Dia Estadual do Cacuriá é instituído por lei de autoria de Zé Inácio em homenagem a Dona Teté

O Maranhão agora tem oficialmente o Dia Estadual do Cacuriá, instituído pela Lei nº 12.583, de 11 de junho de 2025, sancionada pelo Governador Carlos Brandão e de autoria do deputado estadual Zé Inácio (PT). A data será celebrada anualmente em 27 de junho, aniversário da inesquecível Dona Teté, símbolo maior dessa manifestação cultural maranhense.

O projeto foi construído em parceria com o Laborarte, grupo cultural fundado em 1972 e que tem papel decisivo na preservação e divulgação do Cacuriá e na trajetória de Dona Teté. Foi no Laborarte, inclusive, que Dona Teté criou seu próprio grupo de Cacuriá, em 1986, com o apoio de Nelson Brito.

A nova lei prevê que, no Dia Estadual do Cacuriá, o Maranhão promova palestras, seminários, oficinas, debates e festivais voltados à valorização e preservação do legado de Almerice da Silva Santos, a Dona Teté, falecida em 2011, mas eternizada na memória popular.

Zé Inácio celebrou a sanção da lei:

“Instituir o Dia Estadual do Cacuriá é garantir que o legado de Dona Teté e essa expressão tão rica da nossa cultura sigam vivos e inspirando futuras gerações. Essa conquista é também do Laborarte e de toda a comunidade que vive e celebra o Cacuriá”.

A criação da data simboliza mais que uma homenagem: é um reconhecimento oficial do papel do Cacuriá e de Dona Teté na construção da identidade cultural do Maranhão.

Zé Inácio cumpre extensa agenda de visitas e fortalece candidaturas do PT/CNB em seis municípios maranhenses

O deputado estadual Zé Inácio (PT) tem se dedicado a uma intensa agenda política em apoio às candidaturas da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) para os diretórios municipais do Partido dos Trabalhadores (PT). Nos últimos dias, ele percorreu os municípios de Bacabeira, Miranda do Norte, Alto Alegre do Maranhão, Barra do Corda, Grajaú e Fernando Falcão, fortalecendo o diálogo com a militância e reafirmando o compromisso com a construção de um PT cada vez mais forte e enraizado nas bases.

Em Fernando Falcão, Zé Inácio esteve nas aldeias indígenas Velha e Rancharia, onde foi recebido com acolhimento e respeito pelos povos Canela. Na Aldeia Velha, reuniu-se com o Cacique Kacrose, que é também o candidato do PT à presidência do diretório municipal. Já na Aldeia Rancharia, o deputado foi recebido pela Cacique Raquel. Nos encontros, além de dialogar sobre o fortalecimento do partido no território, teve a oportunidade de vivenciar a rica cultura e as tradições dos povos indígenas Canela, expressando gratidão pela acolhida e pelo compromisso dessas lideranças com a luta popular.

A agenda faz parte da mobilização para o Processo de Eleições Diretas (PED) do PT, que definirá os novos dirigentes municipais do partido em todo o país. Em cada município visitado, Zé Inácio tem participado de reuniões com lideranças locais, apoiadores e pré-candidatos, promovendo um debate democrático sobre os rumos do partido e reforçando a importância da unidade, da participação popular e do compromisso com a transformação social.

“O PT se constrói no chão das comunidades, com participação, diversidade e coragem para seguir transformando o Maranhão e o Brasil”, destacou Zé Inácio. “Essas visitas reforçam nosso compromisso com um partido cada vez mais conectado com as lutas populares e comprometido com a construção de um projeto político que represente a maioria do povo brasileiro.”

Além de levar apoio às candidaturas da CNB e de articular apoio para as candidaturas de Monteiro, a nível estadual, e Edinho, a nível federal, o deputado também tem defendido a ampliação da presença do PT nos territórios e a valorização das lideranças locais que atuam diretamente junto às comunidades. A participação ativa de Zé Inácio neste processo demonstra seu engajamento na construção partidária e na formação de quadros comprometidos com os princípios históricos do partido.

Com a aproximação do PED, a expectativa é que a CNB fortaleça sua presença nos diretórios municipais, consolidando um projeto político de base sólida e alinhado às demandas sociais do povo maranhense.

Zé Inácio cumpre extensa agenda em Brasília e fortalece articulações para o Maranhão

Zé Inácio esteve em Brasília nos últimos dias para uma intensa agenda de reuniões e encontros com lideranças nacionais do Partido dos Trabalhadores (PT) e membros do Governo Federal. Durante sua passagem pela capital federal, o parlamentar participou da posse de novos ministros, discutiu projetos e investimentos para o Maranhão e reforçou seu compromisso com o fortalecimento das políticas públicas no Brasil.

Um dos momentos de destaque foi a participação de Zé Inácio na posse de Alexandre Padilha, novo Ministro da Saúde, e de Gleisi Hoffmann, Ministra-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal. “Estive em Brasília para acompanhar a posse de dois grandes companheiros: Alexandre Padilha, como Ministro da Saúde, e Gleisi Hoffmann, como Ministra-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal”, afirmou o deputado.

Outro compromisso marcante foi a presença de Zé Inácio no aniversário do ex-presidente do PT e ex-ministro Zé Dirceu. O evento reuniu lideranças históricas do partido e parlamentares.

Reforçando a articulação entre o Maranhão e o Governo Federal, Zé Inácio também se reuniu com o Ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo. “Seguimos firmes na luta por um Brasil mais justo, com mais investimentos e políticas públicas que beneficiem nossa gente!”, pontuou.

Com essa agenda extensa, Zé Inácio reafirma seu compromisso com o Maranhão e com o projeto do Governo Lula, assim como sua força dentro do Partido dos Trabalhadores, buscando investimentos e fortalecendo o diálogo com as lideranças que têm papel fundamental na execução de políticas que beneficiem a população.

Zé Inácio celebra 45 anos do PT ao lado de Edinho Silva, pré-candidato à presidência nacional do partido

Zé Inácio participou ativamente da agenda do Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão ao lado de Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara-SP e ex-ministro do governo Dilma Rousseff. Durante o encontro, Zé Inácio destacou a importância do fortalecimento do partido e do diálogo com as bases para a construção de um Brasil mais justo e democrático.

A agenda reuniu dirigentes estaduais, militantes, representantes de movimentos sociais e lideranças políticas que discutiram os rumos do partido e a necessidade de ampliação das políticas públicas voltadas para a população mais vulnerável. “O PT tem um papel fundamental na luta por direitos e justiça social. É essencial que estejamos cada vez mais unidos e mobilizados para enfrentar os desafios que temos pela frente”, afirmou Zé Inácio.

Edinho Silva, que é pré-candidato à presidência nacional do PT, já foi ministro do governo Dilma. Sua visita ao Maranhão faz parte de um movimento de diálogo com lideranças regionais para fortalecer o PT e consolidar estratégias para o futuro.

A presença de Edinho no Maranhão reforça a importância do estado no cenário nacional petista e demonstra o compromisso das lideranças locais, como Zé Inácio, em contribuir para um PT cada vez mais forte e atuante.

Zé Inácio e Brandão cumprem extensa agenda na Baixada e no Litoral Ocidental

Neste final de semana, o deputado estadual Zé Inácio participou de uma intensa agenda de compromissos na Baixada Maranhense e no Litoral Ocidental Maranhense, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento da região. Ao lado do governador Carlos Brandão, o parlamentar esteve presente em inaugurações, vistorias e eventos que destacaram avanços importantes em infraestrutura, educação e convivência comunitária.

Inauguração do IEMA Pleno em Pinheiro

No sábado, 4 de janeiro, Zé Inácio celebrou a inauguração do IEMA Pleno em Pinheiro, uma unidade educacional que simboliza uma conquista que o deputado defende desde o seu primeiro mandato. “Essa é uma vitória para a juventude da nossa região, que agora tem mais oportunidades de aprendizado e crescimento”, destacou. Durante o evento, ele parabenizou o governador Carlos Brandão pelo compromisso com a educação e a diretora geral Cricielle Muniz.

Vistoria na Ponte sobre o Rio Pericumã

Ainda em Pinheiro, o deputado participou da vistoria da ponte sobre o Rio Pericumã. A ação visa garantir a segurança da população e prevenir acidentes. Zé Inácio destacou a importância de iniciativas como essa para assegurar a mobilidade e a tranquilidade de quem utiliza a ponte diariamente. “Prevenir é essencial para proteger vidas e melhorar a infraestrutura da região”, afirmou.

Na ocasião, também foram inaugurados 10 km de asfalto, melhorando significativamente a infraestrutura urbana de Pinheiro, e o IEMA Pleno, reafirmando o compromisso com o progresso do Maranhão.

Inauguração da Praça da Família em Bequimão

No domingo, 5 de janeiro, Zé Inácio esteve em Bequimão para a inauguração da Praça da Família, um espaço projetado para ser um ponto de encontro e convivência para a comunidade. “Este é um presente para Bequimão, fruto de uma luta que tive a honra de liderar ao lado do ex-prefeito João Martins”, afirmou. O deputado também reafirmou seu compromisso de seguir trabalhando junto ao atual prefeito, Zé Martins, para trazer mais avanços ao município.

Praia de Araoca e Barragem de Maria Rita

A agenda também incluiu uma visita à Praia de Araoca, que será palco de importantes eventos, como o tradicional Lava-Pratos. Além disso, Zé Inácio esteve na Barragem de Maria Rita, que liga Bequimão a São Bento, ao lado do governador Carlos Brandão, para vistoriar a estrutura e reforçar a relevância dessa obra para a região.

Compromisso com o Maranhão

As atividades reforçam o comprometimento de Zé Inácio com a população maranhense e sua parceria com o governador Carlos Brandão para promover o desenvolvimento regional. “Seguiremos trabalhando com dedicação, levando mais infraestrutura, educação e qualidade de vida ao povo maranhense”, finalizou o deputado.