A inauguração do novo porto de Itaqui, em São Luís (MA), é mais uma demonstração de que as obras de infraestrutura continuam a sair do papel, desmontando o discurso catastrófico da oposição e de certa mídia. O porto foi feito com recursos do PAC.
A presidenta Dilma Rousseff esteve ontem (2ª feira) na inauguração e disse que quer trazer a iniciativa privada para parcerias com o setor público no setor portuário. Para ela, esta é “a chave para o crescimento sustentável”.
Por isso, é de extrema importância o lançamento, nesta quinta-feira, da nova regulamentação do sistema portuário. Com a regulação, teremos uma nova fase de concessões e investimentos público-privados, como nas ferrovias e rodovias.
Portos eficientes diminuem custos, melhoram ganhos do agronegócio e aumentam a competitividade internacional. Com a nova regulamentação, a iniciativa privada deve receber concessões para a construção de portos no Amazonas e na Bahia. Também haverá a liberação de construção de terminais privados fora das áreas de portos organizados.
A versão final desse pacote de medidas deve contemplar investimentos de R$ 50 bi a R$ 60 bi em novas instalações e ampliação da capacidade existente.
Os números mostram mais uma vez que o país não está parado e continua avançando no rumo certo.
(Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
Deixe um comentário