Presidente Dilma Rousseff lamenta a morte do Ex deputado Neiva Moreira

A presidente Dilma Rousseff divulgou nesta quinta-feira uma nota de pesar pela morte de Neiva Moreira PDT-MA, um dos fundadores do PDT. Nela, a presidente elogiou o ex-deputado em sua luta pelas liberdades no Brasil e como lançador de raízes do trabalhismo na América Latina. Dilma disse também guardar boas lembranças do político descrito por ela como estudioso, ativista e escritor.

José Guimarães Neiva Moreira morreu na madrugada desta quinta-feira aos 94 anos. Ele estava internado desde 31 de março por causa de uma infecção respiratória. Nascido em 1917 em Nova Iorque/MA, era jornalista e foi presidente nacional do PDT. Durante a ditadura militar foi preso e obrigado a ir para o exílio. Ao retornar implantou o PDT em São Luís, partido pelo qual se elegeu deputado federal de 1993 a 1994 e de 1997 a 2007.

Leia a nota da presidente na íntegra:

A política brasileira perdeu hoje um de seus mais expressivos líderes. Neiva Moreira, fundador do PDT junto com Leonel Brizola, lançou raízes do trabalhismo no Brasil e em vários outros países latino-americanos. Como estudioso, ativista e escritor, sempre esteve ao lado dos povos oprimidos da região. Viveu intensamente a luta pelas liberdades no Brasil, e após retornar do exílio, ampliou sua trajetória política a partir do seu amado Maranhão. Em nome de todas as brasileiras e de todos os brasileiros, cumprimento familiares e amigos, neste momento de dor. Particularmente, guardarei sempre comigo as boas lembranças de minha convivência com Neiva Moreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *