Incra realiza Oficina de Planejamento no Maranhão

A Oficina de Planejamento realizada pelo Incra no Maranhão para o biênio 2013/2014 será concluída nesta quarta-feira (27). A atividade acontece desde a terça-feira (26) na Faculdade Atenas Maranhense (FAMA), em São Luís, no horário das 8h às 18h. O objetivo principal dos trabalhos é a elaboração de um Plano de Ação para o Incra no estado.

Realizadas em vários estados, as oficinas fazem parte do processo de planejamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Incra para os dois próximos anos e que está em execução desde o final do ano passado. O Maranhão é o sexto estado a receber essa atividade, que, de acordo com o cronograma da autarquia, deve encerrar-se ainda esta semana. Alguns estados serviram de pólos com participação de servidores de outras superintendências. No Maranhão, porém, as Oficinas envolvem apenas os funcionários do órgão no estado.

Durante a abertura dos trabalhos a diretora de gestão estratégica do Incra, Simone Guiresi, apresentou as diretrizes estabelecidas no planejamento nacional do MDA e que devem orientar a elaboração dos Planos nos estados. “Juntamente com o Ministério estamos construindo uma trajetória de inclusão dos trabalhadores rurais numa cadeia produtiva, contribuindo para o combate à miséria e para o favorecimento do desenvolvimento rural sustentável”, afirmou.

Já o superintendente do Incra/MA, José Inácio Rodrigues, destacou a integração de ações do MDA e do Incra presente em todas as fases do planejamento e do comprometimento dessa estratégia se consolidar também no Maranhão. “Com o Plano de Ação vamos elaborar uma agenda comum com a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário”, garantiu.

Novas diretrizes

O Plano de Ação é fruto das novas diretrizes implantadas no Incra e da abertura do órgão para parcerias que possibilitem o acesso das famílias assentadas a diversas outras políticas do Governo, como: Plano Brasil Sem Miséria, Minha Casa Minha Vida, Luz Para Todos, etc.

De acordo com o que foi apresentado pela diretora de gestão estratégica, o Plano apresentará algumas diferenças dos planos anteriores, entre elas: ele tem um horizonte de dois anos; será pactuado entre o presidente do Incra e os superintendentes regionais; será publicizado para conhecimento e acompanhamento da sociedade.

Participam da Oficina cerca de 40 pessoas, entre servidores da Superintendência e Dirigentes e representantes das Diretorias do Incra em Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *