Zé Inácio reforça compromisso com a agricultura familiar e a reforma agrária em visitas ao interior do Maranhão

Zé Inácio e lideranças de Lima Campos.

Zé Inácio (PT) voltou a reafirmar, durante suas últimas agendas, seu compromisso histórico com a agricultura familiar e a reforma agrária, durante visitas a comunidades emblemáticas da luta pela terra no Maranhão.

No último domingo (19 de outubro), ele esteve na comunidade São José dos Mouras, em Lima Campos, território marcado por um dos mais marcantes conflitos fundiários da região e símbolo de resistência do povo trabalhador do campo. Zé Inácio destacou a força e a trajetória de lideranças locais como seu Mundico Moita, Chico de Paulo e Dada, que foram referências na luta por dignidade e permanência na terra.

Recentemente, o petista também visitou o acampamento Novo Pindaré, em Pindaré-Mirim, onde participou das comemorações pelos 9 anos do acampamento e do tradicional Festival da Farinha. Ao lado da liderança local Elismar Mendes, Zé Inácio reafirmou seu empenho junto ao INCRA para que o acampamento seja transformado em assentamento de reforma agrária, garantindo às famílias o direito à produção e à cidadania.

Zé Inácio e Elismar Mendes, liderança do Acampamento Novo Pindaré.

Com trajetória marcada pela defesa dos trabalhadores e trabalhadoras do campo, Zé Inácio carrega em sua história a experiência de quem já esteve na linha de frente da política agrária nacional. Foi delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) nos primeiros governos de Lula e superintendente do INCRA no Maranhão durante o governo Dilma Rousseff, períodos em que fortaleceu a política de democratização do acesso à terra e o apoio à agricultura familiar.

“Essas comunidades representam a essência do que acreditamos: um Maranhão mais justo, produtivo e com oportunidades para todos. Seguirei firme na luta pela reforma agrária, pelo fortalecimento do INCRA e pela valorização do homem e da mulher do campo”, afirmou o Zé Inácio.