Author Archives: Assessoria de Imprensa

Deputado Zé Inácio participa de audiência pública da Comissão de Educação da Assembleia

O deputado Zé Inácio participou da Audiência Pública da Comissão de Educação.

O deputado Zé Inácio participou da Audiência Pública da Comissão de Educação.

O deputado Zé Inácio (PT) participou nesta quarta-feira (22), no Plenarinho na Assembleia Legislativa da audiência pública da Comissão de Educação. A audiência teve como objetivo discutir sobre os direitos dos professores excedentes do concurso de 2009.

Zé Inácio defende a criação de uma Comissão mais ampla com a participação de representantes do sindicato da categoria, dos professores excedentes, da Seduc, do Ministério Público e de parlamentares. “Na medida em que o Estado faz contratação temporária, entende-se que há vagas na área da educação”, destacou o parlamentar.

A audiência pública foi uma solicitação em Requerimento do Deputado Wellington do Curso, Vice-presidente da Comissão de Educação, a Assembleia Legislativa do Maranhão, que tem como presidente o deputado Roberto Costa.

Estivera presente a secretária de Estado da Educação (Seduc) Áurea Prazeres, a subsecretária de Estado da Gestão e Previdência Cláudio Furtado, Procuradora Geral  do Estado Gabriela de Faria,  representantes da Comissão dos professores Nívea Froz de Oliveira e Danillo Matos, Presidente da Simproesema Julio Pinheiro.

Autismo será debatido nesta quinta-feira (23) na Assembleia Legislativa

11164751_764262113672107_823240215675940013_n

O Autismo será tema de audiência pública nesta quinta-feira (23), na Assembleia Legislativa, no auditório Plenarinho. O evento é promovido pela Comissão dos Direitos Humanos e das Minorias que tem como presidente o Deputado Estadual Zé Inácio (PT).

 

Deputado Zé Inácio prestigia aniversário de Vavalândia

O deputado Zé Inácio prestigiou a festa de aniversário do assentamento Vavalândia

O deputado Zé Inácio prestigiou a festa de aniversário do assentamento Vavalândia

Em companhia do vice- prefeito Francisco Bosco e de vereadores, no último sábado (18) o deputado Zé Inácio (PT) visitou vários assentamentos no município de Itinga do Maranhão e prestigiou a festa de aniversário do assentamento Vavalândia, que comemorou 16 anos de fundação.

Antes de chegar a Vavalândia, o deputado visitou vários assentamentos, entre eles 50 Bis, Topa Tudo, Açaizal, Alto Alegre do Ipuí e Horizonte Azul, todos estes onde estão sendo perfurados poços artesianos através de convênios com o Incra, assinados ainda em sua gestão como Superintendente do órgão federal no Maranhão. Ele passou ainda por vários assentamentos como o Bandeirantes e Santa Isabel, tendo a visita ficado pra outra data em função das fortes chuvas que caiam naquele momento.

 

 

Dep. Zé Inácio e vice-prefeito Bosco entregam troféu ao capitão do time vencedor do Torneio Vavalândia.

Dep. Zé Inácio e vice-prefeito Bosco entregam troféu ao capitão do time vencedor do Torneio Vavalândia.

O deputado Zé Inácio (PT)  tem uma grande sintonia com o povo de Itinga, município que lhe deu expressiva votação nas últimas eleições e nem poderia ser diferente, já que ele tem uma vasta folha de trabalhos prestados, especialmente no que diz respeito a área de assentamentos como a construção dos 110 quilômetros que ligam a sede do município ao assentamento de Vavalândia, perfuração de poços artesianos nos povoados 50 Bis, Topa Tudo, Açailzal, Alto Alegre do Ipuí e Horizonte Azul, bem como a titulação de várias áreas de assentamentos.

Em Vavalândia o deputado participou das solenidades em comemoração aos 16 anos de fundação do assentamento, esteve reunido com líderes comunitários e ouviu dos assentados várias reivindicações. Juntamente com o vice-prefeito Francisco Bosco e os vereadores Luis Bila, Jarnilan e Allan de Jesus, ele prestigiou o campeonato de futebol e entregou troféus aos vencedores.

De volta a Itinga, juntamente com a prefeita Vete Botelho, ele visitou a comunidade e esteve reunido com vários amigos, que conquistou ao longo dos últimos anos no município.

Deputado Zé Inácio e Prefeita de Itinga apresentam projeto ao governador Flávio Dino.

 Prefeita Vete Botelho e deputado Zé Inácio, apresentam projeto de fruticultura irrigada ao Governador Flávio Dino.

Prefeita Vete Botelho e deputado Zé Inácio, apresentam projeto de fruticultura irrigada ao Governador Flávio Dino.

Em visita ao Palácio dos Leões na tarde desta quinta-feira (16), a prefeita do município de Itinga do Maranhão Vete Botelho (PDT) e o deputado Zé Inácio (PT) apresentaram ao governador Flávio Dino o projeto de fruticultura irrigada. A reunião foi acompanhada pelo secretário de Estado de Agricultura, pecuária e abastecimento, Márcio Honaiser e pelo Prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira.

O projeto é um investimento de R$ 70 milhões de reais em 800 hectares de plantio de banana com a possibilidade de gerar cerca de 800 empregos diretos de forma imediata em Itinga do Maranhão.

Para a prefeita Vete Botelho este projeto já é considerado uma realidade em Itinga do Maranhão. “A possibilidade de gerar emprego, renda e desenvolvimento para o município é real por este motivo estamos aqui apresentando ao governador Flávio Dino projetos concretos de sustentabilidade”, ressalta Vete Botelho.

Segundo o empresário Fábio Reges da Empresa Cajuapara Fruticultura Ltda as atividades serão iniciadas com o plantio de bananas com a expansão do plantio para mamão e uva e a previsão é de 2 mil empregos até o ano de 2020.

O deputado Zé Inácio destacou a importância do incentivo do governo do Estado à produção agrícola e desenvolvimento sustentável. “A prefeita Vete Botelho é uma mulher com visão empreendedora e que só tem feito o município de Itinga desenvolver. Tenho certeza que o governador Flávio Dino irá se sensibilizar com esse empreendimento naquele município e irá possibilitar que outros projetos como esse sejam implantados em outros municípios do Maranhão”, comentou Zé Inácio.

Para o governador Flávio Dino projetos como esse são exemplos de superação e que devem ser adotados para o desenvolvimento agrícola do Estado. “Estamos em um momento de transição do Maranhão com novas descobertas e habilidades econômicas e este projeto dará aos agricultores possibilidades de crescimento econômico. Itinga esta de parabéns por sair na frente com um projeto que dará bons frutos”, disse o governador.

Prefeita  Vete Botelho apresenta à Flavio Dino projeto de fruticultura irrigada.

Prefeita Vete Botelho apresenta à Flavio Dino projeto de fruticultura irrigada.

Desenvolvimento – Itinga do Maranhão é o primeiro município maranhense a ser contemplado com a implantação de empreendimentos como esse na área da fruticultura irrigada. Itinga foi escolhida para o projeto piloto por ser considerada terra de solo fértil para a irrigação.

A prefeita Vete acha válido esse tipo de empreendimento de empresas que queiram se instalar e gerar desenvolvimento em nosso Estado.

O projeto foi implantado no povoado de Cajuapara, localizado há 14 quilômetros da Sede.

Zé Inácio participa de reunião da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura

O parlamentar também destacou a iniciativa do presidente do deputado Júnior Verde da criação da Frente Parlamentar.

O parlamentar também destacou a iniciativa do presidente do deputado Júnior Verde da criação da Frente Parlamentar.

Como relator da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura, o deputado Zé Inácio (PT) participou nesta quinta-feira (15), da reunião da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa. Durante a reunião foram discutidos entre outras questões acerca do licenciamento ambiental no estado.

O parlamentar também destacou a iniciativa do presidente do deputado Júnior Verde da criação da Frente Parlamentar para implementação de melhorias no setor da pesca e Aquicultura e pela Indicação do também deputado Júnior Verde pela solicitação ao Governo do Estado para pavimentação da estrada que liga a sede do município de Matinha ao povoado de Itans, onde funciona a Associação de Pescadores. “A estada que liga Matinha ao povoado de Itans deve ser emergencial e nós parlamentares estão unindo forças para o incentivo a geração e emprego e renda”,

 

Os deputados membros da Comissão assinam solicitação de pavimentação ao governo do Estado.

Os deputados membros da Comissão assinam solicitação de pavimentação ao governo do Estado.

 

Segundo o presidente da Frente, deputado Júnior Verde (PRB), a legislação ambiental não pode ser um entrave para a atividade da piscicultura. Visto que a produção de 80 mil toneladas de pescado em 2008 subiu para 200 mil no ano de 2014.

Para o deputado Zé Inácio uma atividade extremamente produtiva e precisa de incentivos, por este motivo precisa ser tratado em caráter de urgência. “O tema é urgente e estamos aqui para fazer os encaminhamentos necessários”, concluiu o deputado José Inácio.