Acampados da Fazenda Cipó Cortado se reúnem com Terra Legal e Incra-MA

O superintendente regional do Incra-MA, José Inácio Rodrigues, participou no último sábado (8), no município de João Lisboa, de reunião com a equipe do Programa Terra Legal e trabalhadores rurais acampados ligados ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de João Lisboa, na fazenda Cipó Cortado.

A reunião teve o objetivo de apresentar a conclusão das três etapas dos trabalhos realizados pelo Terra Legal. Na primeira etapa foi realizado o levantamento das ocupações e identificação das mesmas. Na segunda fase foi realizado o georreferenciamento das ocupações declaradas, conforme as normas técnicas, e realizada a plotagem da área da fazenda Cipó Cortado. A terceira etapa foi a de vistoria, onde os técnicos averiguaram o atendimento dos requerentes aos requisitos da lei 11.952/09, além do levantamento da demanda social e verificação de viabilidade para criação do assentamento.

De acordo com o coordenador do Programa Terra Legal no Maranhão, Jowberth Alves, no relatório de vistoria há indício de fracionamento do imóvel, o que impede a titulação do mesmo.

Já o superintendente regional do Incra-MA, José Inácio Rodrigues, destacou que as 280 famílias que estão acampadas na área estão próximas de terem solução para esse conflito que perdura há muitos anos. “Assim que o Terra Legal requerer a reintegração de posse do imóvel junto a União, a área passará para o Incra-MA e poderá ser criado o projeto de assentamento”.lembrou.

 

1 Responses to Acampados da Fazenda Cipó Cortado se reúnem com Terra Legal e Incra-MA

  1. Eu fui acampado, na cipó cortado, e eu me inquadro como trabalhador rural,não por todos, mas por alguns companheiros eu deixei de ser acampado,incrusive,eu ainda fiz trez roças, aonde duas foi farta, o pobrema, é justamente este, quem agrada a deus não agrada diabo,o diabo é os desocupado, que tem dentro dos assentamentos, que fica vendo a vida dos outros, eu fui convidado para voltar, mas resolvi demorar mas um pouco,mas se por acaso surgir uma vaga em alguns deste eu quero uma vaga,coloco o meu nome em análise, obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *