeira etapa do pregão vai elaborar relatórios antropológicos de 14 comunidades, das 34 contempladas na licitação. Uma equipe do Incra-MA acompanha os trabalhos de campo em andamento.

As pesquisas antropológicas foram iniciadas nas comunidades Saco das Almas e Depósito (no município de Brejo), Santa Cruz (em Buriti), Barro Vermelho (em Chapadinha), Santana São Patrício (em Santa Rita/Itapecuru-Mirim) e Retiro/São João da Mata (em Anajatuba), cujos relatórios antropológicos estãoem andamento. O Incra-MAassumiu o compromisso de elaboração dos RTIDs das comunidades Cruzeiro, em Palmeirândia, Alto Bonito em Brejo, Jacareí dos Pretos, em Icatu e Bom Sucesso,em Mata Roma.

Para a chefe do setor de regularização dos quilombos do Incra-MA, Lidiane Amorim, o RTID de Charco é uma vitória da comunidade. “E é também resultado de uma comunhão de esforços no Incra, por meio da Superintendência Regional e da Diretoria de Ordenamento Fundiário do órgão em Brasília, que intermediou a execução dos trabalhos, com priorização de recursos financeiros e humanos para esta Ação”, afirmou.

6 Responses to Publicado Relatório de Identificação e Delimitação do Quilombo Charco

  1. Bridal Gowns disse:

    Just a fast hello and also to thank you for discussing your ideas on this page. I wound up in your blog right after researching physical fitness connected issues on Yahoo¡­ guess I lost track of what I had been performing! Anyway I¡¯ll be back once again inside the future to verify out your blogposts down the road. Thanks!

  2. Just what disse:

    I¡¯ve noticed articles on this subject before, but never really paid attention to any of them. What caught my eye on this one was the use of many ideas to form one very strong conclusion!

  3. Wow that was strange. I only wrote a good really extended comment but when i clicked publish my opinion didn¡¯t appear. Grrrr¡­ well I am not writing that over once again. Anyway, just wished to say fantastic blog!

  4. 301 Moved Permanently I was suggested this website by my cousin. I¡¯m not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my trouble. You are amazing! Thanks! your article about 301 Moved Permanently Best Regards Andy Lisa

  5. How do i disse:

    Some truly nice and utilitarian info on this website, as well I believe the pattern contains excellent features.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *