Author Archives: Assessoria de Imprensa

Zé Inácio acompanha vistoria de obras na BR – 135

f3c2f506adc9978a2b802b38519ff578O deputado Zé Inácio visitou na tarde desta segunda-feira (11), junto com os membros das Comissões de Obras e Serviços Públicos, da Assembleia, e de Fiscalização Financeira e Controle, da Câmara Federal, técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) e Diretores da Companhia de Água e Esgoto do Maranhão (CAEMA), o andamento das obras de duplicação da BR – 135 e do Projeto Italuís II.

Zé Inácio disse estar satisfeito em ver a retomada da duplicação e ouvir dos dirigentes das empresas Serveng e Aterpa, que executam a obra, que esta será entregue dentro do novo cronograma estabelecido. Até dezembro deste ano as duas vias serão entregues para  trafego e até abril de 2017 a obra será finalizada por completo.

“Essa é uma obra de grande importância para o desenvolvimento do Estado, além disso, irá contribuir para que haja uma redução no número de acidentes que vem acontecendo nesse trecho”, disse o deputado.

Quanto ao projeto Italuís II, este vai possuir 19 km de extensão de tubulação de aço platinado, material mais resistente à ação do salitre, está orçada, hoje, em R$ 138 milhões, vai aumentar em 600 mil litros por segundo a capacidade de abastecimento de água para São Luís e é realizada em parceria do Governo do Estado e da CAEMA.DSC_3671 (Small)

O deputado Zé Inácio disse que, “a duplicação do sistema Italuís II irá aumentar não só a capacidade de abastecimento de São Luís, mas também irá melhorar significativamente a vida da população, em especial aqueles que há anos vem sofrendo com a falta de água em suas moradias”.

Estiveram presentes na vistoria os deputados federais: Hildo Rocha, Alberto Filho, Juscelino Filho, Weverton Rocha, Rubéns Junior e os deputados estaduais: Aluízio Mendes, Eduardo Bride, Júnior Verde e Wellington do Curso.

Zé Inácio afirma: “o melhor caminho para o PT em São Luís agora é a aliança”

zeqqO deputado Zé Inácio participou do Encontro de Tática Eleitoral do Partido dos Trabalhadores (PT) de São Luís, realizado no domingo (10), no auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa. O evento teve como objetivo discutir a tática eleitoral a ser adotada pelo PT na capital maranhense.

Durante o Encontro, debateu-se duas propostas de tática eleitoral do PT de São Luís: candidatura própria e aliança política com outro partido na eleição da Prefeitura da capital. Ao todo, mais de 100 delegados e delegadas estiveram presentes no Encontro, e, pela decisão da maioria, o PT deliberou pela aliança política com o Partido Democrático Trabalhista (PDT), cujo candidato é o atual prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.

Para Zé Inácio, encontros, como o que ocorreu, promovem o reposicionamento do Partido dos Trabalhadores no cenário atual. “A discussão interna que fizemos através de plenárias e manifestações reposicionou o PT no debate eleitoral em São Luís. Hoje decidimos que o melhor caminho para o PT na capital é a aliança com o PDT, partido comprometido com as demandas da classe trabalhadora, incansável na luta em defesa da democracia e contra o golpe protagonizado pela direita com o impeachment da nossa Presidenta Dilma”, ressaltou o deputado.

O parlamentar destacou, ainda, que a decisão tomada pelo PT de São Luís garantirá o fortalecimento do partido na capital, pois o PT reúne todas as condições para contribuir de forma significativa com a próxima gestão do Prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT). “O PT é um partido de massas que dialoga com a sociedade e busca melhorar a vida da população através da implementação de políticas públicas. Temos experiência e acúmulo histórico no que se refere a gestão. Nos últimos treze anos, com os governos Lula e Dilma, mostramos que é possível melhorar a vida das pessoas – sobretudo das classes populares – através de uma gestão progressista. É desta forma que pretendemos colaborar com o governo Edivaldo”, enfatizou Zé Inácio.

No Encontro ficou estabelecida, ainda, a próxima agenda do PT de São Luís, que será no dia 20 de julho, onde o Diretório Municipal definirá o nome a ser indicado para pleitear a vaga de vice-prefeito na chapa majoritária com o PDT. Além disso, será definida também a listagem dos candidatos e candidatas a vereadores e vereadoras do partido na capital.

Deputado Zé Inácio convoca a militância para o Encontro de Tática Eleitoral do PT

O deputado Zé Iná798a621e-812b-4ebd-8fc0-142edfe4e07fcio utilizou hoje (07) a tribuna para convocar a imprensa e militantes do PT a participarem do Encontro de Tática Eleitoral do Partido dos Trabalhadores, que ocorrerá no próximo domingo (10), a partir das 9 horas, no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa. “Em nome do nosso Presidente Municipal do Partido dos Trabalhadores, Fernando Magalhães, convido nossos militantes e a imprensa para que se façam presente no Encontro de Tática Eleitoral, evento de grande importância para o PT”, afirmou. De acordo com o deputado, 220 delegados e delegadas estarão responsáveis por definir a tática eleitoral do PT para as eleições de 2016.

Zé Inácio explicou sobre o que acontecerá no evento. “O encontro versa entre a candidatura própria e a coligação, bem como pela aliança com outros partidos do campo democrático e popular”, disse. O deputado também tratou sobre o golpe. “As alianças terão restrição expressa, sobretudo na capital São Luís, aos partidos golpistas, que articularam o golpe contra a presidenta Dilma, que são o PSBD, PPS, o DEM e Solidariedade. Esses partidos estão fora do arco de aliança do PT, de acordo com a resolução nacional do Partido”, enfatizou.

Zé Inácio também tratou sobre a pré-candidatura à prefeitura de São Luís: “Neste encontro discutiremos se haverá candidatura própria ou aliança. Caso ocorra a candidatura própria, será aberta a inscrição para qualquer filiado se inscrever e concorrer, internamente, a prefeito de São Luís. Atualmente temos dois pré-candidatos a prefeito: o advogado Mário Macieira, e eu, que possuo como aliados várias lideranças do PT e várias forças políticas internas que indicam nosso nome”. No dia 31 de julho será definido quem será o candidato a prefeito, bem como os candidatos a vereadores. De acordo com o deputado, a meta é dobrar a quantidade de vereadores.

O deputado também tratou sobre as pesquisas que apontam a melhora na imagem do PT. “Gostaria de chamar atenção às pesquisas qualitativas e o quanto a imagem do PT tem melhorado a nível local e nacional. Os dados mostram, inclusive, o ex-presidente Lula como um dos cabos eleitorais mais importantes em São Luís. E isso nos motiva a caminhar para uma candidatura própria, pois a população ludovicense tem uma visão clara do golpe que ocorreu, com o qual estamos perdendo direitos sociais conquistados com muita luta pela classe trabalhadora. A perícia técnica do Senado afirma que não houve pedaladas, ou seja, não houve irregularidades realizadas pela presidenta Dilma”, finalizou.

Deputado Zé Inácio participa do I Encontro das Guardas Municipais

DSC_0652O deputado Zé Inácio esteve presente nesta quarta-feira (06) na abertura do IV Seminário Municipal de Segurança com Cidadania e I Encontro das Guardas Municipais do Estado do Maranhão, evento promovido pela prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania.
O deputado, que é presidente da Frente Parlamentar da Guarda Municipal do Estado do Maranhão e trabalha em conjunto com o também deputado Cabo Campos, vice-presidente da Frente, citou o trabalho realizado para o reconhecimento das guardas municipais. “Com a criação da Frente Parlamentar da Guarda Municipal do Estado do Maranhão, continuo comprometido a lutar por melhorias como estruturação e capacitação da equipe”, disse.
Com tema “Integrando e Fortalecendo a Segurança Pública”, o evento tem o objetivo de proporcionar aos guardas municipais do Estado do Maranhão um espaço de reflexão, discussão, aprimoramento e aquisição de conhecimentos com vistas ao fortalecimento institucional e o alinhamento à Política Nacional de Segurança Pública. “Precisamos de mais eventos sobre o assunto para que possamos ampliar o debate e enfatizar a luta e a reinvindicação destes profissionais”, afirmou Zé Inácio.
O deputado ressaltou também o trabalho realizado para que se levante o diálogo pelas melhorias das guardas municipais. “No ano de 2015, ainda em meu primeiro ano de mandato, estive presente na XII Audiência Pública promovida pela Guarda Municipal de Bequimão, onde propus a criação da Frente Parlamentar da Guarda Municipal. Este ano destinei emenda parlamentar para estruturação e melhoria das guardas municipais, em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).”, contou.
O evento contou com a apresentação de palestras, cases – estudos de caso -, e com a apresentação de propostas de parceria com as prefeituras na realização do curso EAD de Tecnólogo em Segurança Pública.

Deputado Zé Inácio participa de evento com embaixador da União Europeia no Brasil

O deputado Zé Inácio participou na manhã desta sexta-feira (01) do lançamento do documentário institucional do Projeto Ká Amubá, promovido pela ACONERUQ em parceria com o instituto Marquês Vale Flor e a União Europeia.

 O documentário, realizado por membros do ACONERUQ, tem o objetivo apresentar os resultados alcançados com o projeto Ká Amubá. E entre estas conquistas esta o desenvolvimento das atividades agrícolas, de piscicultura, horticultura, agroindústria (produção de farinha) e criação de pequenos animais e comercialização desses produtos.

 O deputado Zé Inácio destacou a importância do projeto para as comunidades e ressaltou a importância do reconhecimento territorial destas comunidades quilombolas.

 “É indispensável fazer o debate sobre a titulação das comunidades, ter a regularização das comunidades. Esse é o grande desafio e grande motivação da luta do povo negro, do povo quilombola no Maranhão. E essa titulação é importante não só como afirmação da cultura desse povo, que tem um simbolismo de resistência, mas também de ajudar no acesso a outras conquistas.”, disse o deputado.

 Zé Inácio destacou ainda a dificuldade de se realizar essas regularizações, devido ao sucateamento do órgão responsável, ITERMA.  Além da medida adotada pelo atual presidente interino, que tirou do INCRA a competência de cuidar das regularizações das comunidades quilombolas, transferindo essa função para o ministério da educação.

 “Isso significa que a regularização de comunidades quilombolas no Brasil irá ou já saiu da agenda do governo federal.”, afirmou.

 O deputado concluiu parabenizando todos os envolvidos no projeto e em especial aos povos quilombolas, por sua luta e resistência.

 O Embaixador João Cravinho classificou o projeto como essencial para o desenvolvimento das comunidades quilombolas e para o futuro do Estado e disse ainda que é fundamentar ter uma democracia racial não só no Estado, mas no país.

 Sobre o projeto Amubá

O projeto tem como objetivo reduzir a pobreza e promover o desenvolvimento socioeconômico das comunidades quilombolas do estado. Além de aumentar a gerção de renda e melhorar as condições de salubridade das comunidades, tudo isso por meio de atividades produtivas locais com base em princípios da economia solidaria e Inclusão social.

 O projeto já beneficia 17 comunidades nas regiões de Cocais, Baixo Parnaíba, Vale do Itapecuru, Lençóis e Munin. Totalizando 300 quilombolas beneficiados, 1500 famílias e cerca de 5390 pessoas.

 Esteve presente o embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho; o Deputado Federal Zé Carlos; o Coordenador Geral da Coper Quilombola, Francisco Carlos da Silva; a representante do Instituto Marquês Vale Flor, de Portugal, Ermínia Ribeiro; a coordenadora geral da ACONERUQ, Maria José Palhano.